Ensino de empreendedorismo a crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2971 |
Resumo: | A resposta política apropriada para se ser competitivo, e capaz de alcançar crescimento económico e coesão social passa, em grande parte, pelo empreendedorismo. Actualmente, poucos jovens consideram iniciar e gerir o seu próprio negócio como uma opção de carreira realista e apelativa. Assim, é necessário que os mais jovens sejam expostos ao conceito de empreendedorismo, desde a mais tenra idade. Neste sentido, é objectivo deste estudo compreender que características e motivações tentam incutir nas crianças os programas de empreendedorismo. Para obter estas respostas foi utilizada uma metodologia qualitativa e uma aproximação quantitativa resultando no levantamento dos programas de empreendedorismo e do estudo mais aprofundado de um dos programas – Aprender a Empreender - Junior Achievement Portugal– que serviu de estudo de caso e foi a fonte de recolha dos dados a partir da observação e de questionários aplicados longitudinalmente. Através da investigação empírica foi possível concluir que o nível de conhecimentos adquiridos por parte das crianças aumentou após a experiência educacional. Assim, com este estudo conclui-se que é importante para as crianças terem contacto com programas de ensino de empreendedorismo, uma vez que estes têm como objectivo incutir e desenvolver características pessoais importantes que serão cruciais para se ser um empreendedor. Aliás a situação ideal dar-se-ia se as crianças tivessem acesso precoce e contínuo ao ensino do empreendedorismo ao longo de todos os níveis do sistema educacional. |
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Ensino de empreendedorismo a criançasEnsino de empreendedorismo - CriançasEnsino de empreendedorismo - PedagogiaA resposta política apropriada para se ser competitivo, e capaz de alcançar crescimento económico e coesão social passa, em grande parte, pelo empreendedorismo. Actualmente, poucos jovens consideram iniciar e gerir o seu próprio negócio como uma opção de carreira realista e apelativa. Assim, é necessário que os mais jovens sejam expostos ao conceito de empreendedorismo, desde a mais tenra idade. Neste sentido, é objectivo deste estudo compreender que características e motivações tentam incutir nas crianças os programas de empreendedorismo. Para obter estas respostas foi utilizada uma metodologia qualitativa e uma aproximação quantitativa resultando no levantamento dos programas de empreendedorismo e do estudo mais aprofundado de um dos programas – Aprender a Empreender - Junior Achievement Portugal– que serviu de estudo de caso e foi a fonte de recolha dos dados a partir da observação e de questionários aplicados longitudinalmente. Através da investigação empírica foi possível concluir que o nível de conhecimentos adquiridos por parte das crianças aumentou após a experiência educacional. Assim, com este estudo conclui-se que é importante para as crianças terem contacto com programas de ensino de empreendedorismo, uma vez que estes têm como objectivo incutir e desenvolver características pessoais importantes que serão cruciais para se ser um empreendedor. Aliás a situação ideal dar-se-ia se as crianças tivessem acesso precoce e contínuo ao ensino do empreendedorismo ao longo de todos os níveis do sistema educacional.Paço, Arminda Maria Finisterra douBibliorumPalinhas, Maria João Boucho2015-02-03T13:28:12Z201020102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2971porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:13Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:31.657148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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