Dispositivos móveis: estratégia de gestão dos dispositivos na sala de aula e o toolkit do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/2404 |
Resumo: | As actuais tendências na computação móvel vão no sentido do desenvolvimento de dispositivos cada vez mais embebidos, ou ubíquos, e em rede do que os disponíveis actualmente. Assim, a evolução dos dispositivos móveis, quer em termos de hardware quer na maior quantidade e variedade de aplicações, associada à crescente utilização destes dispositivos, torna-os uma ferramenta potencial para o ensino/aprendizagem. contudo, é necessário utilizar políticas de gestão destes equipamentos dentro das salas de aulas que vão de encontro às especificidades e características deste tipo de equipamentos. Para além das novas metodologias de ensino/aprendizagem e novos métodos de avaliação é também necessário escolher o tipo de ferramentas que devem ser utilizadas por um professor em disciplinas onde sejam utilizados os dispositivos móveis. nesta comunicação é apresentada uma estratégia de gestão dos dispositivos móveis na sala de aula e um conjunto de ferramentas que o professor deve possuir para a gestão das disciplinas, do ponto de vista logístico e educacional. |
id |
RCAP_7874db577f1b6aa711a8af9794ab6d3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/2404 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dispositivos móveis: estratégia de gestão dos dispositivos na sala de aula e o toolkit do professorDispositivos móveisAs actuais tendências na computação móvel vão no sentido do desenvolvimento de dispositivos cada vez mais embebidos, ou ubíquos, e em rede do que os disponíveis actualmente. Assim, a evolução dos dispositivos móveis, quer em termos de hardware quer na maior quantidade e variedade de aplicações, associada à crescente utilização destes dispositivos, torna-os uma ferramenta potencial para o ensino/aprendizagem. contudo, é necessário utilizar políticas de gestão destes equipamentos dentro das salas de aulas que vão de encontro às especificidades e características deste tipo de equipamentos. Para além das novas metodologias de ensino/aprendizagem e novos métodos de avaliação é também necessário escolher o tipo de ferramentas que devem ser utilizadas por um professor em disciplinas onde sejam utilizados os dispositivos móveis. nesta comunicação é apresentada uma estratégia de gestão dos dispositivos móveis na sala de aula e um conjunto de ferramentas que o professor deve possuir para a gestão das disciplinas, do ponto de vista logístico e educacional.The current trends in mobile computing go towards the development of ever more embedded ubiquitous and networked devices. thus, the evolution of mobile devices, either in terms of hardware or in greater quantity and variety of applications, associated with the growing use of these devices makes them a potential tool for teaching / learning. however, it is necessary to use policies for management of these facilities within the classrooms that meet the specific needs and characteristics of this type of equipment. in addition to the new methods of teaching / learning and new methods of assessment it is also necessary to choose the type of tools that should be used by a teacher in classes where mobile devices are used. this paper presents a strategy for the management of mobile devices in the classroom and a set of tools that the teacher should have for management of classes, from a logistical and educational point a view.Universidade Fernando Pessoa2018-10-22T14:38:50Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/2404por1646-0499Paes, CristinaMoreira, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:45ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dispositivos móveis: estratégia de gestão dos dispositivos na sala de aula e o toolkit do professor |
title |
Dispositivos móveis: estratégia de gestão dos dispositivos na sala de aula e o toolkit do professor |
spellingShingle |
Dispositivos móveis: estratégia de gestão dos dispositivos na sala de aula e o toolkit do professor Paes, Cristina Dispositivos móveis |
title_short |
Dispositivos móveis: estratégia de gestão dos dispositivos na sala de aula e o toolkit do professor |
title_full |
Dispositivos móveis: estratégia de gestão dos dispositivos na sala de aula e o toolkit do professor |
title_fullStr |
Dispositivos móveis: estratégia de gestão dos dispositivos na sala de aula e o toolkit do professor |
title_full_unstemmed |
Dispositivos móveis: estratégia de gestão dos dispositivos na sala de aula e o toolkit do professor |
title_sort |
Dispositivos móveis: estratégia de gestão dos dispositivos na sala de aula e o toolkit do professor |
author |
Paes, Cristina |
author_facet |
Paes, Cristina Moreira, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Fernando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paes, Cristina Moreira, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dispositivos móveis |
topic |
Dispositivos móveis |
description |
As actuais tendências na computação móvel vão no sentido do desenvolvimento de dispositivos cada vez mais embebidos, ou ubíquos, e em rede do que os disponíveis actualmente. Assim, a evolução dos dispositivos móveis, quer em termos de hardware quer na maior quantidade e variedade de aplicações, associada à crescente utilização destes dispositivos, torna-os uma ferramenta potencial para o ensino/aprendizagem. contudo, é necessário utilizar políticas de gestão destes equipamentos dentro das salas de aulas que vão de encontro às especificidades e características deste tipo de equipamentos. Para além das novas metodologias de ensino/aprendizagem e novos métodos de avaliação é também necessário escolher o tipo de ferramentas que devem ser utilizadas por um professor em disciplinas onde sejam utilizados os dispositivos móveis. nesta comunicação é apresentada uma estratégia de gestão dos dispositivos móveis na sala de aula e um conjunto de ferramentas que o professor deve possuir para a gestão das disciplinas, do ponto de vista logístico e educacional. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007 2018-10-22T14:38:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/2404 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/2404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-0499 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Fernando Pessoa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Fernando Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302552572854272 |