Contributo para o manual escolar digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Filipa Veiga
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14136
Resumo: A finalidade desta investigação é o incremento de um modelo conceptual para o manual escolar digital, teoricamente justificada pela investigação específica feita em torno do progresso do Design, do progresso dos manuais escolares, do progresso do ensino e do progresso das tecnologias. A proposta é o resultado do cruzamento dos conhecimentos adquiridos com o corpo teórico, o estado de arte, o inquérito por questionário e a análise de manuais escolares. Com a proposta, pretendemos estabelecer uma base conceptual para o desenvolvimento de manuais escolares digitais, orientados às disciplinas da componente de formação técnica dos Cursos Profissionais de Design, que resultem em práticas de ensino-aprendizagem melhoradas, inclusivas, adequadas à sociedade do conhecimento e à escola do século XXI. Para desenvolver este estudo recorremos a uma abordagem metodológica transdisciplinar em que o conhecimento necessário ao desenvolvimento da proposta resulta da justaposição de conhecimentos do ponto de vista metadisciplinar – Design, História, Ensino e Tecnologia. No que se refere à estratégia projetual, esta passou pelas seguintes fases: recolha e análise de dados obtidos por inquérito, por questionário, análise comparativa e descritiva de casos do nosso objeto de estudo, desenvolvimento de uma classificação facetada para manuais escolares, desenvolvimento de uma proposta de modelo conceptual de manual escolar digital para tablet e de uma experiência gráfica. Os dados obtidos pelo inquérito demonstram a carência de manuais escolares para as disciplinas da Componente de Formação Técnica dos Cursos Profissionais de Design, assim como a necessidade de manuais escolares sentida por alunos e docentes destes cursos. A amostra prefere o manual escolar para o suporte tablet. A análise do nosso objeto de estudo mostra que, na sua maioria, os manuais escolares digitais disponíveis no mercado, não são desenhados especificamente para o suporte digital. Eles são e-books da versão do manual escolar analógico, apresentados numa interface que disponibiliza ferramentas de navegação e interação (escrita e desenho). No que se refere ao Design, à comunicação e gestão dos conteúdos e recursos, as soluções são as mesmas da versão analógica. Apresentam por isso, as mesmas soluções gráficas e estruturais dos manuais escolares impressos, que funcionam, mas para o formato analógico. O novo modelo conceptual de manual escolar está orientado às disciplinas a Componente de Formação Técnica dos Cursos de Ensino Profissionais de Design. A proposta é para o tablet e explora o desenho em função do suporte, bem como, as potencialidades da tecnologia aliada à web, à realidade aumentada e aos sistemas baseados no conhecimento.
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