Corpo cinema - um movimento em simultâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre, Bruno Filipe Esteves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/30471
Resumo: A partir de autores das áreas de estudo da dança e do cinema, pretendi cruzar o corpo coreográfico e o corpo cinema, transpondo para a dissertação exemplos que preenchem os dois domínios; coreografias e filmes (coreógrafos e cineastas). Ao abordar os contributos conceptuais dos artistas envolvidos no que toca à própria construção das suas criações, interessou-me relevar os seus pensamentos no que concerne às ficções do espaço, do tempo e do fragmento. O objectivo passou por balizar as múltiplas relações que podem constituir o binómio corpo/imagem, incorporando os lugares da coreografia e do cinema como fundadores de uma atracção aparentemente comum, que é o movimento. As questões a que me propus responder são de índole originária, ou seja, encontram-se no que eu chamaria uma pré-pesquisa para um projecto coreográfico imaginário. Assim sendo, é um texto (e um projecto) que se procura a si próprio como acontece naturalmente numa pesquisa em que o encadeamento imagético, literário, físico e emocional vai acontecendo por experimentação de propostas que nos afectam de múltiplas formas. Este acontecimento em forma de escrita (uma dissertação) invoca um texto como referente de uma ideia possível de corpo cinema. A partir do texto, “Notas sobre o Cinematógrafo” de Robert Bresson (2003), selecciono alguns pensamentos de Bresson que, na minha óptica, geram possibilidades de confronto e emancipação perante uma ideia de partilha afectiva entre dança e cinema. Em certo sentido, será escrever a possibilidade de um real ficcionado a partir de documentos imagéticos, filosóficos e ensaísticos, que contêm em si ideias sobre ruína (o que é a película senão uma outra forma de ruína?), construção e reconstrução de um corpo, que tentarei demonstrar como lugar de excelência do fragmento. Chamar-lhe-ei o corpo-ruína.
id RCAP_78973238a6d3b3e9493197f25e879193
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/30471
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Corpo cinema - um movimento em simultâneoCinemaFragmentoCorpo-ruínaDançaBressonbody ruin,FragmentDanceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA partir de autores das áreas de estudo da dança e do cinema, pretendi cruzar o corpo coreográfico e o corpo cinema, transpondo para a dissertação exemplos que preenchem os dois domínios; coreografias e filmes (coreógrafos e cineastas). Ao abordar os contributos conceptuais dos artistas envolvidos no que toca à própria construção das suas criações, interessou-me relevar os seus pensamentos no que concerne às ficções do espaço, do tempo e do fragmento. O objectivo passou por balizar as múltiplas relações que podem constituir o binómio corpo/imagem, incorporando os lugares da coreografia e do cinema como fundadores de uma atracção aparentemente comum, que é o movimento. As questões a que me propus responder são de índole originária, ou seja, encontram-se no que eu chamaria uma pré-pesquisa para um projecto coreográfico imaginário. Assim sendo, é um texto (e um projecto) que se procura a si próprio como acontece naturalmente numa pesquisa em que o encadeamento imagético, literário, físico e emocional vai acontecendo por experimentação de propostas que nos afectam de múltiplas formas. Este acontecimento em forma de escrita (uma dissertação) invoca um texto como referente de uma ideia possível de corpo cinema. A partir do texto, “Notas sobre o Cinematógrafo” de Robert Bresson (2003), selecciono alguns pensamentos de Bresson que, na minha óptica, geram possibilidades de confronto e emancipação perante uma ideia de partilha afectiva entre dança e cinema. Em certo sentido, será escrever a possibilidade de um real ficcionado a partir de documentos imagéticos, filosóficos e ensaísticos, que contêm em si ideias sobre ruína (o que é a película senão uma outra forma de ruína?), construção e reconstrução de um corpo, que tentarei demonstrar como lugar de excelência do fragmento. Chamar-lhe-ei o corpo-ruína.From authors of the areas of study of dance and cinema, I wanted to cross the choreographic body and the cinema body, transposing to the dissertation examples that fill both domains; choreographies and films (choreographers and filmmakers). In discussing the conceptual contributions of the artists involved in the construction of their creations, I was interested in revealing their thoughts regarding the fictions of space, time and fragment. The objective was to mark the multiple relationships that can constitute the binomial body / image, incorporating the places of choreography and cinema as founders of an apparently common attraction, which is movement. The questions that I set out to answer are of an original nature, that is, they are in what I would call a pre-research for an imaginary choreographic project. Thus, it is a text (and a project) that searches for itself as naturally happens in a research in which the imaginary, literary, physical and emotional chaining happens by experimenting with proposals that affect us in multiple ways. This event in the form of a writing (a dissertation) invokes a text as a reference of a possible idea of the cinema body. From the text, "Notes on the Cinematograph" by Robert Bresson (2003), I selected some thoughts of Bresson that, in my view, generate possibilities of confrontation and emancipation before an idea of affective sharing between dance and cinema. In a certain sense, it will be to write the possibility of a fictional real from imagery, philosophical and essays, which contain ideas about ruin (what is film but another form of ruin?), construction and reconstruction of a body, which I will try to demonstrate as a place of excellence of the fragment. I'll call it body-ruin.Coelho, Sílvia Tengner Barros PintoRUNAlexandre, Bruno Filipe Esteves2018-12-18T01:30:32Z2017-12-182017-09-062017-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/30471TID:201791005porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:16:46Zoai:run.unl.pt:10362/30471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:29:28.119202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Corpo cinema - um movimento em simultâneo
title Corpo cinema - um movimento em simultâneo
spellingShingle Corpo cinema - um movimento em simultâneo
Alexandre, Bruno Filipe Esteves
Cinema
Fragmento
Corpo-ruína
Dança
Bresson
body ruin,
Fragment
Dance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Corpo cinema - um movimento em simultâneo
title_full Corpo cinema - um movimento em simultâneo
title_fullStr Corpo cinema - um movimento em simultâneo
title_full_unstemmed Corpo cinema - um movimento em simultâneo
title_sort Corpo cinema - um movimento em simultâneo
author Alexandre, Bruno Filipe Esteves
author_facet Alexandre, Bruno Filipe Esteves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Sílvia Tengner Barros Pinto
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre, Bruno Filipe Esteves
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Fragmento
Corpo-ruína
Dança
Bresson
body ruin,
Fragment
Dance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Cinema
Fragmento
Corpo-ruína
Dança
Bresson
body ruin,
Fragment
Dance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A partir de autores das áreas de estudo da dança e do cinema, pretendi cruzar o corpo coreográfico e o corpo cinema, transpondo para a dissertação exemplos que preenchem os dois domínios; coreografias e filmes (coreógrafos e cineastas). Ao abordar os contributos conceptuais dos artistas envolvidos no que toca à própria construção das suas criações, interessou-me relevar os seus pensamentos no que concerne às ficções do espaço, do tempo e do fragmento. O objectivo passou por balizar as múltiplas relações que podem constituir o binómio corpo/imagem, incorporando os lugares da coreografia e do cinema como fundadores de uma atracção aparentemente comum, que é o movimento. As questões a que me propus responder são de índole originária, ou seja, encontram-se no que eu chamaria uma pré-pesquisa para um projecto coreográfico imaginário. Assim sendo, é um texto (e um projecto) que se procura a si próprio como acontece naturalmente numa pesquisa em que o encadeamento imagético, literário, físico e emocional vai acontecendo por experimentação de propostas que nos afectam de múltiplas formas. Este acontecimento em forma de escrita (uma dissertação) invoca um texto como referente de uma ideia possível de corpo cinema. A partir do texto, “Notas sobre o Cinematógrafo” de Robert Bresson (2003), selecciono alguns pensamentos de Bresson que, na minha óptica, geram possibilidades de confronto e emancipação perante uma ideia de partilha afectiva entre dança e cinema. Em certo sentido, será escrever a possibilidade de um real ficcionado a partir de documentos imagéticos, filosóficos e ensaísticos, que contêm em si ideias sobre ruína (o que é a película senão uma outra forma de ruína?), construção e reconstrução de um corpo, que tentarei demonstrar como lugar de excelência do fragmento. Chamar-lhe-ei o corpo-ruína.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18
2017-09-06
2017-12-18T00:00:00Z
2018-12-18T01:30:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/30471
TID:201791005
url http://hdl.handle.net/10362/30471
identifier_str_mv TID:201791005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137920054984704