Narrar um corpo de deteção a partir da auscultação de Ardente Texto Joshua de Maria Gabriela Llansol
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/32129 |
Resumo: | Quisemos com este exercício ensaiar uma nova dicção teológica, dando voz a uma escritora, Maria Gabriela Llansol, cuja escrita, inconformada com a aparência e comprometida com o fulgor da vida, nos transporta para um campo incómodo e, ao mesmo tempo, puro e verdadeiro: o campo do vivo. Nele veremos como a fecundidade da escrita, animada por uma pulsão, pode aliar-se à própria vida, criando nela um maior sentido de compromisso para com a história. Nesta ânsia pelo reverso justo da história encontramos vidas incompreendidas no seu tempo que encontram no texto um lugar de convívio. No resgate das vidas, os corpos são transfigurados e destinados ao novo mundo que sempre lhes esteve reservado. Uma espécie de vocação que começa agora a ser vivida. O texto fala e convida o leitor a uma nova configuração da relação com ele. Uma relação de silêncio que permita uma escuta em “momentos de estima” e desejos intermináveis ao ponto de converter o leitor num legente e de transformar o ato de leitura em ato de amor. Com este pano de fundo, que desperta a necessidade do novo, nasce a quarta história de Teresa de Lisieux, base do Ardente Texto Joshua. |
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Narrar um corpo de deteção a partir da auscultação de Ardente Texto Joshua de Maria Gabriela LlansolMaria Gabriela LlansolArdente Texto JoshuaTeresa de LisieuxVivoCorposTextoTeologiaLiteraturaLivingBodiesTextTheologyLiteratureDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoQuisemos com este exercício ensaiar uma nova dicção teológica, dando voz a uma escritora, Maria Gabriela Llansol, cuja escrita, inconformada com a aparência e comprometida com o fulgor da vida, nos transporta para um campo incómodo e, ao mesmo tempo, puro e verdadeiro: o campo do vivo. Nele veremos como a fecundidade da escrita, animada por uma pulsão, pode aliar-se à própria vida, criando nela um maior sentido de compromisso para com a história. Nesta ânsia pelo reverso justo da história encontramos vidas incompreendidas no seu tempo que encontram no texto um lugar de convívio. No resgate das vidas, os corpos são transfigurados e destinados ao novo mundo que sempre lhes esteve reservado. Uma espécie de vocação que começa agora a ser vivida. O texto fala e convida o leitor a uma nova configuração da relação com ele. Uma relação de silêncio que permita uma escuta em “momentos de estima” e desejos intermináveis ao ponto de converter o leitor num legente e de transformar o ato de leitura em ato de amor. Com este pano de fundo, que desperta a necessidade do novo, nasce a quarta história de Teresa de Lisieux, base do Ardente Texto Joshua.With this exercise we wanted to test a new theological diction, giving a voice to a writer, Maria Gabriela Llansol whose writing, dissatisfied with the appearance and committed to the glow of life, carries us to an unpleasant, yet pure and real field: the field of the living. We will see in it how the fruitfulness of writing, animated by a drive, can be allied to life itself, creating in it a greater sense of commitment to history. In this eagerness for the fair reverse of history we find lives misunderstood in their time that find in the text a place of coexistence. In the redemption of lives, the bodies are transfigured and destined to the new world that has always been reserved for them. A sort of mission that is now beginning to be lived. The text speaks and invites the reader to a new configuration of the relationship with him. A relationship of silence that allows listening in “moments of esteem” and endless desires to the point of converting the reader into a “legente” and transforming the act of reading into an act of love. With this background, which awakens the need for the new, the fourth story of Thérèse of Lisieux, basis of “Ardente Texto Joshua”, is born.Angélico, José Pedro LopesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaValente, José Gregório Duarte2021-03-01T10:58:31Z2020-12-1520202020-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32129TID:202648788porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:36Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:54.435346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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