A comunicação como suporte de uma gestão estratégica de recursos humanos: estudo de caso da Siemens Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vital, Miguel Fezas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7355
Resumo: Empresa de referência mundial no mercado da Energia e na oferta de soluções tecnológicas, a Siemens distribui atualmente a sua atividade por diferentes sectores da sociedade. Assumindo uma estratégia virada para o futuro, a empresa gere a sua actividade com base em projetos personalizados para clientes de maior dimensão e pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta a nível de equipamento e software, assumindo ter os princípios de ação da sustentabilidade, procura de excelência e inovação. Assim, Este trabalho de investigação teve como objetivos demonstrar até que ponto esta visão estratégica da empresa em Portugal, assente em grandes tendências de futuro, está presente internamente, no dia-a-dia da empresa. Destacando-se para tal o papel da Gestão de Recursos Humanos como motor da relação entre as pessoas, e o aspeto da comunicação enquanto veículo da partilha de conhecimento. Para tal, foram realizadas entrevistas, pretendendo-se recolher informação segundo a visão do topo estratégico da empresa, sendo complementadas pela aplicação de um questionário a 27 colaboradores da empresa sem posições de chefia, integrados em diversas áreas da empresa e de nacionalidades distintas. As conclusões retiradas destacaram o papel da comunicação e a sua função enquanto forma de consolidar uma cultura interna, definir princípios comportamentais e assegurar uma coesão ao nível estratégico, partindo das pretensões dos elementos do seu topo estratégico até à forma como esta é transmitida, percebida e sistematizada pelos restantes colaboradores da empresa.
id RCAP_7909282f7403ed5e73c8b3e40ef50fc5
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7355
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação como suporte de uma gestão estratégica de recursos humanos: estudo de caso da Siemens PortugalGestão estratégica de recursos humanosComunicação organizacional -- Organizational communicationGestão do conhecimentoComportamento organizacional -- Organizational behaviorStrategic human resourcesKnowledge managementEmpresa de referência mundial no mercado da Energia e na oferta de soluções tecnológicas, a Siemens distribui atualmente a sua atividade por diferentes sectores da sociedade. Assumindo uma estratégia virada para o futuro, a empresa gere a sua actividade com base em projetos personalizados para clientes de maior dimensão e pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta a nível de equipamento e software, assumindo ter os princípios de ação da sustentabilidade, procura de excelência e inovação. Assim, Este trabalho de investigação teve como objetivos demonstrar até que ponto esta visão estratégica da empresa em Portugal, assente em grandes tendências de futuro, está presente internamente, no dia-a-dia da empresa. Destacando-se para tal o papel da Gestão de Recursos Humanos como motor da relação entre as pessoas, e o aspeto da comunicação enquanto veículo da partilha de conhecimento. Para tal, foram realizadas entrevistas, pretendendo-se recolher informação segundo a visão do topo estratégico da empresa, sendo complementadas pela aplicação de um questionário a 27 colaboradores da empresa sem posições de chefia, integrados em diversas áreas da empresa e de nacionalidades distintas. As conclusões retiradas destacaram o papel da comunicação e a sua função enquanto forma de consolidar uma cultura interna, definir princípios comportamentais e assegurar uma coesão ao nível estratégico, partindo das pretensões dos elementos do seu topo estratégico até à forma como esta é transmitida, percebida e sistematizada pelos restantes colaboradores da empresa.A worldwide reference in the Energy Market and technological solutions, Siemens Company spreads its activity over different sectors of society. Assuming a strategy facing the future, the company runs its business based on the development of personalized projects as well as high-tech equipment and software following the principles of sustainability, search for excellence and innovation. As such, this paper aims to demonstrate to which extend the strategic approach of the company in Portugal, guided through their approach on future global tendencies, is present in the company’s everyday life. Human Resource Management serves as the engine behind the relations between people and Communication as the main mean of sharing knowledge. For the elaboration of this study, two interviews were made to absorb the approach of two representatives of the company, completed by a survey directed at a sample of 27 of the company’s employees. The conclusions brought to evidence by this study underlined, through the evidences of its internal dynamics, the role of communication as a way to consolidate an organizational culture, define its behavioral aspects and assure the cohesion of the whole company in a strategic level from the perspective of its leadership all the way to the perception and its application by the company´s Human Resources in a lower level of the hierarchical pyramid.2014-05-23T09:44:34Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/7355porVital, Miguel Fezasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:37Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7355Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:01.670339Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação como suporte de uma gestão estratégica de recursos humanos: estudo de caso da Siemens Portugal
title A comunicação como suporte de uma gestão estratégica de recursos humanos: estudo de caso da Siemens Portugal
spellingShingle A comunicação como suporte de uma gestão estratégica de recursos humanos: estudo de caso da Siemens Portugal
Vital, Miguel Fezas
Gestão estratégica de recursos humanos
Comunicação organizacional -- Organizational communication
Gestão do conhecimento
Comportamento organizacional -- Organizational behavior
Strategic human resources
Knowledge management
title_short A comunicação como suporte de uma gestão estratégica de recursos humanos: estudo de caso da Siemens Portugal
title_full A comunicação como suporte de uma gestão estratégica de recursos humanos: estudo de caso da Siemens Portugal
title_fullStr A comunicação como suporte de uma gestão estratégica de recursos humanos: estudo de caso da Siemens Portugal
title_full_unstemmed A comunicação como suporte de uma gestão estratégica de recursos humanos: estudo de caso da Siemens Portugal
title_sort A comunicação como suporte de uma gestão estratégica de recursos humanos: estudo de caso da Siemens Portugal
author Vital, Miguel Fezas
author_facet Vital, Miguel Fezas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vital, Miguel Fezas
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão estratégica de recursos humanos
Comunicação organizacional -- Organizational communication
Gestão do conhecimento
Comportamento organizacional -- Organizational behavior
Strategic human resources
Knowledge management
topic Gestão estratégica de recursos humanos
Comunicação organizacional -- Organizational communication
Gestão do conhecimento
Comportamento organizacional -- Organizational behavior
Strategic human resources
Knowledge management
description Empresa de referência mundial no mercado da Energia e na oferta de soluções tecnológicas, a Siemens distribui atualmente a sua atividade por diferentes sectores da sociedade. Assumindo uma estratégia virada para o futuro, a empresa gere a sua actividade com base em projetos personalizados para clientes de maior dimensão e pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta a nível de equipamento e software, assumindo ter os princípios de ação da sustentabilidade, procura de excelência e inovação. Assim, Este trabalho de investigação teve como objetivos demonstrar até que ponto esta visão estratégica da empresa em Portugal, assente em grandes tendências de futuro, está presente internamente, no dia-a-dia da empresa. Destacando-se para tal o papel da Gestão de Recursos Humanos como motor da relação entre as pessoas, e o aspeto da comunicação enquanto veículo da partilha de conhecimento. Para tal, foram realizadas entrevistas, pretendendo-se recolher informação segundo a visão do topo estratégico da empresa, sendo complementadas pela aplicação de um questionário a 27 colaboradores da empresa sem posições de chefia, integrados em diversas áreas da empresa e de nacionalidades distintas. As conclusões retiradas destacaram o papel da comunicação e a sua função enquanto forma de consolidar uma cultura interna, definir princípios comportamentais e assegurar uma coesão ao nível estratégico, partindo das pretensões dos elementos do seu topo estratégico até à forma como esta é transmitida, percebida e sistematizada pelos restantes colaboradores da empresa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2013-04
2014-05-23T09:44:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/7355
url http://hdl.handle.net/10071/7355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134891235868672