Estudo metodológico em torno da reintegração cromática de um conjunto de painéis azulejares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/25979 |
Resumo: | Com este texto pretende-se divulgar um estudo que incide num conjunto de painéis de azulejos pertencentes ao Museu Nacional do Azulejo, Lisboa, de proveniência e artista desconhecidos, datados do final do século XVII. A singularidade da sua técnica de pintura justifica a intenção do museu de preparar um deles para exposição permanente, mesmo que incompleto. Entre os tratamentos de conservação e restauro a realizar neste painel, a reintegração cromática revelou-se o maior desafio. Com base numa gravura de Gilles Rousselet (1610-1686) que terá servido como fonte de inspiração para o artista responsável pela produção do painel, várias propostas estão a ser elaboradas em busca de uma solução. |
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Estudo metodológico em torno da reintegração cromática de um conjunto de painéis azulejaresMethodological study about the chromatic reintegration of a set of tile panelsAzulejosMuseu Nacional do AzulejoConservação e restauroReintegração cromáticaTilesConservation and restorationChromatic reintegrationCom este texto pretende-se divulgar um estudo que incide num conjunto de painéis de azulejos pertencentes ao Museu Nacional do Azulejo, Lisboa, de proveniência e artista desconhecidos, datados do final do século XVII. A singularidade da sua técnica de pintura justifica a intenção do museu de preparar um deles para exposição permanente, mesmo que incompleto. Entre os tratamentos de conservação e restauro a realizar neste painel, a reintegração cromática revelou-se o maior desafio. Com base numa gravura de Gilles Rousselet (1610-1686) que terá servido como fonte de inspiração para o artista responsável pela produção do painel, várias propostas estão a ser elaboradas em busca de uma solução.With this text we intend to present a study which focuses on a set of tile panels of unknown provenance and authorship, belonging to the Museu Nacional do Azulejo collection, Lisbon, Portugal, from the late seventeenth century. The painting technique makes it unique and justifies the intention of the museum to prepare one of them for permanent exhibition, despite the figurative lacunae. Therefore, among the conservation and restoration treatments to be carried out on this panel, the chromatic reintegration proved to be the biggest challenge. Based on an engraving of Gilles Rousselet (1610-1686), probably the one that served as inspiration for the artist who painted the panel, several proposals will be made in order to find a solution.Associação Profissional de Conservadores Restauradores de PortugalVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCoutinho, Maria do Castelo AbreuBailão, AnaVieira, Eduarda2018-11-05T17:33:00Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25979porCoutinho, M.D.C.A., Bailão, A., Vieira, E. (2018). Estudo metodológico em torno da reintegração cromática de um conjunto de painéis azulejares. Conservar Património, 27, 83-911646-043X10.14568/cp20170042182-994285042230112000419311500008info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:23:00Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:23Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Com este texto pretende-se divulgar um estudo que incide num conjunto de painéis de azulejos pertencentes ao Museu Nacional do Azulejo, Lisboa, de proveniência e artista desconhecidos, datados do final do século XVII. A singularidade da sua técnica de pintura justifica a intenção do museu de preparar um deles para exposição permanente, mesmo que incompleto. Entre os tratamentos de conservação e restauro a realizar neste painel, a reintegração cromática revelou-se o maior desafio. Com base numa gravura de Gilles Rousselet (1610-1686) que terá servido como fonte de inspiração para o artista responsável pela produção do painel, várias propostas estão a ser elaboradas em busca de uma solução. |
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