Dispositivos móveis: estratégia de gestão dos dispositivos na sala de aula e o toolkit do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paes, Cristina
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Moreira, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2404
Resumo: As actuais tendências na computação móvel vão no sentido do desenvolvimento de dispositivos cada vez mais embebidos, ou ubíquos, e em rede do que os disponíveis actualmente. Assim, a evolução dos dispositivos móveis, quer em termos de hardware quer na maior quantidade e variedade de aplicações, associada à crescente utilização destes dispositivos, torna-os uma ferramenta potencial para o ensino/aprendizagem. contudo, é necessário utilizar políticas de gestão destes equipamentos dentro das salas de aulas que vão de encontro às especificidades e características deste tipo de equipamentos. Para além das novas metodologias de ensino/aprendizagem e novos métodos de avaliação é também necessário escolher o tipo de ferramentas que devem ser utilizadas por um professor em disciplinas onde sejam utilizados os dispositivos móveis. nesta comunicação é apresentada uma estratégia de gestão dos dispositivos móveis na sala de aula e um conjunto de ferramentas que o professor deve possuir para a gestão das disciplinas, do ponto de vista logístico e educacional.
id RCAP_7874db577f1b6aa711a8af9794ab6d3d
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/2404
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Dispositivos móveis: estratégia de gestão dos dispositivos na sala de aula e o toolkit do professorDispositivos móveisAs actuais tendências na computação móvel vão no sentido do desenvolvimento de dispositivos cada vez mais embebidos, ou ubíquos, e em rede do que os disponíveis actualmente. Assim, a evolução dos dispositivos móveis, quer em termos de hardware quer na maior quantidade e variedade de aplicações, associada à crescente utilização destes dispositivos, torna-os uma ferramenta potencial para o ensino/aprendizagem. contudo, é necessário utilizar políticas de gestão destes equipamentos dentro das salas de aulas que vão de encontro às especificidades e características deste tipo de equipamentos. Para além das novas metodologias de ensino/aprendizagem e novos métodos de avaliação é também necessário escolher o tipo de ferramentas que devem ser utilizadas por um professor em disciplinas onde sejam utilizados os dispositivos móveis. nesta comunicação é apresentada uma estratégia de gestão dos dispositivos móveis na sala de aula e um conjunto de ferramentas que o professor deve possuir para a gestão das disciplinas, do ponto de vista logístico e educacional.The current trends in mobile computing go towards the development of ever more embedded ubiquitous and networked devices. thus, the evolution of mobile devices, either in terms of hardware or in greater quantity and variety of applications, associated with the growing use of these devices makes them a potential tool for teaching / learning. however, it is necessary to use policies for management of these facilities within the classrooms that meet the specific needs and characteristics of this type of equipment. in addition to the new methods of teaching / learning and new methods of assessment it is also necessary to choose the type of tools that should be used by a teacher in classes where mobile devices are used. this paper presents a strategy for the management of mobile devices in the classroom and a set of tools that the teacher should have for management of classes, from a logistical and educational point a view.Universidade Fernando Pessoa2018-10-22T14:38:50Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/2404por1646-0499Paes, CristinaMoreira, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:45ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Dispositivos móveis: estratégia de gestão dos dispositivos na sala de aula e o toolkit do professor
title Dispositivos móveis: estratégia de gestão dos dispositivos na sala de aula e o toolkit do professor
spellingShingle Dispositivos móveis: estratégia de gestão dos dispositivos na sala de aula e o toolkit do professor
Paes, Cristina
Dispositivos móveis
title_short Dispositivos móveis: estratégia de gestão dos dispositivos na sala de aula e o toolkit do professor
title_full Dispositivos móveis: estratégia de gestão dos dispositivos na sala de aula e o toolkit do professor
title_fullStr Dispositivos móveis: estratégia de gestão dos dispositivos na sala de aula e o toolkit do professor
title_full_unstemmed Dispositivos móveis: estratégia de gestão dos dispositivos na sala de aula e o toolkit do professor
title_sort Dispositivos móveis: estratégia de gestão dos dispositivos na sala de aula e o toolkit do professor
author Paes, Cristina
author_facet Paes, Cristina
Moreira, Fernando
author_role author
author2 Moreira, Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paes, Cristina
Moreira, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Dispositivos móveis
topic Dispositivos móveis
description As actuais tendências na computação móvel vão no sentido do desenvolvimento de dispositivos cada vez mais embebidos, ou ubíquos, e em rede do que os disponíveis actualmente. Assim, a evolução dos dispositivos móveis, quer em termos de hardware quer na maior quantidade e variedade de aplicações, associada à crescente utilização destes dispositivos, torna-os uma ferramenta potencial para o ensino/aprendizagem. contudo, é necessário utilizar políticas de gestão destes equipamentos dentro das salas de aulas que vão de encontro às especificidades e características deste tipo de equipamentos. Para além das novas metodologias de ensino/aprendizagem e novos métodos de avaliação é também necessário escolher o tipo de ferramentas que devem ser utilizadas por um professor em disciplinas onde sejam utilizados os dispositivos móveis. nesta comunicação é apresentada uma estratégia de gestão dos dispositivos móveis na sala de aula e um conjunto de ferramentas que o professor deve possuir para a gestão das disciplinas, do ponto de vista logístico e educacional.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2018-10-22T14:38:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/2404
url http://hdl.handle.net/11328/2404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-0499
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302552572854272