O plano de comunicação do canal 180: análise estratégica e opinião dos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Liliana Sofia Bastos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/10774
Resumo: A comunicação é um processo comum em todas as sociedades, desde que o individuo sentiu a necessidade de expressar os seus sentimentos, por isso, o elemento diferenciador deste sistema é o modo como os inúmeros indivíduos comunicam uns com os outros em sociedade. De acordo com esta linha de pensamento, e com base no papel importante que a comunicação tem ganho para as instituições empresariais, esta dissertação de mestrado estuda o plano de comunicação do Canal 180, analisando a sua estratégia de comunicação, e recolhendo a opinião dos seus consumidores acerca da sua comunicação publicitária. Fundado em 2011 pela OSTV – Open Source Television, o Canal 180 é o primeiro canal de televisão dedicado exclusivamente às artes, à criatividade, e à cultura. Os promotores deste canal de televisão elaboraram o plano de comunicação do Canal 180 segundo uma cadeia de valor criativa, e um orçamento de comunicação low-cost. Este estudo do plano de comunicação do Canal 180 envolve os consumidores deste canal de televisão e as suas relações com: i) as tecnologias de informação, ii) a comunicação, e iii) a cultura. Através de uma metodologia de estudo de caso assente na combinação de três técnicas de recolha de dados: i) observação documental do canal de televisão, website, redes sociais, e app mobile, ii) análise documental das referências bibliográficas, e iii) inquérito por questionário online aos consumidores do Canal 180. Em publicidade, a comunicação está sujeita a uma constante avaliação por todos os indivíduos, e estes estão cada vez mais informados, exigentes, e próximos das tecnologias de informação. Por isso, a avaliação da comunicação publicitária do Canal 180 é muito importante para a equipa deste canal de televisão, pois permite que conheçam a opinião dos seus consumidores, e que identifiquem as necessidades dos mesmos, procurando satisfaze-los através dos seus conteúdos televisivos originais e de qualidade. Em suma, esta dissertação de mestrado espera recolher os dados necessários para concluir que o Canal 180 atinge os objetivos de comunicação pretendidos, e identificar as opiniões dos consumidores sobre a comunicação publicitária deste canal de televisão, apoiando o Canal 180 nas suas futuras tomadas de decisão do seu plano de comunicação.
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Os promotores deste canal de televisão elaboraram o plano de comunicação do Canal 180 segundo uma cadeia de valor criativa, e um orçamento de comunicação low-cost. Este estudo do plano de comunicação do Canal 180 envolve os consumidores deste canal de televisão e as suas relações com: i) as tecnologias de informação, ii) a comunicação, e iii) a cultura. Através de uma metodologia de estudo de caso assente na combinação de três técnicas de recolha de dados: i) observação documental do canal de televisão, website, redes sociais, e app mobile, ii) análise documental das referências bibliográficas, e iii) inquérito por questionário online aos consumidores do Canal 180. Em publicidade, a comunicação está sujeita a uma constante avaliação por todos os indivíduos, e estes estão cada vez mais informados, exigentes, e próximos das tecnologias de informação. Por isso, a avaliação da comunicação publicitária do Canal 180 é muito importante para a equipa deste canal de televisão, pois permite que conheçam a opinião dos seus consumidores, e que identifiquem as necessidades dos mesmos, procurando satisfaze-los através dos seus conteúdos televisivos originais e de qualidade. Em suma, esta dissertação de mestrado espera recolher os dados necessários para concluir que o Canal 180 atinge os objetivos de comunicação pretendidos, e identificar as opiniões dos consumidores sobre a comunicação publicitária deste canal de televisão, apoiando o Canal 180 nas suas futuras tomadas de decisão do seu plano de comunicação.The communication is a common process in all societies, as long as the individual felt the need to express their feelings, so the differentiating element of this system is the way of many people communicate with each other in society. According to this line of thinking, and based on the important function that communication has gained to the business institution, this master thesis studies the Channel 180 communication plan, analyzing its communication strategy, and collecting the opinions of the consumers about their advertising communication. Founded in 2011 by OSTV - Open Source Television, Channel 180 is the first television channel dedicated exclusively to the arts, creativity and culture. The promoters of this television channel drew up the communication plan of Channel 180 according a cycle of creative value, and low-cost communication budget. This study of the Channel 180 communication plan involves consumers of this television channel and its relations with: i) information technology, ii) communication, and iii) culture. Through a case study methodology based on the combination of three data collection techniques: i) documentary observation of the TV channel, website, social networking, and mobile app, ii) documentary analysis of references, and iii) survey online questionnaire to Channel 180 consumers. In advertising, communication is subject to ongoing evaluation by all individuals, and these are increasingly informed, demanding, and close to the information technologies. Therefore, the evaluation of the advertising communication channel 180 is very important for the team this television channel, because it allows to know the opinion of its customers, and to identify their needs, looking satisfy them through its original television content and quality. In conclusion, this Master's thesis hopes to collect the necessary data to conclude that the Channel 180 reaches the intended communication objectives, and identify the opinions of consumers about the advertising communication of this television channel, supporting the channel 180 in its future decision-making of your communication plan.2016-01-28T12:33:58Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/10774TID:201089343porRodrigues, Liliana Sofia Bastosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:23:56Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10774Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:56.495553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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