Corpo cinema - um movimento em simultâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/30471 |
Resumo: | A partir de autores das áreas de estudo da dança e do cinema, pretendi cruzar o corpo coreográfico e o corpo cinema, transpondo para a dissertação exemplos que preenchem os dois domínios; coreografias e filmes (coreógrafos e cineastas). Ao abordar os contributos conceptuais dos artistas envolvidos no que toca à própria construção das suas criações, interessou-me relevar os seus pensamentos no que concerne às ficções do espaço, do tempo e do fragmento. O objectivo passou por balizar as múltiplas relações que podem constituir o binómio corpo/imagem, incorporando os lugares da coreografia e do cinema como fundadores de uma atracção aparentemente comum, que é o movimento. As questões a que me propus responder são de índole originária, ou seja, encontram-se no que eu chamaria uma pré-pesquisa para um projecto coreográfico imaginário. Assim sendo, é um texto (e um projecto) que se procura a si próprio como acontece naturalmente numa pesquisa em que o encadeamento imagético, literário, físico e emocional vai acontecendo por experimentação de propostas que nos afectam de múltiplas formas. Este acontecimento em forma de escrita (uma dissertação) invoca um texto como referente de uma ideia possível de corpo cinema. A partir do texto, “Notas sobre o Cinematógrafo” de Robert Bresson (2003), selecciono alguns pensamentos de Bresson que, na minha óptica, geram possibilidades de confronto e emancipação perante uma ideia de partilha afectiva entre dança e cinema. Em certo sentido, será escrever a possibilidade de um real ficcionado a partir de documentos imagéticos, filosóficos e ensaísticos, que contêm em si ideias sobre ruína (o que é a película senão uma outra forma de ruína?), construção e reconstrução de um corpo, que tentarei demonstrar como lugar de excelência do fragmento. Chamar-lhe-ei o corpo-ruína. |
id |
RCAP_78973238a6d3b3e9493197f25e879193 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/30471 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Corpo cinema - um movimento em simultâneoCinemaFragmentoCorpo-ruínaDançaBressonbody ruin,FragmentDanceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA partir de autores das áreas de estudo da dança e do cinema, pretendi cruzar o corpo coreográfico e o corpo cinema, transpondo para a dissertação exemplos que preenchem os dois domínios; coreografias e filmes (coreógrafos e cineastas). Ao abordar os contributos conceptuais dos artistas envolvidos no que toca à própria construção das suas criações, interessou-me relevar os seus pensamentos no que concerne às ficções do espaço, do tempo e do fragmento. O objectivo passou por balizar as múltiplas relações que podem constituir o binómio corpo/imagem, incorporando os lugares da coreografia e do cinema como fundadores de uma atracção aparentemente comum, que é o movimento. As questões a que me propus responder são de índole originária, ou seja, encontram-se no que eu chamaria uma pré-pesquisa para um projecto coreográfico imaginário. Assim sendo, é um texto (e um projecto) que se procura a si próprio como acontece naturalmente numa pesquisa em que o encadeamento imagético, literário, físico e emocional vai acontecendo por experimentação de propostas que nos afectam de múltiplas formas. Este acontecimento em forma de escrita (uma dissertação) invoca um texto como referente de uma ideia possível de corpo cinema. A partir do texto, “Notas sobre o Cinematógrafo” de Robert Bresson (2003), selecciono alguns pensamentos de Bresson que, na minha óptica, geram possibilidades de confronto e emancipação perante uma ideia de partilha afectiva entre dança e cinema. Em certo sentido, será escrever a possibilidade de um real ficcionado a partir de documentos imagéticos, filosóficos e ensaísticos, que contêm em si ideias sobre ruína (o que é a película senão uma outra forma de ruína?), construção e reconstrução de um corpo, que tentarei demonstrar como lugar de excelência do fragmento. Chamar-lhe-ei o corpo-ruína.From authors of the areas of study of dance and cinema, I wanted to cross the choreographic body and the cinema body, transposing to the dissertation examples that fill both domains; choreographies and films (choreographers and filmmakers). In discussing the conceptual contributions of the artists involved in the construction of their creations, I was interested in revealing their thoughts regarding the fictions of space, time and fragment. The objective was to mark the multiple relationships that can constitute the binomial body / image, incorporating the places of choreography and cinema as founders of an apparently common attraction, which is movement. The questions that I set out to answer are of an original nature, that is, they are in what I would call a pre-research for an imaginary choreographic project. Thus, it is a text (and a project) that searches for itself as naturally happens in a research in which the imaginary, literary, physical and emotional chaining happens by experimenting with proposals that affect us in multiple ways. This event in the form of a writing (a dissertation) invokes a text as a reference of a possible idea of the cinema body. From the text, "Notes on the Cinematograph" by Robert Bresson (2003), I selected some thoughts of Bresson that, in my view, generate possibilities of confrontation and emancipation before an idea of affective sharing between dance and cinema. In a certain sense, it will be to write the possibility of a fictional real from imagery, philosophical and essays, which contain ideas about ruin (what is film but another form of ruin?), construction and reconstruction of a body, which I will try to demonstrate as a place of excellence of the fragment. I'll call it body-ruin.Coelho, Sílvia Tengner Barros PintoRUNAlexandre, Bruno Filipe Esteves2018-12-18T01:30:32Z2017-12-182017-09-062017-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/30471TID:201791005porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:16:46Zoai:run.unl.pt:10362/30471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:29:28.119202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpo cinema - um movimento em simultâneo |
title |
Corpo cinema - um movimento em simultâneo |
spellingShingle |
Corpo cinema - um movimento em simultâneo Alexandre, Bruno Filipe Esteves Cinema Fragmento Corpo-ruína Dança Bresson body ruin, Fragment Dance Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Corpo cinema - um movimento em simultâneo |
title_full |
Corpo cinema - um movimento em simultâneo |
title_fullStr |
Corpo cinema - um movimento em simultâneo |
title_full_unstemmed |
Corpo cinema - um movimento em simultâneo |
title_sort |
Corpo cinema - um movimento em simultâneo |
author |
Alexandre, Bruno Filipe Esteves |
author_facet |
Alexandre, Bruno Filipe Esteves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Sílvia Tengner Barros Pinto RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alexandre, Bruno Filipe Esteves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Fragmento Corpo-ruína Dança Bresson body ruin, Fragment Dance Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Cinema Fragmento Corpo-ruína Dança Bresson body ruin, Fragment Dance Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
A partir de autores das áreas de estudo da dança e do cinema, pretendi cruzar o corpo coreográfico e o corpo cinema, transpondo para a dissertação exemplos que preenchem os dois domínios; coreografias e filmes (coreógrafos e cineastas). Ao abordar os contributos conceptuais dos artistas envolvidos no que toca à própria construção das suas criações, interessou-me relevar os seus pensamentos no que concerne às ficções do espaço, do tempo e do fragmento. O objectivo passou por balizar as múltiplas relações que podem constituir o binómio corpo/imagem, incorporando os lugares da coreografia e do cinema como fundadores de uma atracção aparentemente comum, que é o movimento. As questões a que me propus responder são de índole originária, ou seja, encontram-se no que eu chamaria uma pré-pesquisa para um projecto coreográfico imaginário. Assim sendo, é um texto (e um projecto) que se procura a si próprio como acontece naturalmente numa pesquisa em que o encadeamento imagético, literário, físico e emocional vai acontecendo por experimentação de propostas que nos afectam de múltiplas formas. Este acontecimento em forma de escrita (uma dissertação) invoca um texto como referente de uma ideia possível de corpo cinema. A partir do texto, “Notas sobre o Cinematógrafo” de Robert Bresson (2003), selecciono alguns pensamentos de Bresson que, na minha óptica, geram possibilidades de confronto e emancipação perante uma ideia de partilha afectiva entre dança e cinema. Em certo sentido, será escrever a possibilidade de um real ficcionado a partir de documentos imagéticos, filosóficos e ensaísticos, que contêm em si ideias sobre ruína (o que é a película senão uma outra forma de ruína?), construção e reconstrução de um corpo, que tentarei demonstrar como lugar de excelência do fragmento. Chamar-lhe-ei o corpo-ruína. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-18 2017-09-06 2017-12-18T00:00:00Z 2018-12-18T01:30:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/30471 TID:201791005 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/30471 |
identifier_str_mv |
TID:201791005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137920054984704 |