Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Tânia da Glória de Freitas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/10010
Resumo: O presente relatório retrata as práticas vivenciadas por nós, enquanto alunas da formação inicial de professores, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com um grupo de crianças de quatro anos de idade, no que se refere à educação Pré-escolar e com um grupo de crianças de nove e dez anos no que diz respeito ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Integra a contextualização das instituições e dos grupos de crianças, a descrição e análise das experiências de ensino aprendizagem que consideramos poderem ilustrar o processo educativo desenvolvido em cada um dos contextos, tendo como suporte uma abordagem integrada e integradora das diferentes áreas de conteúdo, no caso da Educação Pré-escolar, e das componentes do currículo, no caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Valorizamos neste processo os contributos dos diferentes intervenientes, em particular o das crianças. Os dados apresentados ao longo do trabalho, revelam a preocupação em lhes atribuir e reconhecer um papel ativo na sua aprendizagem, e de criar oportunidades para expressar e encontrar respostas para os seus interesses e curiosidades. Os registos realizados, como as notas de campo e as fotografias valorizaram as contribuições das crianças, uma vez que representam as suas ideias e os seus interesses.
id RCAP_78ab6b8ed4181e4b6ba5bb72bddb587a
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/10010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório retrata as práticas vivenciadas por nós, enquanto alunas da formação inicial de professores, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com um grupo de crianças de quatro anos de idade, no que se refere à educação Pré-escolar e com um grupo de crianças de nove e dez anos no que diz respeito ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Integra a contextualização das instituições e dos grupos de crianças, a descrição e análise das experiências de ensino aprendizagem que consideramos poderem ilustrar o processo educativo desenvolvido em cada um dos contextos, tendo como suporte uma abordagem integrada e integradora das diferentes áreas de conteúdo, no caso da Educação Pré-escolar, e das componentes do currículo, no caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Valorizamos neste processo os contributos dos diferentes intervenientes, em particular o das crianças. Os dados apresentados ao longo do trabalho, revelam a preocupação em lhes atribuir e reconhecer um papel ativo na sua aprendizagem, e de criar oportunidades para expressar e encontrar respostas para os seus interesses e curiosidades. Os registos realizados, como as notas de campo e as fotografias valorizaram as contribuições das crianças, uma vez que representam as suas ideias e os seus interesses.This report depicts the practices experienced by us, while students of the initial training of teachers in the context of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice, the Masters course in Pre-School Education and Teaching oh 1st Cycle of Basic Education, with a group of children from four years of age in respect of the 1st Cycle of Basic Education. Integrates the context of institutions and groups of children, the description and analysis of the experiences of teaching and learning that we consider may illustrate the educational process in each of the contexts, supported by an integrated approach and integrating the different content areas, in the case of Preschool Education, and components of the curriculum, in the case of 1st Cycle of Basic Education. The following data presented by our work reveal concern and contributions of various active roles, particularly for the children. The data submitted in the course of work, show the concern them and recognize an active role in their learning, and to create opportunities to express and find answers to their interests and curiosities. The records made, such as the field notes and photographs valued the contributions of children, since they represent their ideas and their interests.Mesquita, ElzaSanches, AngelinaBiblioteca Digital do IPBMonteiro, Tânia da Glória de Freitas2014-08-01T11:04:06Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/10010TID:201028468porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:24:15Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/10010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:01:06.978887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Monteiro, Tânia da Glória de Freitas
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Monteiro, Tânia da Glória de Freitas
author_facet Monteiro, Tânia da Glória de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Elza
Sanches, Angelina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Tânia da Glória de Freitas
description O presente relatório retrata as práticas vivenciadas por nós, enquanto alunas da formação inicial de professores, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com um grupo de crianças de quatro anos de idade, no que se refere à educação Pré-escolar e com um grupo de crianças de nove e dez anos no que diz respeito ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Integra a contextualização das instituições e dos grupos de crianças, a descrição e análise das experiências de ensino aprendizagem que consideramos poderem ilustrar o processo educativo desenvolvido em cada um dos contextos, tendo como suporte uma abordagem integrada e integradora das diferentes áreas de conteúdo, no caso da Educação Pré-escolar, e das componentes do currículo, no caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Valorizamos neste processo os contributos dos diferentes intervenientes, em particular o das crianças. Os dados apresentados ao longo do trabalho, revelam a preocupação em lhes atribuir e reconhecer um papel ativo na sua aprendizagem, e de criar oportunidades para expressar e encontrar respostas para os seus interesses e curiosidades. Os registos realizados, como as notas de campo e as fotografias valorizaram as contribuições das crianças, uma vez que representam as suas ideias e os seus interesses.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-01T11:04:06Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/10010
TID:201028468
url http://hdl.handle.net/10198/10010
identifier_str_mv TID:201028468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135241645850624