Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca,Jesuína
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carvalho,Carolina, Conboy,Joseph, Salema,Helena, Valente,Maria Odete, Gama,Ana Paula, Fiúza,Edite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000100008
Resumo: O uso de feedback em sala de aula pode promover a qualidade das relações professor-aluno e o envolvimento académico e desempenho dos alunos, apesar de nem sempre os professores o usarem da melhor forma. Neste artigo descreve-se o desenvolvimento e a avaliação de uma oficina projetada para melhorar os conhecimentos e as capacidades dos professores no uso de estratégias de feedback e a valorização destas. Doze professores participaram na oficina. Relatos e reflexões dos professores revelam que a participação na oficina potenciou maior sensibilização e uso mais adequado de estratégias de feedback. Uma oficina de longa duração, que integre objetivos específicos respeitantes a estratégias de feedback e sessões reflexivas intercaladas com trabalho de aplicação em sala de aula, pode promover o envolvimento, os conhecimentos e as competências dos participantes no uso dessas estratégias. Pode ainda resultar num maior envolvimento e aprendizagem por parte dos alunos desses professores.
id RCAP_792d6e7737c51fe34dde6d9b73f8b56d
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872015000100008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professoresFormação de professoresFeedback do professorEstratégias e efeitos do feedbackOficinaO uso de feedback em sala de aula pode promover a qualidade das relações professor-aluno e o envolvimento académico e desempenho dos alunos, apesar de nem sempre os professores o usarem da melhor forma. Neste artigo descreve-se o desenvolvimento e a avaliação de uma oficina projetada para melhorar os conhecimentos e as capacidades dos professores no uso de estratégias de feedback e a valorização destas. Doze professores participaram na oficina. Relatos e reflexões dos professores revelam que a participação na oficina potenciou maior sensibilização e uso mais adequado de estratégias de feedback. Uma oficina de longa duração, que integre objetivos específicos respeitantes a estratégias de feedback e sessões reflexivas intercaladas com trabalho de aplicação em sala de aula, pode promover o envolvimento, os conhecimentos e as competências dos participantes no uso dessas estratégias. Pode ainda resultar num maior envolvimento e aprendizagem por parte dos alunos desses professores.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2015-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000100008Revista Portuguesa de Educação v.28 n.1 2015reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000100008Fonseca,JesuínaCarvalho,CarolinaConboy,JosephSalema,HelenaValente,Maria OdeteGama,Ana PaulaFiúza,Editeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:55Zoai:scielo:S0871-91872015000100008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:22.687455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores
title Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores
spellingShingle Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores
Fonseca,Jesuína
Formação de professores
Feedback do professor
Estratégias e efeitos do feedback
Oficina
title_short Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores
title_full Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores
title_fullStr Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores
title_full_unstemmed Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores
title_sort Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores
author Fonseca,Jesuína
author_facet Fonseca,Jesuína
Carvalho,Carolina
Conboy,Joseph
Salema,Helena
Valente,Maria Odete
Gama,Ana Paula
Fiúza,Edite
author_role author
author2 Carvalho,Carolina
Conboy,Joseph
Salema,Helena
Valente,Maria Odete
Gama,Ana Paula
Fiúza,Edite
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca,Jesuína
Carvalho,Carolina
Conboy,Joseph
Salema,Helena
Valente,Maria Odete
Gama,Ana Paula
Fiúza,Edite
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Feedback do professor
Estratégias e efeitos do feedback
Oficina
topic Formação de professores
Feedback do professor
Estratégias e efeitos do feedback
Oficina
description O uso de feedback em sala de aula pode promover a qualidade das relações professor-aluno e o envolvimento académico e desempenho dos alunos, apesar de nem sempre os professores o usarem da melhor forma. Neste artigo descreve-se o desenvolvimento e a avaliação de uma oficina projetada para melhorar os conhecimentos e as capacidades dos professores no uso de estratégias de feedback e a valorização destas. Doze professores participaram na oficina. Relatos e reflexões dos professores revelam que a participação na oficina potenciou maior sensibilização e uso mais adequado de estratégias de feedback. Uma oficina de longa duração, que integre objetivos específicos respeitantes a estratégias de feedback e sessões reflexivas intercaladas com trabalho de aplicação em sala de aula, pode promover o envolvimento, os conhecimentos e as competências dos participantes no uso dessas estratégias. Pode ainda resultar num maior envolvimento e aprendizagem por parte dos alunos desses professores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000100008
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.28 n.1 2015
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137275138801664