A cultura pop, o kitsch e o fenômeno da viralização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Camila Jordão Rabha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43104
Resumo: A presente investigação busca identificar as influências da Cultura Pop e do kitsch nos fenômenos virais espalhados pela internet, com foco na socialização, construção e apropriação de cultura, e base na identidade, oriundos de um ambiente de cultura popular e globalizada e da hiperconexão presente no século XXI. Para que esta investigação tivesse fundamentação teórica, foram exploradas as temáticas da Pop Art e seu importante papel na cultura, no âmbito do surgimento da nomeada cultura pop, bem como sua associação com o kitsch e seus processos de socialização, que atravessaram gerações e acompanharam as novas tecnologias, ganhando espaço na nova era digital. Esta temática, que também foi explorada a partir dos fenômenos da viralização, se deu pela análise do surgimento da internet e das plataformas de mídias sociais, e como estes fatores foram protagonistas deste movimento virtual que passa pela hiperconexão, ubiquidade, cibercultura e pela efemeridade da vida em “rede”, que rege a sociedade contemporânea. A partir disso, se fez o uso da hermenêutica para a análise da revisão de literatura para desenvolver cinco hipóteses a serem validadas através de um quadro referencial comparativo, que utiliza vetores característicos de um fenômeno kitsch para identificar as influências intrínsecas nos virais da internet. O quadro foi aplicado junto a um estudo de caso, que selecionou seis exemplos de fenômenos virais de diferentes plataformas culturais para serem analisados. Com base nos resultados obtidos, foi possível verificar as hipóteses e identificar a influência da cultura pop e dos vetores kitsch nos fenômenos virais.
id RCAP_78f9fa6bc3a1ac83c2419cb79cf5365e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43104
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A cultura pop, o kitsch e o fenômeno da viralizaçãoKitschCultura PopMídias SociaisViralizaçãoInternetA presente investigação busca identificar as influências da Cultura Pop e do kitsch nos fenômenos virais espalhados pela internet, com foco na socialização, construção e apropriação de cultura, e base na identidade, oriundos de um ambiente de cultura popular e globalizada e da hiperconexão presente no século XXI. Para que esta investigação tivesse fundamentação teórica, foram exploradas as temáticas da Pop Art e seu importante papel na cultura, no âmbito do surgimento da nomeada cultura pop, bem como sua associação com o kitsch e seus processos de socialização, que atravessaram gerações e acompanharam as novas tecnologias, ganhando espaço na nova era digital. Esta temática, que também foi explorada a partir dos fenômenos da viralização, se deu pela análise do surgimento da internet e das plataformas de mídias sociais, e como estes fatores foram protagonistas deste movimento virtual que passa pela hiperconexão, ubiquidade, cibercultura e pela efemeridade da vida em “rede”, que rege a sociedade contemporânea. A partir disso, se fez o uso da hermenêutica para a análise da revisão de literatura para desenvolver cinco hipóteses a serem validadas através de um quadro referencial comparativo, que utiliza vetores característicos de um fenômeno kitsch para identificar as influências intrínsecas nos virais da internet. O quadro foi aplicado junto a um estudo de caso, que selecionou seis exemplos de fenômenos virais de diferentes plataformas culturais para serem analisados. Com base nos resultados obtidos, foi possível verificar as hipóteses e identificar a influência da cultura pop e dos vetores kitsch nos fenômenos virais.The present investigation seeks to identify the influences of Pop Culture and kitsch on viral phenomena spread over the internet, focusing on socialization, construction, and appropriation of culture, and based on identity, arising from an environment of popular and globalized culture and the hyperconnection present in the XXI century. For this investigation to have a theoretical foundation, the themes of Pop Art and its important role in culture were explored, in the context of the emergence of the so-called pop culture, as well as its association with kitsch and its processes of socialization, which crossed generations and accompanied the new technologies, gaining space in the new digital age. This theme, which was also explored based on the phenomena of viralization, was based on the analysis of the emergence of the internet and social media platforms, and how these factors were protagonists of this virtual movement that passes through hyperconnection, ubiquity, cyberculture, and the ephemerality of “network” that governs contemporary society. From this point, hermeneutics was used to analyze the literature review to develop five hypotheses to be validated through a comparative framework, which uses characteristic vectors of a kitsch phenomenon to identify the intrinsic influences on internet virals. The framework was applied along with a case study, which selected six examples of viral phenomena from different cultural platforms to be analyzed. Based on the results obtained, it was possible to verify the hypotheses and identify the influence of pop culture and kitsch vectors on viral phenomena.Morais, Rodrigo AntunesTill, Joy Helena WormsRepositório ComumNascimento, Camila Jordão Rabha2023-01-10T14:26:46Z2022-092022-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43104TID:203156536porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-19T16:00:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:30:53.573854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A cultura pop, o kitsch e o fenômeno da viralização
title A cultura pop, o kitsch e o fenômeno da viralização
spellingShingle A cultura pop, o kitsch e o fenômeno da viralização
Nascimento, Camila Jordão Rabha
Kitsch
Cultura Pop
Mídias Sociais
Viralização
Internet
title_short A cultura pop, o kitsch e o fenômeno da viralização
title_full A cultura pop, o kitsch e o fenômeno da viralização
title_fullStr A cultura pop, o kitsch e o fenômeno da viralização
title_full_unstemmed A cultura pop, o kitsch e o fenômeno da viralização
title_sort A cultura pop, o kitsch e o fenômeno da viralização
author Nascimento, Camila Jordão Rabha
author_facet Nascimento, Camila Jordão Rabha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Rodrigo Antunes
Till, Joy Helena Worms
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Camila Jordão Rabha
dc.subject.por.fl_str_mv Kitsch
Cultura Pop
Mídias Sociais
Viralização
Internet
topic Kitsch
Cultura Pop
Mídias Sociais
Viralização
Internet
description A presente investigação busca identificar as influências da Cultura Pop e do kitsch nos fenômenos virais espalhados pela internet, com foco na socialização, construção e apropriação de cultura, e base na identidade, oriundos de um ambiente de cultura popular e globalizada e da hiperconexão presente no século XXI. Para que esta investigação tivesse fundamentação teórica, foram exploradas as temáticas da Pop Art e seu importante papel na cultura, no âmbito do surgimento da nomeada cultura pop, bem como sua associação com o kitsch e seus processos de socialização, que atravessaram gerações e acompanharam as novas tecnologias, ganhando espaço na nova era digital. Esta temática, que também foi explorada a partir dos fenômenos da viralização, se deu pela análise do surgimento da internet e das plataformas de mídias sociais, e como estes fatores foram protagonistas deste movimento virtual que passa pela hiperconexão, ubiquidade, cibercultura e pela efemeridade da vida em “rede”, que rege a sociedade contemporânea. A partir disso, se fez o uso da hermenêutica para a análise da revisão de literatura para desenvolver cinco hipóteses a serem validadas através de um quadro referencial comparativo, que utiliza vetores característicos de um fenômeno kitsch para identificar as influências intrínsecas nos virais da internet. O quadro foi aplicado junto a um estudo de caso, que selecionou seis exemplos de fenômenos virais de diferentes plataformas culturais para serem analisados. Com base nos resultados obtidos, foi possível verificar as hipóteses e identificar a influência da cultura pop e dos vetores kitsch nos fenômenos virais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09
2022-09-01T00:00:00Z
2023-01-10T14:26:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43104
TID:203156536
url http://hdl.handle.net/10400.26/43104
identifier_str_mv TID:203156536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130764675121152