A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grande, Catarina Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nunes, Inês Brandão, Coelho, Vera, Cadima, Joana, Barros, Sílvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.1174
Resumo: Este estudo visa contribuir para a compreensão da experiência do bebé no período de transição do ambiente familiar para a creche, analisando a perceção das mães e das educadoras acerca do estado emocional do bebé, da manutenção das rotinas e da comunicação família-creche nesse período. Mães e educadoras de 90 bebés da Grande Área Metropolitana do Porto responderam ao Questionário de Experiência na Creche na primeira e quarta semana de frequência da creche. A perceção das mães e educadoras acerca do estado emocional dos bebés, da manutenção das rotinas e comunicação família-creche foi positiva, verificando-se perceções mais positivas das educadoras relativamente ao estado emocional e à comunicação família-creche. Da primeira para a quarta semana registou-se (a) estado emocional mais positivo, percebido pelas mães e educadoras; (b) diminuição da frequência da comunicação e aumento da manutenção das rotinas, percebidas pelas mães. O estado emocional dos bebés parece estar associado à perceção da manutenção das rotinas (mães e das educadoras) e, adicionalmente, à comunicação família-creche no caso das educadoras. Este estudo parece assinalar o cuidado das famílias e educadores na transição dos bebés para a creche e destacar a importância do envolvimento das famílias e educadores para um melhor ajustamento do bebé.
id RCAP_7938c31d7568e5d745dcc846e3677568
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1174
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a crecheTransição, Comunicação família-creche, Bem-estar.Este estudo visa contribuir para a compreensão da experiência do bebé no período de transição do ambiente familiar para a creche, analisando a perceção das mães e das educadoras acerca do estado emocional do bebé, da manutenção das rotinas e da comunicação família-creche nesse período. Mães e educadoras de 90 bebés da Grande Área Metropolitana do Porto responderam ao Questionário de Experiência na Creche na primeira e quarta semana de frequência da creche. A perceção das mães e educadoras acerca do estado emocional dos bebés, da manutenção das rotinas e comunicação família-creche foi positiva, verificando-se perceções mais positivas das educadoras relativamente ao estado emocional e à comunicação família-creche. Da primeira para a quarta semana registou-se (a) estado emocional mais positivo, percebido pelas mães e educadoras; (b) diminuição da frequência da comunicação e aumento da manutenção das rotinas, percebidas pelas mães. O estado emocional dos bebés parece estar associado à perceção da manutenção das rotinas (mães e das educadoras) e, adicionalmente, à comunicação família-creche no caso das educadoras. Este estudo parece assinalar o cuidado das famílias e educadores na transição dos bebés para a creche e destacar a importância do envolvimento das famílias e educadores para um melhor ajustamento do bebé.ISPA - Instituto Universitário2017-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.1174https://doi.org/10.14417/ap.1174Análise Psicológica; Vol 35, No 3 (2017); 247-262Análise Psicológica; Vol 35, No 3 (2017); 247-2621646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1174http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1174/pdfhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/downloadSuppFile/1174/180http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/downloadSuppFile/1174/181Grande, Catarina RodriguesNunes, Inês BrandãoCoelho, VeraCadima, JoanaBarros, Sílviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:19:54Zoai:ojs.localhost:article/1174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:14.947457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche
title A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche
spellingShingle A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche
Grande, Catarina Rodrigues
Transição, Comunicação família-creche, Bem-estar.
title_short A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche
title_full A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche
title_fullStr A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche
title_full_unstemmed A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche
title_sort A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche
author Grande, Catarina Rodrigues
author_facet Grande, Catarina Rodrigues
Nunes, Inês Brandão
Coelho, Vera
Cadima, Joana
Barros, Sílvia
author_role author
author2 Nunes, Inês Brandão
Coelho, Vera
Cadima, Joana
Barros, Sílvia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grande, Catarina Rodrigues
Nunes, Inês Brandão
Coelho, Vera
Cadima, Joana
Barros, Sílvia
dc.subject.por.fl_str_mv Transição, Comunicação família-creche, Bem-estar.
topic Transição, Comunicação família-creche, Bem-estar.
description Este estudo visa contribuir para a compreensão da experiência do bebé no período de transição do ambiente familiar para a creche, analisando a perceção das mães e das educadoras acerca do estado emocional do bebé, da manutenção das rotinas e da comunicação família-creche nesse período. Mães e educadoras de 90 bebés da Grande Área Metropolitana do Porto responderam ao Questionário de Experiência na Creche na primeira e quarta semana de frequência da creche. A perceção das mães e educadoras acerca do estado emocional dos bebés, da manutenção das rotinas e comunicação família-creche foi positiva, verificando-se perceções mais positivas das educadoras relativamente ao estado emocional e à comunicação família-creche. Da primeira para a quarta semana registou-se (a) estado emocional mais positivo, percebido pelas mães e educadoras; (b) diminuição da frequência da comunicação e aumento da manutenção das rotinas, percebidas pelas mães. O estado emocional dos bebés parece estar associado à perceção da manutenção das rotinas (mães e das educadoras) e, adicionalmente, à comunicação família-creche no caso das educadoras. Este estudo parece assinalar o cuidado das famílias e educadores na transição dos bebés para a creche e destacar a importância do envolvimento das famílias e educadores para um melhor ajustamento do bebé.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.1174
https://doi.org/10.14417/ap.1174
url https://doi.org/10.14417/ap.1174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1174
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1174/pdf
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/downloadSuppFile/1174/180
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/downloadSuppFile/1174/181
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 35, No 3 (2017); 247-262
Análise Psicológica; Vol 35, No 3 (2017); 247-262
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131591004389376