Narrativas biográficas na formação inicial de professores de Matemática: Reflexões a partir de um olhar retrospectivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Domingos
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5665
Resumo: Os programas de formação inicial de professores têm de criar oportunidades para que os jovens possam analisar e refletir sobre uma variedade de aspectos tais como as suas concepções acerca da disciplina que vão ter de ensinar, do ensino, da educação em geral, da aprendizagem, da avaliação e da escola. Os jovens, futuros professores, têm ainda de ser ajudados a desenvolver um sofisticado conjunto de conhecimentos (e.g., pedagógicos, científicos, curriculares) no contexto da sua formação inicial. Além disso, têm de ser acompanhados e apoiados nas experiências formativas que as práticas lhes proporcionam. Aqui é fundamental que aprendam a mobilizar, integrar e utilizar conhecimentos que os ajudem a resolver os problemas que decorrem dos processos de aprendizagem, ensino e avaliação. É no confronto com as práticas que, muitas vezes, os jovens professores podem atribuir um real significado às suas concepções, às suas experiências passadas e presentes e aos seus conhecimentos. Por isto mesmo, parece mais uma vez fazer sentido que a narrativa dos jovens professores, e, em particular, a sua narrativa biográfica, possa constituir um poderoso processo formativo porque os leva a posicionar-se perante os seus sistemas de concepções, atitudes e conhecimentos e perante o meio social e coletivo em que se desenvolvem profissionalmente. Através da formação inicial, os jovens, futuros professores de matemática, podem compreender que ensinar, ou ser um profissional do ensino, é bem mais do que uma questão de intuição, mais ou menos apoiada nas experiências de cada um, ou de senso comum. Ou seja, a formação inicial pode ser um tempo particularmente importante para que os jovens compreendam a relevância da reflexão e da formação no seu desenvolvimento profissional. Ora, nesta perspectiva, também parece ser evidente a importância das narrativas biográficas. Parece-me ainda interessante mencionar a relevância que, na formação inicial de professores, poderão assumir as suas experiências formativas, ou seja, aquelas experiências que estão normalmente na base das suas ações e decisões futuras, e das quais destaco aqui as seguintes: a) as experiências como aluno dos ensinos básico e secundário; b) as experiências obtidas no curso de formação inicial numa universidade ou numa instituição similar; e c) as experiências que ocorrem nos estágios pedagógicos, ainda enquadradas pelo contexto da formação inicial. O desenvolvimento das concepções e conhecimentos dos professores passa necessariamente pela qualidade e profundidade das reflexões que forem capazes de fazer acerca destas experiências. Repare-se que reviver as experiências enquanto aluno de uma escola do ensino básico e secundário, através da narrativa de natureza biográfica, pode desocultar acontecimentos, fases e pessoas críticas que se venham a revelar fundamentais para a compreensão de concepções e ações do presente. O trabalho que aqui apresento é fundamentalmente uma síntese de artigos que escrevi em 1995, sem que eu, nesta altura, tenha feito qualquer alteração no seu conteúdo. Nestas condições, é importante que o leitor tenha em mente que, para além da introdução e da última seção, redigidas em 2009, tudo o resto é material reescrito dos referidos artigos, elaborados há cerca de 15 anos.
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