Contributo para o manual escolar digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14136 |
Resumo: | A finalidade desta investigação é o incremento de um modelo conceptual para o manual escolar digital, teoricamente justificada pela investigação específica feita em torno do progresso do Design, do progresso dos manuais escolares, do progresso do ensino e do progresso das tecnologias. A proposta é o resultado do cruzamento dos conhecimentos adquiridos com o corpo teórico, o estado de arte, o inquérito por questionário e a análise de manuais escolares. Com a proposta, pretendemos estabelecer uma base conceptual para o desenvolvimento de manuais escolares digitais, orientados às disciplinas da componente de formação técnica dos Cursos Profissionais de Design, que resultem em práticas de ensino-aprendizagem melhoradas, inclusivas, adequadas à sociedade do conhecimento e à escola do século XXI. Para desenvolver este estudo recorremos a uma abordagem metodológica transdisciplinar em que o conhecimento necessário ao desenvolvimento da proposta resulta da justaposição de conhecimentos do ponto de vista metadisciplinar – Design, História, Ensino e Tecnologia. No que se refere à estratégia projetual, esta passou pelas seguintes fases: recolha e análise de dados obtidos por inquérito, por questionário, análise comparativa e descritiva de casos do nosso objeto de estudo, desenvolvimento de uma classificação facetada para manuais escolares, desenvolvimento de uma proposta de modelo conceptual de manual escolar digital para tablet e de uma experiência gráfica. Os dados obtidos pelo inquérito demonstram a carência de manuais escolares para as disciplinas da Componente de Formação Técnica dos Cursos Profissionais de Design, assim como a necessidade de manuais escolares sentida por alunos e docentes destes cursos. A amostra prefere o manual escolar para o suporte tablet. A análise do nosso objeto de estudo mostra que, na sua maioria, os manuais escolares digitais disponíveis no mercado, não são desenhados especificamente para o suporte digital. Eles são e-books da versão do manual escolar analógico, apresentados numa interface que disponibiliza ferramentas de navegação e interação (escrita e desenho). No que se refere ao Design, à comunicação e gestão dos conteúdos e recursos, as soluções são as mesmas da versão analógica. Apresentam por isso, as mesmas soluções gráficas e estruturais dos manuais escolares impressos, que funcionam, mas para o formato analógico. O novo modelo conceptual de manual escolar está orientado às disciplinas a Componente de Formação Técnica dos Cursos de Ensino Profissionais de Design. A proposta é para o tablet e explora o desenho em função do suporte, bem como, as potencialidades da tecnologia aliada à web, à realidade aumentada e aos sistemas baseados no conhecimento. |
id |
RCAP_78e23144a2c099b7b9e400ce08256d5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14136 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributo para o manual escolar digitalDesignDesign de produtosManuais escolares - DesignAplicações móveisCursos profissionaisEstratégias de ensinoA finalidade desta investigação é o incremento de um modelo conceptual para o manual escolar digital, teoricamente justificada pela investigação específica feita em torno do progresso do Design, do progresso dos manuais escolares, do progresso do ensino e do progresso das tecnologias. A proposta é o resultado do cruzamento dos conhecimentos adquiridos com o corpo teórico, o estado de arte, o inquérito por questionário e a análise de manuais escolares. Com a proposta, pretendemos estabelecer uma base conceptual para o desenvolvimento de manuais escolares digitais, orientados às disciplinas da componente de formação técnica dos Cursos Profissionais de Design, que resultem em práticas de ensino-aprendizagem melhoradas, inclusivas, adequadas à sociedade do conhecimento e à escola do século XXI. Para desenvolver este estudo recorremos a uma abordagem metodológica transdisciplinar em que o conhecimento necessário ao desenvolvimento da proposta resulta da justaposição de conhecimentos do ponto de vista metadisciplinar – Design, História, Ensino e Tecnologia. No que se refere à estratégia projetual, esta passou pelas seguintes fases: recolha e análise de dados obtidos por inquérito, por questionário, análise comparativa e descritiva de casos do nosso objeto de estudo, desenvolvimento de uma classificação facetada para manuais escolares, desenvolvimento de uma proposta de modelo conceptual de manual escolar digital para tablet e de uma experiência gráfica. Os dados obtidos pelo inquérito demonstram a carência de manuais escolares para as disciplinas da Componente de Formação Técnica dos Cursos Profissionais de Design, assim como a necessidade de manuais escolares sentida por alunos e docentes destes cursos. A amostra prefere o manual escolar para o suporte tablet. A análise do nosso objeto de estudo mostra que, na sua maioria, os manuais escolares digitais disponíveis no mercado, não são desenhados especificamente para o suporte digital. Eles são e-books da versão do manual escolar analógico, apresentados numa interface que disponibiliza ferramentas de navegação e interação (escrita e desenho). No que se refere ao Design, à comunicação e gestão dos conteúdos e recursos, as soluções são as mesmas da versão analógica. Apresentam por isso, as mesmas soluções gráficas e estruturais dos manuais escolares impressos, que funcionam, mas para o formato analógico. O novo modelo conceptual de manual escolar está orientado às disciplinas a Componente de Formação Técnica dos Cursos de Ensino Profissionais de Design. A proposta é para o tablet e explora o desenho em função do suporte, bem como, as potencialidades da tecnologia aliada à web, à realidade aumentada e aos sistemas baseados no conhecimento.Universidade de Aveiro2014-12-112014-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14136TID:201574870porTavares, Filipa Veigainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:48Zoai:ria.ua.pt:10773/14136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:47.112704Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributo para o manual escolar digital |
title |
Contributo para o manual escolar digital |
spellingShingle |
Contributo para o manual escolar digital Tavares, Filipa Veiga Design Design de produtos Manuais escolares - Design Aplicações móveis Cursos profissionais Estratégias de ensino |
title_short |
Contributo para o manual escolar digital |
title_full |
Contributo para o manual escolar digital |
title_fullStr |
Contributo para o manual escolar digital |
title_full_unstemmed |
Contributo para o manual escolar digital |
title_sort |
Contributo para o manual escolar digital |
author |
Tavares, Filipa Veiga |
author_facet |
Tavares, Filipa Veiga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Filipa Veiga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Design de produtos Manuais escolares - Design Aplicações móveis Cursos profissionais Estratégias de ensino |
topic |
Design Design de produtos Manuais escolares - Design Aplicações móveis Cursos profissionais Estratégias de ensino |
description |
A finalidade desta investigação é o incremento de um modelo conceptual para o manual escolar digital, teoricamente justificada pela investigação específica feita em torno do progresso do Design, do progresso dos manuais escolares, do progresso do ensino e do progresso das tecnologias. A proposta é o resultado do cruzamento dos conhecimentos adquiridos com o corpo teórico, o estado de arte, o inquérito por questionário e a análise de manuais escolares. Com a proposta, pretendemos estabelecer uma base conceptual para o desenvolvimento de manuais escolares digitais, orientados às disciplinas da componente de formação técnica dos Cursos Profissionais de Design, que resultem em práticas de ensino-aprendizagem melhoradas, inclusivas, adequadas à sociedade do conhecimento e à escola do século XXI. Para desenvolver este estudo recorremos a uma abordagem metodológica transdisciplinar em que o conhecimento necessário ao desenvolvimento da proposta resulta da justaposição de conhecimentos do ponto de vista metadisciplinar – Design, História, Ensino e Tecnologia. No que se refere à estratégia projetual, esta passou pelas seguintes fases: recolha e análise de dados obtidos por inquérito, por questionário, análise comparativa e descritiva de casos do nosso objeto de estudo, desenvolvimento de uma classificação facetada para manuais escolares, desenvolvimento de uma proposta de modelo conceptual de manual escolar digital para tablet e de uma experiência gráfica. Os dados obtidos pelo inquérito demonstram a carência de manuais escolares para as disciplinas da Componente de Formação Técnica dos Cursos Profissionais de Design, assim como a necessidade de manuais escolares sentida por alunos e docentes destes cursos. A amostra prefere o manual escolar para o suporte tablet. A análise do nosso objeto de estudo mostra que, na sua maioria, os manuais escolares digitais disponíveis no mercado, não são desenhados especificamente para o suporte digital. Eles são e-books da versão do manual escolar analógico, apresentados numa interface que disponibiliza ferramentas de navegação e interação (escrita e desenho). No que se refere ao Design, à comunicação e gestão dos conteúdos e recursos, as soluções são as mesmas da versão analógica. Apresentam por isso, as mesmas soluções gráficas e estruturais dos manuais escolares impressos, que funcionam, mas para o formato analógico. O novo modelo conceptual de manual escolar está orientado às disciplinas a Componente de Formação Técnica dos Cursos de Ensino Profissionais de Design. A proposta é para o tablet e explora o desenho em função do suporte, bem como, as potencialidades da tecnologia aliada à web, à realidade aumentada e aos sistemas baseados no conhecimento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-11 2014-12-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14136 TID:201574870 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14136 |
identifier_str_mv |
TID:201574870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137548768903168 |