O CONFLITO NO JARDIM DE INFÂNCIA COMO OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER UMA CULTURA DE MEDIAÇÃO E DE PAZ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.29073/j2.v4i1.319 |
Resumo: | Na educação é imperativa a abordagem transversal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), passando pelo acesso a uma educação inclusiva, de qualidade e equitativa, que promova saberes básicos dos cidadãos do século XXI, tais como a cidadania ativa e a gestão e resolução de situações problemáticas e conflitos. O conflito é uma das bases relacionais pelas quais o dinamismo e a criatividade se desenvolvem e importa não o diabolizar como fenómeno a controlar e evitar. Através dele manifesta-se a diversidade e expressa-se a singularidade que tanto apreciamos quando valorizamos a pluralidade e quando defendemos a inclusão, a equidade e a democracia como princípios de construção edificadora das nossas sociedades. Nos estudos apresentados pretendeu-se evidenciar a compreensão do fenómeno do conflito entre crianças, procurando refletir conjuntamente com as educadoras sobre a importância da promoção da gestão/mediação de situações de conflitos enquanto oportunidades de aprendizagem de princípios e valores de atuação, conducente a uma progressiva cultura de mediação e de paz. |
id |
RCAP_78f28c85840722b376f6ccab6159b237 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ponteditora.org:article/319 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O CONFLITO NO JARDIM DE INFÂNCIA COMO OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER UMA CULTURA DE MEDIAÇÃO E DE PAZEducação de Infância; Conflito; Mediação; Cidadania; Educação para a PazNa educação é imperativa a abordagem transversal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), passando pelo acesso a uma educação inclusiva, de qualidade e equitativa, que promova saberes básicos dos cidadãos do século XXI, tais como a cidadania ativa e a gestão e resolução de situações problemáticas e conflitos. O conflito é uma das bases relacionais pelas quais o dinamismo e a criatividade se desenvolvem e importa não o diabolizar como fenómeno a controlar e evitar. Através dele manifesta-se a diversidade e expressa-se a singularidade que tanto apreciamos quando valorizamos a pluralidade e quando defendemos a inclusão, a equidade e a democracia como princípios de construção edificadora das nossas sociedades. Nos estudos apresentados pretendeu-se evidenciar a compreensão do fenómeno do conflito entre crianças, procurando refletir conjuntamente com as educadoras sobre a importância da promoção da gestão/mediação de situações de conflitos enquanto oportunidades de aprendizagem de princípios e valores de atuação, conducente a uma progressiva cultura de mediação e de paz.Ponteditora2021-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.29073/j2.v4i1.319oai:revistas.ponteditora.org:article/319J² - Legal Journal; Vol. 4 No. 1 (2021): J2 - Jornal Jurídico; 077-096J² - Jornal Jurídico; Vol. 4 N.º 1 (2021): J2 - Jornal Jurídico; 077-0962184-308210.29073/j2.v4i1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ponteditora.org/index.php/j2/article/view/319https://doi.org/10.29073/j2.v4i1.319https://revistas.ponteditora.org/index.php/j2/article/view/319/243Direitos de Autor (c) 2021 Catarina Sobral, Ana Paula Caetanoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSobral, CatarinaCaetano, Ana Paula2022-12-20T10:56:58Zoai:revistas.ponteditora.org:article/319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:19:08.547441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CONFLITO NO JARDIM DE INFÂNCIA COMO OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER UMA CULTURA DE MEDIAÇÃO E DE PAZ |
title |
O CONFLITO NO JARDIM DE INFÂNCIA COMO OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER UMA CULTURA DE MEDIAÇÃO E DE PAZ |
spellingShingle |
O CONFLITO NO JARDIM DE INFÂNCIA COMO OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER UMA CULTURA DE MEDIAÇÃO E DE PAZ Sobral, Catarina Educação de Infância; Conflito; Mediação; Cidadania; Educação para a Paz |
title_short |
O CONFLITO NO JARDIM DE INFÂNCIA COMO OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER UMA CULTURA DE MEDIAÇÃO E DE PAZ |
title_full |
O CONFLITO NO JARDIM DE INFÂNCIA COMO OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER UMA CULTURA DE MEDIAÇÃO E DE PAZ |
title_fullStr |
O CONFLITO NO JARDIM DE INFÂNCIA COMO OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER UMA CULTURA DE MEDIAÇÃO E DE PAZ |
title_full_unstemmed |
O CONFLITO NO JARDIM DE INFÂNCIA COMO OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER UMA CULTURA DE MEDIAÇÃO E DE PAZ |
title_sort |
O CONFLITO NO JARDIM DE INFÂNCIA COMO OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER UMA CULTURA DE MEDIAÇÃO E DE PAZ |
author |
Sobral, Catarina |
author_facet |
Sobral, Catarina Caetano, Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Caetano, Ana Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobral, Catarina Caetano, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Infância; Conflito; Mediação; Cidadania; Educação para a Paz |
topic |
Educação de Infância; Conflito; Mediação; Cidadania; Educação para a Paz |
description |
Na educação é imperativa a abordagem transversal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), passando pelo acesso a uma educação inclusiva, de qualidade e equitativa, que promova saberes básicos dos cidadãos do século XXI, tais como a cidadania ativa e a gestão e resolução de situações problemáticas e conflitos. O conflito é uma das bases relacionais pelas quais o dinamismo e a criatividade se desenvolvem e importa não o diabolizar como fenómeno a controlar e evitar. Através dele manifesta-se a diversidade e expressa-se a singularidade que tanto apreciamos quando valorizamos a pluralidade e quando defendemos a inclusão, a equidade e a democracia como princípios de construção edificadora das nossas sociedades. Nos estudos apresentados pretendeu-se evidenciar a compreensão do fenómeno do conflito entre crianças, procurando refletir conjuntamente com as educadoras sobre a importância da promoção da gestão/mediação de situações de conflitos enquanto oportunidades de aprendizagem de princípios e valores de atuação, conducente a uma progressiva cultura de mediação e de paz. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.29073/j2.v4i1.319 oai:revistas.ponteditora.org:article/319 |
url |
https://doi.org/10.29073/j2.v4i1.319 |
identifier_str_mv |
oai:revistas.ponteditora.org:article/319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ponteditora.org/index.php/j2/article/view/319 https://doi.org/10.29073/j2.v4i1.319 https://revistas.ponteditora.org/index.php/j2/article/view/319/243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Catarina Sobral, Ana Paula Caetano info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Catarina Sobral, Ana Paula Caetano |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ponteditora |
publisher.none.fl_str_mv |
Ponteditora |
dc.source.none.fl_str_mv |
J² - Legal Journal; Vol. 4 No. 1 (2021): J2 - Jornal Jurídico; 077-096 J² - Jornal Jurídico; Vol. 4 N.º 1 (2021): J2 - Jornal Jurídico; 077-096 2184-3082 10.29073/j2.v4i1 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130642351390720 |