O CONFLITO NO JARDIM DE INFÂNCIA COMO OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER UMA CULTURA DE MEDIAÇÃO E DE PAZ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral, Catarina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Caetano, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.29073/j2.v4i1.319
Resumo: Na educação é imperativa a abordagem transversal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), passando pelo acesso a uma educação inclusiva, de qualidade e equitativa, que promova saberes básicos dos cidadãos do século XXI, tais como a cidadania ativa e a gestão e resolução de situações problemáticas e conflitos. O conflito é uma das bases relacionais pelas quais o dinamismo e a criatividade se desenvolvem e importa não o diabolizar como fenómeno a controlar e evitar. Através dele manifesta-se a diversidade e expressa-se a singularidade que tanto apreciamos quando valorizamos a pluralidade e quando defendemos a inclusão, a equidade e a democracia como princípios de construção edificadora das nossas sociedades. Nos estudos apresentados pretendeu-se evidenciar a compreensão do fenómeno do conflito entre crianças, procurando refletir conjuntamente com as educadoras sobre a importância da promoção da gestão/mediação de situações de conflitos enquanto oportunidades de aprendizagem de princípios e valores de atuação, conducente a uma progressiva cultura de mediação e de paz.
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