Ensino de empreendedorismo a crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palinhas, Maria João Boucho
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2971
Resumo: A resposta política apropriada para se ser competitivo, e capaz de alcançar crescimento económico e coesão social passa, em grande parte, pelo empreendedorismo. Actualmente, poucos jovens consideram iniciar e gerir o seu próprio negócio como uma opção de carreira realista e apelativa. Assim, é necessário que os mais jovens sejam expostos ao conceito de empreendedorismo, desde a mais tenra idade. Neste sentido, é objectivo deste estudo compreender que características e motivações tentam incutir nas crianças os programas de empreendedorismo. Para obter estas respostas foi utilizada uma metodologia qualitativa e uma aproximação quantitativa resultando no levantamento dos programas de empreendedorismo e do estudo mais aprofundado de um dos programas – Aprender a Empreender - Junior Achievement Portugal– que serviu de estudo de caso e foi a fonte de recolha dos dados a partir da observação e de questionários aplicados longitudinalmente. Através da investigação empírica foi possível concluir que o nível de conhecimentos adquiridos por parte das crianças aumentou após a experiência educacional. Assim, com este estudo conclui-se que é importante para as crianças terem contacto com programas de ensino de empreendedorismo, uma vez que estes têm como objectivo incutir e desenvolver características pessoais importantes que serão cruciais para se ser um empreendedor. Aliás a situação ideal dar-se-ia se as crianças tivessem acesso precoce e contínuo ao ensino do empreendedorismo ao longo de todos os níveis do sistema educacional.
id RCAP_78d86adca7db31c049fe4ccd04a109de
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2971
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino de empreendedorismo a criançasEnsino de empreendedorismo - CriançasEnsino de empreendedorismo - PedagogiaA resposta política apropriada para se ser competitivo, e capaz de alcançar crescimento económico e coesão social passa, em grande parte, pelo empreendedorismo. Actualmente, poucos jovens consideram iniciar e gerir o seu próprio negócio como uma opção de carreira realista e apelativa. Assim, é necessário que os mais jovens sejam expostos ao conceito de empreendedorismo, desde a mais tenra idade. Neste sentido, é objectivo deste estudo compreender que características e motivações tentam incutir nas crianças os programas de empreendedorismo. Para obter estas respostas foi utilizada uma metodologia qualitativa e uma aproximação quantitativa resultando no levantamento dos programas de empreendedorismo e do estudo mais aprofundado de um dos programas – Aprender a Empreender - Junior Achievement Portugal– que serviu de estudo de caso e foi a fonte de recolha dos dados a partir da observação e de questionários aplicados longitudinalmente. Através da investigação empírica foi possível concluir que o nível de conhecimentos adquiridos por parte das crianças aumentou após a experiência educacional. Assim, com este estudo conclui-se que é importante para as crianças terem contacto com programas de ensino de empreendedorismo, uma vez que estes têm como objectivo incutir e desenvolver características pessoais importantes que serão cruciais para se ser um empreendedor. Aliás a situação ideal dar-se-ia se as crianças tivessem acesso precoce e contínuo ao ensino do empreendedorismo ao longo de todos os níveis do sistema educacional.Paço, Arminda Maria Finisterra douBibliorumPalinhas, Maria João Boucho2015-02-03T13:28:12Z201020102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2971porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:13Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:31.657148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de empreendedorismo a crianças
title Ensino de empreendedorismo a crianças
spellingShingle Ensino de empreendedorismo a crianças
Palinhas, Maria João Boucho
Ensino de empreendedorismo - Crianças
Ensino de empreendedorismo - Pedagogia
title_short Ensino de empreendedorismo a crianças
title_full Ensino de empreendedorismo a crianças
title_fullStr Ensino de empreendedorismo a crianças
title_full_unstemmed Ensino de empreendedorismo a crianças
title_sort Ensino de empreendedorismo a crianças
author Palinhas, Maria João Boucho
author_facet Palinhas, Maria João Boucho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paço, Arminda Maria Finisterra do
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Palinhas, Maria João Boucho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de empreendedorismo - Crianças
Ensino de empreendedorismo - Pedagogia
topic Ensino de empreendedorismo - Crianças
Ensino de empreendedorismo - Pedagogia
description A resposta política apropriada para se ser competitivo, e capaz de alcançar crescimento económico e coesão social passa, em grande parte, pelo empreendedorismo. Actualmente, poucos jovens consideram iniciar e gerir o seu próprio negócio como uma opção de carreira realista e apelativa. Assim, é necessário que os mais jovens sejam expostos ao conceito de empreendedorismo, desde a mais tenra idade. Neste sentido, é objectivo deste estudo compreender que características e motivações tentam incutir nas crianças os programas de empreendedorismo. Para obter estas respostas foi utilizada uma metodologia qualitativa e uma aproximação quantitativa resultando no levantamento dos programas de empreendedorismo e do estudo mais aprofundado de um dos programas – Aprender a Empreender - Junior Achievement Portugal– que serviu de estudo de caso e foi a fonte de recolha dos dados a partir da observação e de questionários aplicados longitudinalmente. Através da investigação empírica foi possível concluir que o nível de conhecimentos adquiridos por parte das crianças aumentou após a experiência educacional. Assim, com este estudo conclui-se que é importante para as crianças terem contacto com programas de ensino de empreendedorismo, uma vez que estes têm como objectivo incutir e desenvolver características pessoais importantes que serão cruciais para se ser um empreendedor. Aliás a situação ideal dar-se-ia se as crianças tivessem acesso precoce e contínuo ao ensino do empreendedorismo ao longo de todos os níveis do sistema educacional.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2010-01-01T00:00:00Z
2015-02-03T13:28:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2971
url http://hdl.handle.net/10400.6/2971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136342222831616