Representações pictóricas nos manuais escolares de Ciências Naturais do 7º ano: Terra – Um planeta com vida e Dinâmica interna da Terra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laranjeiro, Raquel Morais
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/24661
Resumo: Dissertação de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, apresentado ao Departamento Ciências da Vida e Departamento Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
id RCAP_78cded8a4db1eabaca167a4cfe3b79de
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/24661
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações pictóricas nos manuais escolares de Ciências Naturais do 7º ano: Terra – Um planeta com vida e Dinâmica interna da TerraCiências NaturaisManuais escolaresRepresentações pictóricasDissertação de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, apresentado ao Departamento Ciências da Vida e Departamento Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.As representações pictóricas são muito valorizadas nos processos de ensino e aprendizagem. Este estudo, realizado no âmbito do mestrado em ensino da Biologia e Geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, baseia-se na análise de conteúdo das representações pictóricas (fotografias, ilustrações, gráficos e mapas) de um tema de Biologia, Terra - um planeta com vida, e outro de Geologia, Dinâmica interna da Terra, em seis manuais escolares de Ciências Naturais do 7º ano de escolaridade (três de edições de 2012 e três de edições anteriores). Os objetivos deste estudo foram analisar a relação entre a superfície de texto e de imagem, analisar morfológica e funcionalmente as representações pictóricas, verificar se estas se encontram devidamente legendadas, com escala, indicação da fonte, e comparar as representações dos manuais editados em 2012 com os anteriores. Nas diferentes edições foram analisadas 489 imagens num total de 281 páginas. De uma forma geral, os resultados mostraram que, nos manuais escolares editados em 2012, houve um aumento do número de representações pictóricas. Num total de 281 páginas, a maioria (163) tem a superfície de texto inferior à superfície de imagem e o tipo de representação mais frequente é a fotografia com 244 representações. Relativamente à análise funcional, a função explicativa é a mais comum em todos os manuais. Na sua maioria, as representações pictóricas encontram-se legendadas, mas sem a indicação da escala e da fonte. O aumento da utilização das representações pictóricas nos manuais escolares poderá estar relacionado com o avanço tecnológico e com as diversas possibilidades de impressão gráfica que valorizam e favorecem os manuais. Com este estudo pretende contribuir-se para uma melhoria de futuras edições de manuais escolares relativamente às representações pictóricas.Pictorial representations are highly valued in the processes of teaching and learning. This study, conducted under the master's degree in teaching of Biology and Geology in the 3rd cycle of basic education and secondary education, is based on content analysis of pictorial representations (photographs, illustrations, charts, and maps) of a theme of biology, Earth - a planet with life, and one of Geology, internal dynamics of the Earth in six textbooks of Natural Sciences of the 7th grade (three from 2012 editions and three from previous editions). The objectives of this study were to analyze the relationship between the surface text and image, analyze morphologically and functionally depictions, check whether they are properly labeled with scale and indication of the source, and compare the representations of the textbooks published in 2012 with the previous. In the different editions, 489 images were analyzed in 281 pages. In general, the results showed that in textbooks published in 2012, there was an increase in the number of pictorial representations. In a total of 281 pages, the text surface of the majority (163) is lower than the image surface and the most frequent type of representation is the photograph with 244 representations. Regarding the functional analysis, the explanatory function is the most common in all the textbooks. Most pictorial representations are labeled, but without indication of the scale or source. The increase of the use of pictorial representations in textbooks may be related to the technological advance and the various possibilities of the printing that value and enhance the textbooks. This study is intended to contribute for the improvement of the pictorial representations of the future textbook editions.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/24661http://hdl.handle.net/10316/24661TID:201670194porLaranjeiro, Raquel Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:33Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/24661Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:56:49.620954Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações pictóricas nos manuais escolares de Ciências Naturais do 7º ano: Terra – Um planeta com vida e Dinâmica interna da Terra
title Representações pictóricas nos manuais escolares de Ciências Naturais do 7º ano: Terra – Um planeta com vida e Dinâmica interna da Terra
spellingShingle Representações pictóricas nos manuais escolares de Ciências Naturais do 7º ano: Terra – Um planeta com vida e Dinâmica interna da Terra
Laranjeiro, Raquel Morais
Ciências Naturais
Manuais escolares
Representações pictóricas
title_short Representações pictóricas nos manuais escolares de Ciências Naturais do 7º ano: Terra – Um planeta com vida e Dinâmica interna da Terra
title_full Representações pictóricas nos manuais escolares de Ciências Naturais do 7º ano: Terra – Um planeta com vida e Dinâmica interna da Terra
title_fullStr Representações pictóricas nos manuais escolares de Ciências Naturais do 7º ano: Terra – Um planeta com vida e Dinâmica interna da Terra
title_full_unstemmed Representações pictóricas nos manuais escolares de Ciências Naturais do 7º ano: Terra – Um planeta com vida e Dinâmica interna da Terra
title_sort Representações pictóricas nos manuais escolares de Ciências Naturais do 7º ano: Terra – Um planeta com vida e Dinâmica interna da Terra
author Laranjeiro, Raquel Morais
author_facet Laranjeiro, Raquel Morais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laranjeiro, Raquel Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Naturais
Manuais escolares
Representações pictóricas
topic Ciências Naturais
Manuais escolares
Representações pictóricas
description Dissertação de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, apresentado ao Departamento Ciências da Vida e Departamento Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/24661
http://hdl.handle.net/10316/24661
TID:201670194
url http://hdl.handle.net/10316/24661
identifier_str_mv TID:201670194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133856461225984