Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/4632 https://doi.org/10.34628/1q92-he21 |
Resumo: | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 133-155. |
id |
RCAP_78702c6d05239d0b8a34bb43dfa65aa5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4632 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de casoNeuropsychological evaluation of adolescente with high skills/superdoted case studyAdolescentes sobredotados - Psicologia - Estudo de casosAdolescentes sobredotados - Educação - BrasilInclusão na educaçãoRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 133-155.O tema “Alunos com Altas Habilidades/Superdotado (AH/SD)” é de grande relevância no âmbito educacional e, considerando a importância do conhecimento referente a este público e às suas características, este trabalho refere-se a uma avaliação neuropsicológica, com o objetivo de traçar o perfil biopsicossocial de um adolescente de 12 anos com indicadores de altas habilidades. Este estudo foi feito em 11 sessões por uma estagiária de Neuropsicologia e a sua supervisora em uma clínica-escola de uma Universidade privada brasileira. Realizou-se uma anamnese detalhada com a mãe e depois com o paciente e os instrumentos utilizados foram de grande importância durante todo o processo para ser apresentada uma interpretação com dados substanciais e para isso foram aplicados alguns testes de atenção, percepção, memória, linguagem, raciocínio, funções executivas, como também alguns de personalidade. Após serem observados os aspectos emocionais, sociais e cognitivos do paciente, os resultados demonstraram que o adolescente se apresentava acima da média nas habilidades verbais, contudo, nas demais, encontrava-se na média esperada. Concluiu-se que, quanto ao aspecto socioemocional, o paciente precisava de acompanhamento psicológico e psicopedagógico devido à sua falta de motivação escolar. Considera-se, portanto, importante conhecer as especificidades dos alunos com altas habilidades/superdotação para que se possa ter um acompanhamento mais assertivo e um olhar mais sensível frente a esse público.The theme “Students with High Abilities / Gifted (AH / SD)” is of great relevance in the educational field and, considering the importance of the knowledge related to this public and its characteristics, this work refers to a neuropsychological evaluation, with the objective of tracing the biopsychosocial profile of a 12 - year - old adolescent with high skills indicators. This study did in 11 sessions by a Neuropsychology intern and her supervisor in a clinic-school of a private Brazilian university. A detailed anamnesis was carried out with the mother and then with the patient and the instruments used were of great importance throughout the process to be presented an interpretation with substantial data and for this were applied some tests of attention, perception, memory, language , reasoning, executive functions, as well as some personality. After observed the emotional, social and cognitive aspects of the patient, the results showed that the adolescent was above average in verbal skills, but in the others, he was in the expected average. It concluded that, regarding the socioemotional aspect, the patient needed psychological and psychopedagogical accompaniment due to his lack of school motivation. It therefore considered important to know the specificities of students with high skills / giftedness so that they can have a more assertive follow-up and a more sensitive look at this audience.2019-07-11T12:05:36Z2019-07-112017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/4632http://hdl.handle.net/11067/4632https://doi.org/10.34628/1q92-he21porMelo, Eliane Ribeiro Magalhães Fortes de [et al.] (2017) - Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:2 (Julho-Dezembro 2017) 133-155.Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de casoMelo, Eliane Ribeiro Magalhães Fortes deMartins, Michelle de Sousa FontesCampos, SofiaAlves, Cândida Helena Lopeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Eliane Ribeiro Magalhães Fortes deMartins, Michelle de Sousa FontesCampos, SofiaAlves, Cândida Helena Lopesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:51:07Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:29.554313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso Neuropsychological evaluation of adolescente with high skills/superdoted case study |
title |
Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso |
spellingShingle |
Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso Melo, Eliane Ribeiro Magalhães Fortes de Adolescentes sobredotados - Psicologia - Estudo de casos Adolescentes sobredotados - Educação - Brasil Inclusão na educação |
title_short |
Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso |
title_full |
Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso |
title_fullStr |
Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso |
title_sort |
Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso |
author |
Melo, Eliane Ribeiro Magalhães Fortes de |
author_facet |
Melo, Eliane Ribeiro Magalhães Fortes de Martins, Michelle de Sousa Fontes Campos, Sofia Alves, Cândida Helena Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Michelle de Sousa Fontes Campos, Sofia Alves, Cândida Helena Lopes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Eliane Ribeiro Magalhães Fortes de Martins, Michelle de Sousa Fontes Campos, Sofia Alves, Cândida Helena Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescentes sobredotados - Psicologia - Estudo de casos Adolescentes sobredotados - Educação - Brasil Inclusão na educação |
topic |
Adolescentes sobredotados - Psicologia - Estudo de casos Adolescentes sobredotados - Educação - Brasil Inclusão na educação |
description |
Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 133-155. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2019-07-11T12:05:36Z 2019-07-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/4632 http://hdl.handle.net/11067/4632 https://doi.org/10.34628/1q92-he21 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/4632 https://doi.org/10.34628/1q92-he21 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Melo, Eliane Ribeiro Magalhães Fortes de [et al.] (2017) - Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:2 (Julho-Dezembro 2017) 133-155. Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso Melo, Eliane Ribeiro Magalhães Fortes de Martins, Michelle de Sousa Fontes Campos, Sofia Alves, Cândida Helena Lopes |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136765207904256 |