Implementação do Balanced Scorecard na empresa Automóveis do Mondego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grazina, João Paulo Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43161
Resumo: Com o desuso dos sistemas tradicionais de gestão baseados somente em indicadores financeiros o BSC torna-se uma ferramenta de gestão fundamental numa economia marcada pela grande competitividade empresarial. O BSC através de objetivos, indicadores, metas, mapa estratégico e iniciativas proporciona aos órgãos de gestão o apoio na monitorização da estratégia e no processo da tomada de decisões. O presente trabalho tem como objetivo primordial a elaboração e aplicação da metodologia BSC para o concessionário Automóveis do Mondego. Para a elaboração do presente trabalho, foi essencial numa fase inicial entender o bem o conceito do BSC através da revisão literária para posterior aplicação. Para a aplicação do BSC na empresa foi fundamental as entrevistas realizadas aos principais responsáveis por cada de departamento, no sentido de definir metas e objetivos, assim como as iniciativas mais indicadas para a organização. As tarefas realizadas no estágio também permitiram identificar certas lacunas na organização, que através do mapa estratégico se tornaram percetíveis. O presente trabalho permitiu constatar que o BSC é benéfico para a AM, na medida em que apoia nas definições da estratégia, permitindo o constante alinhamento da estratégia e facilitando no processo da tomada de decisão.
id RCAP_78d4a25fc225838f7c026b0be7553304
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43161
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implementação do Balanced Scorecard na empresa Automóveis do MondegoBSCEstratégiaMapa estratégicoTomada de decisõesCom o desuso dos sistemas tradicionais de gestão baseados somente em indicadores financeiros o BSC torna-se uma ferramenta de gestão fundamental numa economia marcada pela grande competitividade empresarial. O BSC através de objetivos, indicadores, metas, mapa estratégico e iniciativas proporciona aos órgãos de gestão o apoio na monitorização da estratégia e no processo da tomada de decisões. O presente trabalho tem como objetivo primordial a elaboração e aplicação da metodologia BSC para o concessionário Automóveis do Mondego. Para a elaboração do presente trabalho, foi essencial numa fase inicial entender o bem o conceito do BSC através da revisão literária para posterior aplicação. Para a aplicação do BSC na empresa foi fundamental as entrevistas realizadas aos principais responsáveis por cada de departamento, no sentido de definir metas e objetivos, assim como as iniciativas mais indicadas para a organização. As tarefas realizadas no estágio também permitiram identificar certas lacunas na organização, que através do mapa estratégico se tornaram percetíveis. O presente trabalho permitiu constatar que o BSC é benéfico para a AM, na medida em que apoia nas definições da estratégia, permitindo o constante alinhamento da estratégia e facilitando no processo da tomada de decisão.Rodrigues, Ana Isabel da Costa NatividadeRepositório ComumGrazina, João Paulo Oliveira2023-01-12T15:07:13Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43161TID:203160541porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-19T02:17:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:17.390056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implementação do Balanced Scorecard na empresa Automóveis do Mondego
title Implementação do Balanced Scorecard na empresa Automóveis do Mondego
spellingShingle Implementação do Balanced Scorecard na empresa Automóveis do Mondego
Grazina, João Paulo Oliveira
BSC
Estratégia
Mapa estratégico
Tomada de decisões
title_short Implementação do Balanced Scorecard na empresa Automóveis do Mondego
title_full Implementação do Balanced Scorecard na empresa Automóveis do Mondego
title_fullStr Implementação do Balanced Scorecard na empresa Automóveis do Mondego
title_full_unstemmed Implementação do Balanced Scorecard na empresa Automóveis do Mondego
title_sort Implementação do Balanced Scorecard na empresa Automóveis do Mondego
author Grazina, João Paulo Oliveira
author_facet Grazina, João Paulo Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ana Isabel da Costa Natividade
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Grazina, João Paulo Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv BSC
Estratégia
Mapa estratégico
Tomada de decisões
topic BSC
Estratégia
Mapa estratégico
Tomada de decisões
description Com o desuso dos sistemas tradicionais de gestão baseados somente em indicadores financeiros o BSC torna-se uma ferramenta de gestão fundamental numa economia marcada pela grande competitividade empresarial. O BSC através de objetivos, indicadores, metas, mapa estratégico e iniciativas proporciona aos órgãos de gestão o apoio na monitorização da estratégia e no processo da tomada de decisões. O presente trabalho tem como objetivo primordial a elaboração e aplicação da metodologia BSC para o concessionário Automóveis do Mondego. Para a elaboração do presente trabalho, foi essencial numa fase inicial entender o bem o conceito do BSC através da revisão literária para posterior aplicação. Para a aplicação do BSC na empresa foi fundamental as entrevistas realizadas aos principais responsáveis por cada de departamento, no sentido de definir metas e objetivos, assim como as iniciativas mais indicadas para a organização. As tarefas realizadas no estágio também permitiram identificar certas lacunas na organização, que através do mapa estratégico se tornaram percetíveis. O presente trabalho permitiu constatar que o BSC é benéfico para a AM, na medida em que apoia nas definições da estratégia, permitindo o constante alinhamento da estratégia e facilitando no processo da tomada de decisão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-12T15:07:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43161
TID:203160541
url http://hdl.handle.net/10400.26/43161
identifier_str_mv TID:203160541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130924843008000