Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Beatriz Queirós
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/9943
Resumo: O presente Relatório de Estágio pretende ser o reflexo do trabalho que foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, ministrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática pedagógica foi desenvolvida nos dois contextos, sendo numa primeira fase numa sala de Educação Pré-Escolar com crianças de quatro e cinco anos de idade, e numa segunda fase na sala de 3.º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, com um grupo de crianças com oito anos de idade. O objetivo primordial deste relatório é dar a conhecer o trabalho que foi realizado em ambos os contextos, descrevendo e refletindo, sobre a prática realizada. Neste, apresentamos as caracterizações quer dos grupos, quer das duas instituições, bem como algumas das experiências de ensino e aprendizagem consideradas mais significativas e demonstrativas do trabalho desenvolvido nos dois contextos. As experiências de aprendizagem foram planeadas tendo em conta os interesses e necessidades das crianças aliando sempre, de forma integradora, com as diferentes áreas do saber. A nossa ação educativa centrou-se sempre na criança, valorizando os seus conhecimentos e as suas ideias, tornando-a um agente ativo no seu processo de aprendizagem.
id RCAP_5f3595fade562e6a3f74136fac5be906
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9943
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoExperiências de aprendizagemEducação Pré-EscolarAprendizagens integradorasParticipação ativa1º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório de Estágio pretende ser o reflexo do trabalho que foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, ministrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática pedagógica foi desenvolvida nos dois contextos, sendo numa primeira fase numa sala de Educação Pré-Escolar com crianças de quatro e cinco anos de idade, e numa segunda fase na sala de 3.º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, com um grupo de crianças com oito anos de idade. O objetivo primordial deste relatório é dar a conhecer o trabalho que foi realizado em ambos os contextos, descrevendo e refletindo, sobre a prática realizada. Neste, apresentamos as caracterizações quer dos grupos, quer das duas instituições, bem como algumas das experiências de ensino e aprendizagem consideradas mais significativas e demonstrativas do trabalho desenvolvido nos dois contextos. As experiências de aprendizagem foram planeadas tendo em conta os interesses e necessidades das crianças aliando sempre, de forma integradora, com as diferentes áreas do saber. A nossa ação educativa centrou-se sempre na criança, valorizando os seus conhecimentos e as suas ideias, tornando-a um agente ativo no seu processo de aprendizagem.This Stage Report is intended to be a reflection of the work that has been developed within the curriculum unit of Supervised Teaching Practice, from the course Masters in Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education. The pedagogical practice was developed in both contexts: the first stage occurred in a Pre-school room, with four and five years old children; the second stage was developed in a 3rd year of elementary school, with a group of eight years old children. The purposed of this report is to present the work that was performed in the contexts, describing and reflecting on the practice performed. We had characterized both groups of children and the two institutions, as well as some of the most significant and demonstrative experiences of teaching and learning developed in the two contexts considered. The learning experiences were planned taking into account the interests and needs of children related always with different areas of knowledge, in an integrative way. Our educational work has always focused on the child itself, valuing their knowledge and ideas, making them active agents in the learning process.Mesquita, ElzaCastanheira, Manuel Luís PintoBiblioteca Digital do IPBMoura, Beatriz Queirós2014-07-24T15:46:53Z20142014-07-242014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9943TID:201026244porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:23:57Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:01:01.747714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Moura, Beatriz Queirós
Experiências de aprendizagem
Educação Pré-Escolar
Aprendizagens integradoras
Participação ativa
1º Ciclo do Ensino Básico
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Moura, Beatriz Queirós
author_facet Moura, Beatriz Queirós
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Elza
Castanheira, Manuel Luís Pinto
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Beatriz Queirós
dc.subject.por.fl_str_mv Experiências de aprendizagem
Educação Pré-Escolar
Aprendizagens integradoras
Participação ativa
1º Ciclo do Ensino Básico
topic Experiências de aprendizagem
Educação Pré-Escolar
Aprendizagens integradoras
Participação ativa
1º Ciclo do Ensino Básico
description O presente Relatório de Estágio pretende ser o reflexo do trabalho que foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, ministrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática pedagógica foi desenvolvida nos dois contextos, sendo numa primeira fase numa sala de Educação Pré-Escolar com crianças de quatro e cinco anos de idade, e numa segunda fase na sala de 3.º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, com um grupo de crianças com oito anos de idade. O objetivo primordial deste relatório é dar a conhecer o trabalho que foi realizado em ambos os contextos, descrevendo e refletindo, sobre a prática realizada. Neste, apresentamos as caracterizações quer dos grupos, quer das duas instituições, bem como algumas das experiências de ensino e aprendizagem consideradas mais significativas e demonstrativas do trabalho desenvolvido nos dois contextos. As experiências de aprendizagem foram planeadas tendo em conta os interesses e necessidades das crianças aliando sempre, de forma integradora, com as diferentes áreas do saber. A nossa ação educativa centrou-se sempre na criança, valorizando os seus conhecimentos e as suas ideias, tornando-a um agente ativo no seu processo de aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-24T15:46:53Z
2014
2014-07-24
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/9943
TID:201026244
url http://hdl.handle.net/10198/9943
identifier_str_mv TID:201026244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135240363442176