Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/10010 |
Resumo: | O presente relatório retrata as práticas vivenciadas por nós, enquanto alunas da formação inicial de professores, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com um grupo de crianças de quatro anos de idade, no que se refere à educação Pré-escolar e com um grupo de crianças de nove e dez anos no que diz respeito ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Integra a contextualização das instituições e dos grupos de crianças, a descrição e análise das experiências de ensino aprendizagem que consideramos poderem ilustrar o processo educativo desenvolvido em cada um dos contextos, tendo como suporte uma abordagem integrada e integradora das diferentes áreas de conteúdo, no caso da Educação Pré-escolar, e das componentes do currículo, no caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Valorizamos neste processo os contributos dos diferentes intervenientes, em particular o das crianças. Os dados apresentados ao longo do trabalho, revelam a preocupação em lhes atribuir e reconhecer um papel ativo na sua aprendizagem, e de criar oportunidades para expressar e encontrar respostas para os seus interesses e curiosidades. Os registos realizados, como as notas de campo e as fotografias valorizaram as contribuições das crianças, uma vez que representam as suas ideias e os seus interesses. |
id |
RCAP_78ab6b8ed4181e4b6ba5bb72bddb587a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/10010 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório retrata as práticas vivenciadas por nós, enquanto alunas da formação inicial de professores, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com um grupo de crianças de quatro anos de idade, no que se refere à educação Pré-escolar e com um grupo de crianças de nove e dez anos no que diz respeito ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Integra a contextualização das instituições e dos grupos de crianças, a descrição e análise das experiências de ensino aprendizagem que consideramos poderem ilustrar o processo educativo desenvolvido em cada um dos contextos, tendo como suporte uma abordagem integrada e integradora das diferentes áreas de conteúdo, no caso da Educação Pré-escolar, e das componentes do currículo, no caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Valorizamos neste processo os contributos dos diferentes intervenientes, em particular o das crianças. Os dados apresentados ao longo do trabalho, revelam a preocupação em lhes atribuir e reconhecer um papel ativo na sua aprendizagem, e de criar oportunidades para expressar e encontrar respostas para os seus interesses e curiosidades. Os registos realizados, como as notas de campo e as fotografias valorizaram as contribuições das crianças, uma vez que representam as suas ideias e os seus interesses.This report depicts the practices experienced by us, while students of the initial training of teachers in the context of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice, the Masters course in Pre-School Education and Teaching oh 1st Cycle of Basic Education, with a group of children from four years of age in respect of the 1st Cycle of Basic Education. Integrates the context of institutions and groups of children, the description and analysis of the experiences of teaching and learning that we consider may illustrate the educational process in each of the contexts, supported by an integrated approach and integrating the different content areas, in the case of Preschool Education, and components of the curriculum, in the case of 1st Cycle of Basic Education. The following data presented by our work reveal concern and contributions of various active roles, particularly for the children. The data submitted in the course of work, show the concern them and recognize an active role in their learning, and to create opportunities to express and find answers to their interests and curiosities. The records made, such as the field notes and photographs valued the contributions of children, since they represent their ideas and their interests.Mesquita, ElzaSanches, AngelinaBiblioteca Digital do IPBMonteiro, Tânia da Glória de Freitas2014-08-01T11:04:06Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/10010TID:201028468porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:24:15Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/10010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:01:06.978887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Monteiro, Tânia da Glória de Freitas |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Monteiro, Tânia da Glória de Freitas |
author_facet |
Monteiro, Tânia da Glória de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mesquita, Elza Sanches, Angelina Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Tânia da Glória de Freitas |
description |
O presente relatório retrata as práticas vivenciadas por nós, enquanto alunas da formação inicial de professores, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com um grupo de crianças de quatro anos de idade, no que se refere à educação Pré-escolar e com um grupo de crianças de nove e dez anos no que diz respeito ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Integra a contextualização das instituições e dos grupos de crianças, a descrição e análise das experiências de ensino aprendizagem que consideramos poderem ilustrar o processo educativo desenvolvido em cada um dos contextos, tendo como suporte uma abordagem integrada e integradora das diferentes áreas de conteúdo, no caso da Educação Pré-escolar, e das componentes do currículo, no caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Valorizamos neste processo os contributos dos diferentes intervenientes, em particular o das crianças. Os dados apresentados ao longo do trabalho, revelam a preocupação em lhes atribuir e reconhecer um papel ativo na sua aprendizagem, e de criar oportunidades para expressar e encontrar respostas para os seus interesses e curiosidades. Os registos realizados, como as notas de campo e as fotografias valorizaram as contribuições das crianças, uma vez que representam as suas ideias e os seus interesses. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-01T11:04:06Z 2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/10010 TID:201028468 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/10010 |
identifier_str_mv |
TID:201028468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135241645850624 |