Análise das Competências necessárias em I4.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires , Ana Margarida Machado
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19718
Resumo: A indústria está em constante mudança e evolução, desde o século XVIII, devido aos avanços tecnológicos, mas os dias de hoje apresentam um nível de inovação nunca antes visto, originando a Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0 (I4.0). A I4.0 é um novo paradigma de sistemas de produção altamente focado na criação de produtos e processos inteligentes, por meio do uso de máquinas inteligentes e da transformação de sistemas convencionais de produção em fábricas inteligentes. Todas estas mudanças englobam não só o aumento da eficiência de recursos e tempo, mas principalmente, muda a maneira como as pessoas trabalham. O trabalho humano não deve ser, de todo descartado, mas um dos grandes desafios da I4.0 é encontrar mão de obra qualificada com as competências necessárias para conseguir lidar com a crescente complexidade dos futuros sistemas de produção, assim como saber quais serão as profissões do futuro. A complexidade do trabalho será cada vez maior, havendo a necessidade de os profissionais serem altamente flexíveis e demonstrarem capacidade de adaptação a ambientes de trabalho bastante dinâmicos. À medida que a complexidade interna dos sistemas de produção cresce, as estratégias de qualificação da força de trabalho são extremamente necessárias. O grande desafio é que as pessoas aprendam a trabalhar e a complementar a nova tecnologia com o mais importante: competências humanas que não podem ser substituídas. A instituição de ensino superior tem na sua missão criar e disseminar conhecimento e dotar os alunos de competências, articulando o conhecimento com a prática e a qual deve ser ajustada ao contexto atual. A investigação a desenvolver tem como objetivo principal conseguir identificar e criar um portefólio com as principais competências transversais e técnicas no setor industrial no contexto da I4.0 através de um estudo exploratório e identificar, através do tratamento de dados com recurso ao SPSS fruto de questionários realizados a profissionais da industria e recrutadores, quais as competências com maior grau de importância atribuídas pelos profissionais e recrutadores e o posicionamento das mesmas atribuídas pelos profissionais através do seu grau de capacidade/conhecimento.
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O trabalho humano não deve ser, de todo descartado, mas um dos grandes desafios da I4.0 é encontrar mão de obra qualificada com as competências necessárias para conseguir lidar com a crescente complexidade dos futuros sistemas de produção, assim como saber quais serão as profissões do futuro. A complexidade do trabalho será cada vez maior, havendo a necessidade de os profissionais serem altamente flexíveis e demonstrarem capacidade de adaptação a ambientes de trabalho bastante dinâmicos. À medida que a complexidade interna dos sistemas de produção cresce, as estratégias de qualificação da força de trabalho são extremamente necessárias. O grande desafio é que as pessoas aprendam a trabalhar e a complementar a nova tecnologia com o mais importante: competências humanas que não podem ser substituídas. A instituição de ensino superior tem na sua missão criar e disseminar conhecimento e dotar os alunos de competências, articulando o conhecimento com a prática e a qual deve ser ajustada ao contexto atual. A investigação a desenvolver tem como objetivo principal conseguir identificar e criar um portefólio com as principais competências transversais e técnicas no setor industrial no contexto da I4.0 através de um estudo exploratório e identificar, através do tratamento de dados com recurso ao SPSS fruto de questionários realizados a profissionais da industria e recrutadores, quais as competências com maior grau de importância atribuídas pelos profissionais e recrutadores e o posicionamento das mesmas atribuídas pelos profissionais através do seu grau de capacidade/conhecimento.Industry has been in constant change and evolution, since the 18th century, due to technological advances, but today presents a level of innovation never seen before, giving rise to the Fourth Industrial Revolution or Industry 4.0 (I4.0). I4.0 is a new paradigm of production systems highly focused on creating intelligent products and processes, through the use of intelligent machines and the transformation of conventional production systems into intelligent factories. All of these changes involve not only increasing the efficiency of resources and time, but more importantly, changing the way people work. Human work should not be completely discarded, but one of the great challenges of I4.0 is to find qualified labour with the necessary skills to be able to deal with the growing complexity of future production systems, as well as knowing what will be the professions of the future. The complexity of the work will be increasing, with the need for professionals to be highly flexible and demonstrate the ability to adapt to very dynamic work environments. As the internal complexity of production systems grows, workforce qualification strategies are sorely needed. The big challenge is for people to learn to work and to complement the new technology with the most important thing: human skills that cannot be replaced. The higher education institution's mission is to create and disseminate knowledge and provide students with skills, linking knowledge with practice and which must be adjusted to the current context. The main objective of the research to be developed is to be able to identify and create a portfolio with the main soft and technical skills in the industrial sector in the context of I4.0 through an exploratory study and to identify, through the processing of data using SPSS, resulting from questionnaires performed to industry professionals and recruiters, which skills are most importantly attributed by professionals and recruiters and the position of these attributed by professionals through their degree of ability/knowledgePereira, Maria Teresa RibeiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPires , Ana Margarida Machado2022-02-01T11:57:52Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/19718TID:202914755porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:14:25Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:47.627132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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