Proposta de um modelo de negócio inovador e sustentável para a indústria da moda potenciado por uma nova geração digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Isabela Casares
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76223
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
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O advento do ambiente digital possibilitou a evolução dos BMs para um novo paradigma, assim como a tecnologia, a sociedade evoluiu a um ritmo acelerado. As dimensões ambientais e sociais tornaram-se obrigatórias, com os consumidores a exigirem transparência e qualidade sustentável, fazendo com que os BMs atuais se tornassem obsoletos. Por sua vez, a nova geração consumidora, Gen Z, impõe que as marcas tomem responsabilidade para com as suas ações. Todavia, tendo por base a Indústria da Moda, nenhuma ontologia disponível permite a descrição de BMs fortemente sustentáveis e sociais. Assim sendo, a presente dissertação pretende prosseguir o estudo dos BMs, delineando como uma organização Cria, Entrega e Captura Valor em contextos competitivos, desafiados por constantes transformações sociais, ambientais e tecnológicas. Respondendo a duas questões centrais: (1) Como potencializar o e-Business na Indústria da Moda? (2) Qual o BM que melhor satisfaz as necessidades da Gen Z? Partindo de uma revisão sistemática da literatura, foi desenvolvido um BM inovador e sustentável, cuja definição de sustentabilidade e o próprio BM se encontram assentes em três pilares: Económico, Social e Ambiental. Com base numa metodologia qualitativa, foram formuladas quatro proposições de investigação, correspondentes aos níveis de valor do BM de uma empresa. Os dados primários e secundários, provenientes de diversos participantes da Indústria da Moda, foram analisados e interpretados, validando o Ecosystemic Business Model (EBM). Contudo, estudo foi aplicado ao contexto Português, havendo alguma carência de representatividade da Indústria. O EBM explora o sucesso de uma organização resultante da satisfação do consumidor, ao corresponder às suas expetativas e ao partilhar dos mesmos valores. Induzindo a entidade a avaliar o valor sustentável baseado numa tripolaridade de valores, enquanto contempla o seu impacto e benefício da sua Cadeia de Valor Sustentável. O BM desenvolvido integra uma lógica de Valor em Rede que contempla os vários atores da Cadeira de Valor, incluindo o ambiente e sociedade, reposiciona o papel do cliente e examina novas dimensões do ciclo-de-vida dos produtos. As conclusões do estudo operacionalizaram um BM eficaz para a Indústria da Moda e que contempla as várias tendências do Setor.The Fashion Industry is an evolutionary system ruled by countless transformations, just as manual production gave way to the industrial production, fast fashion will pave the way to something distinctive. Alongside with the profound changes in consumer society and the advancement of the economic-technological. It has become essential for entities to innovate their businesses, and to redefine Business Models (BM) for the future. The advent of the digital environment led the evolution of BMs to a new paradigm. Environmental and social dimensions have become mandatory, with consumers demanding transparency and sustainable quality, making the current BMs obsolete. Technology and society evolved at an accelerated pace. In turn, the new consumer generation, Gen Z, demands that brands take responsibility for their actions and align with their values. However, based on the Fashion Industry, no available ontology allows the description of strongly sustainable and social BMs. Hence this dissertation aims to continue the study of BMs, outlining how an organization Creates, Delivers and Captures Value in competitive contexts which are challenged by constant social, environmental and technological changes. Answering two core questions for the research: (1) How to enhance e-Business in the Fashion Industry? (2) Which BM best meets Gen Z's needs? Based on a systematic review of literature, an innovative and sustainable BM was developed, whose definition of sustainability and the BM itself must be founded on three pillars: Economic, Social and Environmental. Considering a qualitative methodology, four research propositions were formulated, corresponding to the levels of value of a company's BM. Primary and secondary data from various participants in the Fashion Industry was analyzed and interpreted, validating the Ecosystemic Business Model (EBM). However, the study was applied to the Portuguese context, therefore having some lack of representativeness of the Industry. EBM exploits the success of an organization resulting from customer satisfaction, by meeting their expectations and sharing the same values. Inducing the entity to assess sustainable value based on a tripolarity of values, while contemplating the impact and benefit of its Sustainable Value Chain. The BM developed integrates a Networked Value logic that considers the various players of the Value Chain, including the environment and society, repositions the role of the customer, and examines new dimensions of the product life cycle. The conclusions of the study operationalized an effective BM for the Fashion Industry that contemplates the various trends in the Sector.Pinho, José Carlos M.Universidade do MinhoAraújo, Isabela Casares20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76223por202783146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76223Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:06.638630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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