FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dolabela, Fernando
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Filion, Louis Jacques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
Texto Completo: https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/137
Resumo: A metodologia Pedagogia Empreendedora (PE) é uma abordagem pedagógica projetada para apoiar a aprendizagem empreendedora no ensino fundamental. Com base em sistemas e pensamento visionário, a PE foi desenvolvida para dar suporte à processos de aprendizagem e ação voltados ao contexto empreendedor. O programa utiliza materiais elaborados especialmente para este projeto. No ano de 2002 foi realizado um teste-piloto. Já em 2003 e 2004, 6.352 professores e 173.304 estudantes entusiasticamente participaram do programa, em 1.566 escolas de ensino fundamental, no Estado do Paraná, Brasil. Em todo o país, um total de 340 mil estudantes estiveram envolvidos no projeto, totalizando 123 cidades num período de dois anos. Este artigo apresenta o conteúdo e resultados da aplicação da PE e discute a importância do programa para o florescimento do espírito e da ação empreendedora, com base na descrição e discussão do projeto realizado no Paraná. Trata-se do olhar para o ensino do empreendedorismo através das lentes da autoidentidade, da democracia, da cooperação e da aprendizagem, elementos considerados como pilares na construção do autodesenvolvimento.
id ANEGEPE_e4d3a1d488e5a48a4058d03ddc1cfdeb
oai_identifier_str oai:ojs.regepe.org.br:article/137
network_acronym_str ANEGEPE
network_name_str REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal
repository_id_str
spelling FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃOEducaçãoEnsino EmpreendedorEnsino FundamentalPedagogia Empreendedora.A metodologia Pedagogia Empreendedora (PE) é uma abordagem pedagógica projetada para apoiar a aprendizagem empreendedora no ensino fundamental. Com base em sistemas e pensamento visionário, a PE foi desenvolvida para dar suporte à processos de aprendizagem e ação voltados ao contexto empreendedor. O programa utiliza materiais elaborados especialmente para este projeto. No ano de 2002 foi realizado um teste-piloto. Já em 2003 e 2004, 6.352 professores e 173.304 estudantes entusiasticamente participaram do programa, em 1.566 escolas de ensino fundamental, no Estado do Paraná, Brasil. Em todo o país, um total de 340 mil estudantes estiveram envolvidos no projeto, totalizando 123 cidades num período de dois anos. Este artigo apresenta o conteúdo e resultados da aplicação da PE e discute a importância do programa para o florescimento do espírito e da ação empreendedora, com base na descrição e discussão do projeto realizado no Paraná. Trata-se do olhar para o ensino do empreendedorismo através das lentes da autoidentidade, da democracia, da cooperação e da aprendizagem, elementos considerados como pilares na construção do autodesenvolvimento.ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas2014-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/13710.14211/regepe.v2i3.137REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 2 No. 3 (2013): Sept./Dec.; 134-181REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 2 Núm. 3 (2013): sept./dic.; 134-181REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 2 n. 3 (2013): set./dez.; 134-1812965-1506reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPEinstname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)instacron:ANEGEPEporhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/137/84Dolabela, FernandoFilion, Louis Jacquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T12:57:54Zoai:ojs.regepe.org.br:article/137Revistahttps://www.regepe.org.br/regepe/indexPRIhttps://www.regepe.org.br/regepe/oaieditorialregep@gmail.com2316-20582316-2058opendoar:2023-03-14T12:57:54Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)false
dc.title.none.fl_str_mv FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO
title FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO
spellingShingle FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO
Dolabela, Fernando
Educação
Ensino Empreendedor
Ensino Fundamental
Pedagogia Empreendedora.
title_short FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO
title_full FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO
title_fullStr FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO
title_sort FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO
author Dolabela, Fernando
author_facet Dolabela, Fernando
Filion, Louis Jacques
author_role author
author2 Filion, Louis Jacques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dolabela, Fernando
Filion, Louis Jacques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino Empreendedor
Ensino Fundamental
Pedagogia Empreendedora.
topic Educação
Ensino Empreendedor
Ensino Fundamental
Pedagogia Empreendedora.
description A metodologia Pedagogia Empreendedora (PE) é uma abordagem pedagógica projetada para apoiar a aprendizagem empreendedora no ensino fundamental. Com base em sistemas e pensamento visionário, a PE foi desenvolvida para dar suporte à processos de aprendizagem e ação voltados ao contexto empreendedor. O programa utiliza materiais elaborados especialmente para este projeto. No ano de 2002 foi realizado um teste-piloto. Já em 2003 e 2004, 6.352 professores e 173.304 estudantes entusiasticamente participaram do programa, em 1.566 escolas de ensino fundamental, no Estado do Paraná, Brasil. Em todo o país, um total de 340 mil estudantes estiveram envolvidos no projeto, totalizando 123 cidades num período de dois anos. Este artigo apresenta o conteúdo e resultados da aplicação da PE e discute a importância do programa para o florescimento do espírito e da ação empreendedora, com base na descrição e discussão do projeto realizado no Paraná. Trata-se do olhar para o ensino do empreendedorismo através das lentes da autoidentidade, da democracia, da cooperação e da aprendizagem, elementos considerados como pilares na construção do autodesenvolvimento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/137
10.14211/regepe.v2i3.137
url https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/137
identifier_str_mv 10.14211/regepe.v2i3.137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/137/84
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
publisher.none.fl_str_mv ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
dc.source.none.fl_str_mv REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 2 No. 3 (2013): Sept./Dec.; 134-181
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 2 Núm. 3 (2013): sept./dic.; 134-181
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 2 n. 3 (2013): set./dez.; 134-181
2965-1506
reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
instname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
instacron:ANEGEPE
instname_str Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
instacron_str ANEGEPE
institution ANEGEPE
reponame_str Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
collection Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
repository.name.fl_str_mv Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
repository.mail.fl_str_mv editorialregep@gmail.com
_version_ 1803580217313198080