A construção de si no seio da família : percepções de pré-adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basto, Mafalda Bettencourt da Camara de Magalhães Ramalho Pinto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23136
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015
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spelling A construção de si no seio da família : percepções de pré-adolescentesPercepção de siRepresentações familiaresCrianças em riscoTeses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015O estudo teve por objetivo caracterizar o Conceito de Si e as representações de família, particularmente, a influência das vivências familiares na construção do Conceito de Si em pré-adolescentes. Para tal, foram estudadas duas amostras de pré-adolescentes de ambos os sexos: uma de participantes (n = 19) a viver em contextos familiares de normalidade (CN) e outra de participantes (n = 12) em contextos familiares de vulnerabilidade (CV). O estudo foi exploratório e seguiu um desenho transversal de comparação entre grupos. Foram utilizados dois instrumentos de natureza diferenciada: um self report, a versão experimental portuguesa da versão para crianças da Tennessee Self Concept Scale; e uma prova de cariz projetivo, o Family Apperception Test. A análise de resultados indica que as crianças do CN apresentam um Conceito de Si positivo e equilibrado. Revelam também capacidade para encontrar resoluções plausíveis para os conflitos e para percecionar os outros como aliados nesses conflitos. As crianças do CV apresentam um Conceito de Si menos positivo e menos equilibrado, particularmente em relação à perceção da sua adequação na interação social (Conceito de Si Social) e do seu valor e competência no contexto escolar (Conceito de Si Académico). Revelam também mais dificuldades em abordar e elaborar conflitos familiares, em encontrar resoluções positivas para os conflitos e em desenvolver expectativas positivas sobre o papel dos outros na sua vida. Respostas com conteúdo raro foram também mais frequentes nas narrativas destas crianças, sugerindo a presença de conteúdos e processos psicológicos que merecem ser explorados pelo valor clínico que encerram. Independentemente do contexto de vida familiar dos participantes, verificou-se uma proximidade entre a forma como as crianças desta idade se percepcionam a si próprias enquanto membros de uma família (Conceito de Si Familiar) e o seu nível global de autoestima e satisfação consigo próprias (Conceito de Si Global), sugerindo a necessidade de se sentirem acolhidas na sua família e vivenciarem relações familiares satisfatórias.The aim of this study was to address the correlation between Self Concept and Family Representation, particularly the impact of family experience in the construction of Self Concept in pre-adolescents. The study was carried out with two samples of non-institutionalized male and female pre-adolescents from different family contexts: a group (n= 19) from normative family contexts (NC) and another (n=12) from vulnerability family contexts (VC). The work was explanatory and followed a transversal comparative approach combining two different evaluation instruments: a self report, the experimental child oriented Portuguese version of the Tennessee Self Concept Scale, and a projective test, the Family Apperception Test. The analysis of the data revealed that NC pre-adolescents showed a positive and balanced Self Concept, ability to find suitable solutions to conflicts and a predisposition to perceive others as potential allies in conflict situations, while VC pre-adolescents showed a less positive and balanced Self Concept, particularly in social interaction (Social Self Concept) and in academic value and competence (Academic Self Concept). VC preadolescents also showed a comparative difficulty in addressing, foreseeing and finding solutions to family conflicts and in developing positive expectations of others. Maladaptive contents in narrative representations were also more frequent in VC pre-adolescents, suggesting psychological processes worth to be clinically addressed. Regardless of family context, a strong connection between the way pre-adolescents see themselves as members of a family (Family Self Concept) and their global self esteem and self satisfaction (Global Self Concept) was observed, pointing to the need to experience close, stable and nurturing family ties.Novo, Rosa, 1957-Repositório da Universidade de LisboaBasto, Mafalda Bettencourt da Camara de Magalhães Ramalho Pinto2016-03-28T10:42:12Z20152015-10-192015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23136porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:36.147408Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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