Reformas da educação superior no Brasil : tempo(s) e movimento(s)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Sofia Lerche
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nogueira, Jaana Flávia Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8197
Resumo: Este trabalho discute as reformas da educação superior no Brasil com base nas categorias ‘tempo(s)’ e ‘movimento(s)’. Os ‘tempos’ das políticas de educação superior são organizados em diferentes momentos, do surgimento das primeiras instituições desse nível de ensino até o presente; seus ‘movimentos’, por sua vez, são examinados mediante um aprofundamento de indicadores de matrículas nos intervalos considerados, procurando esclarecer a dinâmica entre o público e o privado. O estudo permite tecer algumas considerações relevantes para a análise de políticas, quais sejam: a estreita articulação entre a política educacional e os contextos econômicos e políticos de sua formulação e implementação; a relevância de observar intervalos de análise de ‘longa duração’ para uma compreensão mais ampla do significado das políticas; dentre outras.
id RCAP_78c4e104c576f910c17c71054e5ac619
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8197
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reformas da educação superior no Brasil : tempo(s) e movimento(s)EDUCAÇÃOENSINO SUPERIORENSINO PÚBLICOENSINO PRIVADOREFORMAS EDUCATIVASBRASILEDUCATIONHIGHER EDUCATIONPUBLIC EDUCATIONPRIVATE TEACHINGEDUCATION REFORMSBRAZILEste trabalho discute as reformas da educação superior no Brasil com base nas categorias ‘tempo(s)’ e ‘movimento(s)’. Os ‘tempos’ das políticas de educação superior são organizados em diferentes momentos, do surgimento das primeiras instituições desse nível de ensino até o presente; seus ‘movimentos’, por sua vez, são examinados mediante um aprofundamento de indicadores de matrículas nos intervalos considerados, procurando esclarecer a dinâmica entre o público e o privado. O estudo permite tecer algumas considerações relevantes para a análise de políticas, quais sejam: a estreita articulação entre a política educacional e os contextos econômicos e políticos de sua formulação e implementação; a relevância de observar intervalos de análise de ‘longa duração’ para uma compreensão mais ampla do significado das políticas; dentre outras.Este trabajo discute las reformas de la educación superior en Brasil tomando como base las categorías ‘tiempo(s)’ y ‘movimiento(s)’. Los ‘tiempos’ de las políticas de la educación superior se organizan en distintos momentos, desde el surgimiento de las primeras instituciones de ese nivel de enseñanza hasta el presente; sus ‘movimientos’, a su vez, se examinan por medio de una profundización de indicadores de matrículas en los intervalos considerados, intentando aclarar la dinámica entre lo público y lo privado. El estudio nos permite realizar algunas consideraciones pertinentes para el análisis de las políticas, a saber: la estrecha articulación entre la política educativa y los contextos económicos y políticos de su formulación e implementación; la importancia de observar los intervalos de análisis de ‘larga duración’This paper discusses the reforms of higher education in Brazil based on two categories, namely: ‘time(s)’ and ‘movement(s)’. The ‘times’ of higher education policies are organized in different moments, from the emergence of the first institutions of this level of education to the present; their ‘movements’, in turn, are reviewed by an analysis of its indicators in the considered intervals, seeking to clarify the dynamics between the public and private sectors. The study allows us to make some relevant observations to policy analysis, specifically: the close link between education policy and the economic and political contexts of their formulation and implementation; the relevance of observing ‘long term’ intervals of analysis to a broader understanding of the policies’ significance; among others.Ce travail traite des réformes de l’enseignement supérieur au Brésil en se basant sur les catégories « temps » et « mouvement(s). Les « temps » des politiques de l’enseignement supérieur sont organisés en moments différents, allant de l’apparition des premières institutions de ce niveau d’enseignement jusqu’à présent. Leurs « mouvements », quant à eux, sont analysés grâce à l’approfondissement des indicateurs d’inscription au cours des intervalles pris en considération et l’on essaie d’expliquer la dynamique entre le public et le privé. L’étude permet de faire certaines considérations pertinentes pour l’analyse des politiques, à savoir : le lien étroit entre les politiques de l’éducation et les contextes économiques et politiques de leur formulation et de leur mise en oeuvre ; l’importance d’observer des intervalles d’analyse « à long terme » pour mieux comprendre le sens des politiques, entre autres.Edições Universitárias Lusófonas2017-08-23T13:18:17Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8197por1646-401XVieira, Sofia LercheNogueira, Jaana Flávia Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:33:58Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:32.929696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reformas da educação superior no Brasil : tempo(s) e movimento(s)
title Reformas da educação superior no Brasil : tempo(s) e movimento(s)
spellingShingle Reformas da educação superior no Brasil : tempo(s) e movimento(s)
Vieira, Sofia Lerche
EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
ENSINO PÚBLICO
ENSINO PRIVADO
REFORMAS EDUCATIVAS
BRASIL
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
PUBLIC EDUCATION
PRIVATE TEACHING
EDUCATION REFORMS
BRAZIL
title_short Reformas da educação superior no Brasil : tempo(s) e movimento(s)
title_full Reformas da educação superior no Brasil : tempo(s) e movimento(s)
title_fullStr Reformas da educação superior no Brasil : tempo(s) e movimento(s)
title_full_unstemmed Reformas da educação superior no Brasil : tempo(s) e movimento(s)
title_sort Reformas da educação superior no Brasil : tempo(s) e movimento(s)
author Vieira, Sofia Lerche
author_facet Vieira, Sofia Lerche
Nogueira, Jaana Flávia Fernandes
author_role author
author2 Nogueira, Jaana Flávia Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Sofia Lerche
Nogueira, Jaana Flávia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
ENSINO PÚBLICO
ENSINO PRIVADO
REFORMAS EDUCATIVAS
BRASIL
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
PUBLIC EDUCATION
PRIVATE TEACHING
EDUCATION REFORMS
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
ENSINO PÚBLICO
ENSINO PRIVADO
REFORMAS EDUCATIVAS
BRASIL
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
PUBLIC EDUCATION
PRIVATE TEACHING
EDUCATION REFORMS
BRAZIL
description Este trabalho discute as reformas da educação superior no Brasil com base nas categorias ‘tempo(s)’ e ‘movimento(s)’. Os ‘tempos’ das políticas de educação superior são organizados em diferentes momentos, do surgimento das primeiras instituições desse nível de ensino até o presente; seus ‘movimentos’, por sua vez, são examinados mediante um aprofundamento de indicadores de matrículas nos intervalos considerados, procurando esclarecer a dinâmica entre o público e o privado. O estudo permite tecer algumas considerações relevantes para a análise de políticas, quais sejam: a estreita articulação entre a política educacional e os contextos econômicos e políticos de sua formulação e implementação; a relevância de observar intervalos de análise de ‘longa duração’ para uma compreensão mais ampla do significado das políticas; dentre outras.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-23T13:18:17Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/8197
url http://hdl.handle.net/10437/8197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137078952329216