Situação das tecnologias na gestão da educação em fase de intervenção do plano tecnológico para a educação: um projecto piloto na observação da situação de 5 escolas secundárias na cidade do Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, António Torres Barbosa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/10791
Resumo: Dissertação de mestrado em Sistemas de Informação
id RCAP_792a9c4d5c2e5e81b6f1b7c9256ea0b1
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10791
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Situação das tecnologias na gestão da educação em fase de intervenção do plano tecnológico para a educação: um projecto piloto na observação da situação de 5 escolas secundárias na cidade do Porto371:681.3681.3:371Dissertação de mestrado em Sistemas de InformaçãoEste trabalho tem por base a implementação do Plano Tecnológico para a educação nas escolas, o qual está ainda numa fase incipiente (passagem da fase de implementação para o terreno). Há um ciclo de vivência na escola em Portugal, que termina com a implementação do PTE. Este ciclo, em que cada escola dispõe da sua própria solução para as tecnologias, concebidas com recursos próprios (financeiros, tecnológicos, humanos e outros), é gerador de assimetrias. Este trabalho pretende clarificar a existência destas assimetrias. Mostrar as condições existentes na generalidade, e das práticas das 5 escolas observadas na sua componente pedagógica, na sua administrativa. Em simultâneo, deseja-se visualizar práticas existentes de parceiros globais que se encontram mais avançados no processo de introdução de mais e melhor tecnologia na educação. Com base em tudo isto, no final, este trabalho proporciona recomendações de acompanhamento ao processo de implementação do PTE nas escolas em Portugal. Foca as conclusões nas transformações que estão acontecer, com a chegada da era da informação e do conhecimento à escola. Este trabalho termina com a identificação de áreas de trabalho, para outras equipes que se queiram debruçar sobre a temática, das tecnologias na gestão da educação. Sem fundamentalismos, sem exclusões, dando continuidade ao que sempre se fez e faz nas escolas. Ensinar e Aprender.This dissertation aims at describing the implementation of Technological Plan in Portuguese schools which is still in its early phases (in between the implementation and the transposing onto the field). The lifecycle of the Portuguese Educational reform, ending with the effective implementation of the PTE (Technological Plan for Education) and providing each school with their own technological resources designed with their own resources (financial, technological, human and others), creates deep asymmetries. We will attempt to prove the existence of these asymmetries as well as to identify them by looking into the general working conditions and pedagogical and administrative practices found in the 5 schools observed in our case study. At the same time, we wish to benchmark these with the best practices found in European countries which are further ahead in the process of introducing more and better technology in education. Based on this information, we present some recommendations in order to follow-up the PTE implementation at the end this dissertation. In the conclusion, we also focus on the transformation occurring with the arrival of information and communication technologies to schools. We conclude by identifying further areas of research which could be of interest for other research teams who might want to look into technology issues in the management of education systems. Without any biases, or exclusions, we aim at continuing what people have always done and will always do in schools: Teaching and Learning.Santos, Leonel Duarte dosUniversidade do MinhoCastro, António Torres Barbosa2009-12-142009-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10791porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10791Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:38.224993Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Situação das tecnologias na gestão da educação em fase de intervenção do plano tecnológico para a educação: um projecto piloto na observação da situação de 5 escolas secundárias na cidade do Porto
title Situação das tecnologias na gestão da educação em fase de intervenção do plano tecnológico para a educação: um projecto piloto na observação da situação de 5 escolas secundárias na cidade do Porto
spellingShingle Situação das tecnologias na gestão da educação em fase de intervenção do plano tecnológico para a educação: um projecto piloto na observação da situação de 5 escolas secundárias na cidade do Porto
Castro, António Torres Barbosa
371:681.3
681.3:371
title_short Situação das tecnologias na gestão da educação em fase de intervenção do plano tecnológico para a educação: um projecto piloto na observação da situação de 5 escolas secundárias na cidade do Porto
title_full Situação das tecnologias na gestão da educação em fase de intervenção do plano tecnológico para a educação: um projecto piloto na observação da situação de 5 escolas secundárias na cidade do Porto
title_fullStr Situação das tecnologias na gestão da educação em fase de intervenção do plano tecnológico para a educação: um projecto piloto na observação da situação de 5 escolas secundárias na cidade do Porto
title_full_unstemmed Situação das tecnologias na gestão da educação em fase de intervenção do plano tecnológico para a educação: um projecto piloto na observação da situação de 5 escolas secundárias na cidade do Porto
title_sort Situação das tecnologias na gestão da educação em fase de intervenção do plano tecnológico para a educação: um projecto piloto na observação da situação de 5 escolas secundárias na cidade do Porto
author Castro, António Torres Barbosa
author_facet Castro, António Torres Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Leonel Duarte dos
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, António Torres Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv 371:681.3
681.3:371
topic 371:681.3
681.3:371
description Dissertação de mestrado em Sistemas de Informação
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-14
2009-12-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/10791
url http://hdl.handle.net/1822/10791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132457046376448