FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
Texto Completo: | https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/137 |
Resumo: | A metodologia Pedagogia Empreendedora (PE) é uma abordagem pedagógica projetada para apoiar a aprendizagem empreendedora no ensino fundamental. Com base em sistemas e pensamento visionário, a PE foi desenvolvida para dar suporte à processos de aprendizagem e ação voltados ao contexto empreendedor. O programa utiliza materiais elaborados especialmente para este projeto. No ano de 2002 foi realizado um teste-piloto. Já em 2003 e 2004, 6.352 professores e 173.304 estudantes entusiasticamente participaram do programa, em 1.566 escolas de ensino fundamental, no Estado do Paraná, Brasil. Em todo o país, um total de 340 mil estudantes estiveram envolvidos no projeto, totalizando 123 cidades num período de dois anos. Este artigo apresenta o conteúdo e resultados da aplicação da PE e discute a importância do programa para o florescimento do espírito e da ação empreendedora, com base na descrição e discussão do projeto realizado no Paraná. Trata-se do olhar para o ensino do empreendedorismo através das lentes da autoidentidade, da democracia, da cooperação e da aprendizagem, elementos considerados como pilares na construção do autodesenvolvimento. |
id |
ANEGEPE_e4d3a1d488e5a48a4058d03ddc1cfdeb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.regepe.org.br:article/137 |
network_acronym_str |
ANEGEPE |
network_name_str |
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃOEducaçãoEnsino EmpreendedorEnsino FundamentalPedagogia Empreendedora.A metodologia Pedagogia Empreendedora (PE) é uma abordagem pedagógica projetada para apoiar a aprendizagem empreendedora no ensino fundamental. Com base em sistemas e pensamento visionário, a PE foi desenvolvida para dar suporte à processos de aprendizagem e ação voltados ao contexto empreendedor. O programa utiliza materiais elaborados especialmente para este projeto. No ano de 2002 foi realizado um teste-piloto. Já em 2003 e 2004, 6.352 professores e 173.304 estudantes entusiasticamente participaram do programa, em 1.566 escolas de ensino fundamental, no Estado do Paraná, Brasil. Em todo o país, um total de 340 mil estudantes estiveram envolvidos no projeto, totalizando 123 cidades num período de dois anos. Este artigo apresenta o conteúdo e resultados da aplicação da PE e discute a importância do programa para o florescimento do espírito e da ação empreendedora, com base na descrição e discussão do projeto realizado no Paraná. Trata-se do olhar para o ensino do empreendedorismo através das lentes da autoidentidade, da democracia, da cooperação e da aprendizagem, elementos considerados como pilares na construção do autodesenvolvimento.ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas2014-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/13710.14211/regepe.v2i3.137REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 2 No. 3 (2013): Sept./Dec.; 134-181REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 2 Núm. 3 (2013): sept./dic.; 134-181REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 2 n. 3 (2013): set./dez.; 134-1812965-1506reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPEinstname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)instacron:ANEGEPEporhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/137/84Dolabela, FernandoFilion, Louis Jacquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T12:57:54Zoai:ojs.regepe.org.br:article/137Revistahttps://www.regepe.org.br/regepe/indexPRIhttps://www.regepe.org.br/regepe/oaieditorialregep@gmail.com2316-20582316-2058opendoar:2023-03-14T12:57:54Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO |
title |
FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO Dolabela, Fernando Educação Ensino Empreendedor Ensino Fundamental Pedagogia Empreendedora. |
title_short |
FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO |
title_full |
FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO |
title_sort |
FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO |
author |
Dolabela, Fernando |
author_facet |
Dolabela, Fernando Filion, Louis Jacques |
author_role |
author |
author2 |
Filion, Louis Jacques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dolabela, Fernando Filion, Louis Jacques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino Empreendedor Ensino Fundamental Pedagogia Empreendedora. |
topic |
Educação Ensino Empreendedor Ensino Fundamental Pedagogia Empreendedora. |
description |
A metodologia Pedagogia Empreendedora (PE) é uma abordagem pedagógica projetada para apoiar a aprendizagem empreendedora no ensino fundamental. Com base em sistemas e pensamento visionário, a PE foi desenvolvida para dar suporte à processos de aprendizagem e ação voltados ao contexto empreendedor. O programa utiliza materiais elaborados especialmente para este projeto. No ano de 2002 foi realizado um teste-piloto. Já em 2003 e 2004, 6.352 professores e 173.304 estudantes entusiasticamente participaram do programa, em 1.566 escolas de ensino fundamental, no Estado do Paraná, Brasil. Em todo o país, um total de 340 mil estudantes estiveram envolvidos no projeto, totalizando 123 cidades num período de dois anos. Este artigo apresenta o conteúdo e resultados da aplicação da PE e discute a importância do programa para o florescimento do espírito e da ação empreendedora, com base na descrição e discussão do projeto realizado no Paraná. Trata-se do olhar para o ensino do empreendedorismo através das lentes da autoidentidade, da democracia, da cooperação e da aprendizagem, elementos considerados como pilares na construção do autodesenvolvimento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/137 10.14211/regepe.v2i3.137 |
url |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/137 |
identifier_str_mv |
10.14211/regepe.v2i3.137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/137/84 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 2 No. 3 (2013): Sept./Dec.; 134-181 REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 2 Núm. 3 (2013): sept./dic.; 134-181 REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 2 n. 3 (2013): set./dez.; 134-181 2965-1506 reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE instname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) instacron:ANEGEPE |
instname_str |
Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) |
instacron_str |
ANEGEPE |
institution |
ANEGEPE |
reponame_str |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
collection |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
editorialregep@gmail.com |
_version_ |
1803580217313198080 |