Conservação e restauro de um painel pertencente a um conjunto azulejar do acervo do Museu Nacional do Azulejo : problemáticas da sua singularidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/32903 |
Resumo: | A presente dissertação incide sobre o estudo do painel azulejar “Arco com a estigmatização de São Francisco”, pertencente ao Museu Nacional do Azulejo (MNAz), o qual inclui a intervenção de conservação e restauro de uma fracção do mesmo que, numa fase final do trabalho, foi colocada em exposição permanente na sala Santos Simões, juntamente com outros painéis produzidos no “Ciclo dos Mestres” (1690-1720). A motivação para a selecção deste caso de estudo prende-se sobretudo com a técnica de pintura patente no mesmo, que o distingue dos outros da mesma época e, por isso, o torna particularmente interessante. O facto de não se conhecer nem o autor nem a proveniência da obra contribui também para a importância do trabalho realizado, por permitir um avanço no conhecimento desta obra. A metodologia utilizada neste caso prático enquadrou-se na política de gestão de colecções e na filosofia de intervenção do MNAz. Contudo, foram também apresentadas algumas soluções inovadoras que visaram melhorar a compreensão do painel em estudo, porque contribuiram para a sua reconstituição. A investigação iniciou-se com a realização de um estágio no museu, durante o qual nos familiarizámos com os métodos e procedimentos do MNAz. Após a identificação e a montagem preliminar do conjunto azulejar, partiu-se para a intervenção de conservação e restauro, seguindo-se a montagem do painel em suporte acrílico e a sua exposição. Durante a fase de avaliação do estado de conservação do painel, prévia à intervenção, reparou-se que o maior problema consistia na falta de alguns fragmentos e azulejos inteiros, o que perturbava a leitura da obra. Foram então elaboradas três propostas de reintegração cromática distintas em que foram utilizadas diferentes técnicas para completar o painel. Contudo, a opção final recaíu sobre a proposta que integrava os critérios de intervenção do MNAz. O estudo material e técnico possibilitou uma caracterização mais aprofundada do painel, e ainda uma recolha de dados relevantes para o seu enquadramento no período artístico mencionado anteriormente. Após uma observação do painel à vista desarmada, efectuaram-se análises de Fluorescência de Raios-X (FRX) e de Microscopia Electrónica de Varrimento com Espectrometria de Raios-X Dispersiva de Energia (MEV-EDS). Finalmente, foram também exploradas diferentes estratégias de documentação virtual através de dois exercícios que permitiram obter registos relevantes para a caracterização da obra e reconstituir aproximadamente as suas dimensões originais, com vista a construir uma ideia da sua representação parietal de origem. Estes exercícios permitiram ainda explorar possibilidades de aplicação da documentação virtual à azulejaria. |
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O facto de não se conhecer nem o autor nem a proveniência da obra contribui também para a importância do trabalho realizado, por permitir um avanço no conhecimento desta obra. A metodologia utilizada neste caso prático enquadrou-se na política de gestão de colecções e na filosofia de intervenção do MNAz. Contudo, foram também apresentadas algumas soluções inovadoras que visaram melhorar a compreensão do painel em estudo, porque contribuiram para a sua reconstituição. A investigação iniciou-se com a realização de um estágio no museu, durante o qual nos familiarizámos com os métodos e procedimentos do MNAz. Após a identificação e a montagem preliminar do conjunto azulejar, partiu-se para a intervenção de conservação e restauro, seguindo-se a montagem do painel em suporte acrílico e a sua exposição. Durante a fase de avaliação do estado de conservação do painel, prévia à intervenção, reparou-se que o maior problema consistia na falta de alguns fragmentos e azulejos inteiros, o que perturbava a leitura da obra. Foram então elaboradas três propostas de reintegração cromática distintas em que foram utilizadas diferentes técnicas para completar o painel. Contudo, a opção final recaíu sobre a proposta que integrava os critérios de intervenção do MNAz. O estudo material e técnico possibilitou uma caracterização mais aprofundada do painel, e ainda uma recolha de dados relevantes para o seu enquadramento no período artístico mencionado anteriormente. Após uma observação do painel à vista desarmada, efectuaram-se análises de Fluorescência de Raios-X (FRX) e de Microscopia Electrónica de Varrimento com Espectrometria de Raios-X Dispersiva de Energia (MEV-EDS). Finalmente, foram também exploradas diferentes estratégias de documentação virtual através de dois exercícios que permitiram obter registos relevantes para a caracterização da obra e reconstituir aproximadamente as suas dimensões originais, com vista a construir uma ideia da sua representação parietal de origem. Estes exercícios permitiram ainda explorar possibilidades de aplicação da documentação virtual à azulejaria.This dissertation focuses on the study of the tile panel "Arco com a estigmatização de São Francisco", belonging to the collection of the Museu Nacional do Azulejo (MNAz). The study includes the conservation-restoration of a fraction of the panel, which, in a final stage of this work, was put on permanent display in the Santos Simões room, along with other panels produced in the “Ciclo dos Mestres” (1690-1720). The main motivation for the selection of this case study is the applied painting technique, which sets it apart from other works of the same period, and therefore makes it particularly interesting. This dissertation is mostly important because neither the author nor the provenance of the work are known. The methodology used in this case study was in line with MNAz's collection management policy and intervention philosophy. However, we also put forward some innovative solutions aiming to improve the understanding of the studied panel, and contributing to its reconstitution. The research began with an internship at the museum, during which we became familiar with MNAz methods and procedures. After the identification and preliminary assembly of the tile set, we proceeded to the conservation-restoration intervention, followed by the assembly of the panel in acrylic support and its exhibition. During the assessment of the conservation status of the panel, prior to intervention, it was noted that the biggest problem was the lack of some fragments and tiles, which disturbed the understanding of the figurative composition. Three different chromatic reintegration proposals were then elaborated using different techniques to complete the panel. However, the final option fell on the proposal that integrated the MNAz intervention criteria. The material and technical study allowed to further characterize the panel, and to gather relevant data which help to frame it within the above-mentioned artistic period. The panel was first subjected to a macroscopic observation, followed by X-ray Fluorescence (XRF) and Scanning Electron Microscopy with Energy Dispersive Spectroscopy (SEM-EDS) analyses. Finally, we also explored different virtual documentation strategies through two exercises allowing to obtain relevant records for the characterization of the work and estimate its original dimensions, in order to have an idea of its original parietal representation. Such exercises also allowed to explore the possibilities of applying virtual documentation to tiles.Vieira, Eduarda Maria Martins Moreira da SilvaEsteves, LurdesMimoso, João ManuelVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCoutinho, Maria do Castelo Abreu2021-05-05T10:31:04Z2020-01-1620192020-01-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32903TID:202460452porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:15Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32903Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:27.897459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação incide sobre o estudo do painel azulejar “Arco com a estigmatização de São Francisco”, pertencente ao Museu Nacional do Azulejo (MNAz), o qual inclui a intervenção de conservação e restauro de uma fracção do mesmo que, numa fase final do trabalho, foi colocada em exposição permanente na sala Santos Simões, juntamente com outros painéis produzidos no “Ciclo dos Mestres” (1690-1720). A motivação para a selecção deste caso de estudo prende-se sobretudo com a técnica de pintura patente no mesmo, que o distingue dos outros da mesma época e, por isso, o torna particularmente interessante. O facto de não se conhecer nem o autor nem a proveniência da obra contribui também para a importância do trabalho realizado, por permitir um avanço no conhecimento desta obra. A metodologia utilizada neste caso prático enquadrou-se na política de gestão de colecções e na filosofia de intervenção do MNAz. Contudo, foram também apresentadas algumas soluções inovadoras que visaram melhorar a compreensão do painel em estudo, porque contribuiram para a sua reconstituição. A investigação iniciou-se com a realização de um estágio no museu, durante o qual nos familiarizámos com os métodos e procedimentos do MNAz. Após a identificação e a montagem preliminar do conjunto azulejar, partiu-se para a intervenção de conservação e restauro, seguindo-se a montagem do painel em suporte acrílico e a sua exposição. Durante a fase de avaliação do estado de conservação do painel, prévia à intervenção, reparou-se que o maior problema consistia na falta de alguns fragmentos e azulejos inteiros, o que perturbava a leitura da obra. Foram então elaboradas três propostas de reintegração cromática distintas em que foram utilizadas diferentes técnicas para completar o painel. Contudo, a opção final recaíu sobre a proposta que integrava os critérios de intervenção do MNAz. O estudo material e técnico possibilitou uma caracterização mais aprofundada do painel, e ainda uma recolha de dados relevantes para o seu enquadramento no período artístico mencionado anteriormente. Após uma observação do painel à vista desarmada, efectuaram-se análises de Fluorescência de Raios-X (FRX) e de Microscopia Electrónica de Varrimento com Espectrometria de Raios-X Dispersiva de Energia (MEV-EDS). Finalmente, foram também exploradas diferentes estratégias de documentação virtual através de dois exercícios que permitiram obter registos relevantes para a caracterização da obra e reconstituir aproximadamente as suas dimensões originais, com vista a construir uma ideia da sua representação parietal de origem. Estes exercícios permitiram ainda explorar possibilidades de aplicação da documentação virtual à azulejaria. |
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