Implementação do Balanced Scorecard na empresa Automóveis do Mondego
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43161 |
Resumo: | Com o desuso dos sistemas tradicionais de gestão baseados somente em indicadores financeiros o BSC torna-se uma ferramenta de gestão fundamental numa economia marcada pela grande competitividade empresarial. O BSC através de objetivos, indicadores, metas, mapa estratégico e iniciativas proporciona aos órgãos de gestão o apoio na monitorização da estratégia e no processo da tomada de decisões. O presente trabalho tem como objetivo primordial a elaboração e aplicação da metodologia BSC para o concessionário Automóveis do Mondego. Para a elaboração do presente trabalho, foi essencial numa fase inicial entender o bem o conceito do BSC através da revisão literária para posterior aplicação. Para a aplicação do BSC na empresa foi fundamental as entrevistas realizadas aos principais responsáveis por cada de departamento, no sentido de definir metas e objetivos, assim como as iniciativas mais indicadas para a organização. As tarefas realizadas no estágio também permitiram identificar certas lacunas na organização, que através do mapa estratégico se tornaram percetíveis. O presente trabalho permitiu constatar que o BSC é benéfico para a AM, na medida em que apoia nas definições da estratégia, permitindo o constante alinhamento da estratégia e facilitando no processo da tomada de decisão. |
id |
RCAP_78d4a25fc225838f7c026b0be7553304 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43161 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Implementação do Balanced Scorecard na empresa Automóveis do MondegoBSCEstratégiaMapa estratégicoTomada de decisõesCom o desuso dos sistemas tradicionais de gestão baseados somente em indicadores financeiros o BSC torna-se uma ferramenta de gestão fundamental numa economia marcada pela grande competitividade empresarial. O BSC através de objetivos, indicadores, metas, mapa estratégico e iniciativas proporciona aos órgãos de gestão o apoio na monitorização da estratégia e no processo da tomada de decisões. O presente trabalho tem como objetivo primordial a elaboração e aplicação da metodologia BSC para o concessionário Automóveis do Mondego. Para a elaboração do presente trabalho, foi essencial numa fase inicial entender o bem o conceito do BSC através da revisão literária para posterior aplicação. Para a aplicação do BSC na empresa foi fundamental as entrevistas realizadas aos principais responsáveis por cada de departamento, no sentido de definir metas e objetivos, assim como as iniciativas mais indicadas para a organização. As tarefas realizadas no estágio também permitiram identificar certas lacunas na organização, que através do mapa estratégico se tornaram percetíveis. O presente trabalho permitiu constatar que o BSC é benéfico para a AM, na medida em que apoia nas definições da estratégia, permitindo o constante alinhamento da estratégia e facilitando no processo da tomada de decisão.Rodrigues, Ana Isabel da Costa NatividadeRepositório ComumGrazina, João Paulo Oliveira2023-01-12T15:07:13Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43161TID:203160541porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-19T02:17:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:17.390056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação do Balanced Scorecard na empresa Automóveis do Mondego |
title |
Implementação do Balanced Scorecard na empresa Automóveis do Mondego |
spellingShingle |
Implementação do Balanced Scorecard na empresa Automóveis do Mondego Grazina, João Paulo Oliveira BSC Estratégia Mapa estratégico Tomada de decisões |
title_short |
Implementação do Balanced Scorecard na empresa Automóveis do Mondego |
title_full |
Implementação do Balanced Scorecard na empresa Automóveis do Mondego |
title_fullStr |
Implementação do Balanced Scorecard na empresa Automóveis do Mondego |
title_full_unstemmed |
Implementação do Balanced Scorecard na empresa Automóveis do Mondego |
title_sort |
Implementação do Balanced Scorecard na empresa Automóveis do Mondego |
author |
Grazina, João Paulo Oliveira |
author_facet |
Grazina, João Paulo Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Ana Isabel da Costa Natividade Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grazina, João Paulo Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BSC Estratégia Mapa estratégico Tomada de decisões |
topic |
BSC Estratégia Mapa estratégico Tomada de decisões |
description |
Com o desuso dos sistemas tradicionais de gestão baseados somente em indicadores financeiros o BSC torna-se uma ferramenta de gestão fundamental numa economia marcada pela grande competitividade empresarial. O BSC através de objetivos, indicadores, metas, mapa estratégico e iniciativas proporciona aos órgãos de gestão o apoio na monitorização da estratégia e no processo da tomada de decisões. O presente trabalho tem como objetivo primordial a elaboração e aplicação da metodologia BSC para o concessionário Automóveis do Mondego. Para a elaboração do presente trabalho, foi essencial numa fase inicial entender o bem o conceito do BSC através da revisão literária para posterior aplicação. Para a aplicação do BSC na empresa foi fundamental as entrevistas realizadas aos principais responsáveis por cada de departamento, no sentido de definir metas e objetivos, assim como as iniciativas mais indicadas para a organização. As tarefas realizadas no estágio também permitiram identificar certas lacunas na organização, que através do mapa estratégico se tornaram percetíveis. O presente trabalho permitiu constatar que o BSC é benéfico para a AM, na medida em que apoia nas definições da estratégia, permitindo o constante alinhamento da estratégia e facilitando no processo da tomada de decisão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-01-12T15:07:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/43161 TID:203160541 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/43161 |
identifier_str_mv |
TID:203160541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130924843008000 |