A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.1174 |
Resumo: | Este estudo visa contribuir para a compreensão da experiência do bebé no período de transição do ambiente familiar para a creche, analisando a perceção das mães e das educadoras acerca do estado emocional do bebé, da manutenção das rotinas e da comunicação família-creche nesse período. Mães e educadoras de 90 bebés da Grande Área Metropolitana do Porto responderam ao Questionário de Experiência na Creche na primeira e quarta semana de frequência da creche. A perceção das mães e educadoras acerca do estado emocional dos bebés, da manutenção das rotinas e comunicação família-creche foi positiva, verificando-se perceções mais positivas das educadoras relativamente ao estado emocional e à comunicação família-creche. Da primeira para a quarta semana registou-se (a) estado emocional mais positivo, percebido pelas mães e educadoras; (b) diminuição da frequência da comunicação e aumento da manutenção das rotinas, percebidas pelas mães. O estado emocional dos bebés parece estar associado à perceção da manutenção das rotinas (mães e das educadoras) e, adicionalmente, à comunicação família-creche no caso das educadoras. Este estudo parece assinalar o cuidado das famílias e educadores na transição dos bebés para a creche e destacar a importância do envolvimento das famílias e educadores para um melhor ajustamento do bebé. |
id |
RCAP_7938c31d7568e5d745dcc846e3677568 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1174 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a crecheTransição, Comunicação família-creche, Bem-estar.Este estudo visa contribuir para a compreensão da experiência do bebé no período de transição do ambiente familiar para a creche, analisando a perceção das mães e das educadoras acerca do estado emocional do bebé, da manutenção das rotinas e da comunicação família-creche nesse período. Mães e educadoras de 90 bebés da Grande Área Metropolitana do Porto responderam ao Questionário de Experiência na Creche na primeira e quarta semana de frequência da creche. A perceção das mães e educadoras acerca do estado emocional dos bebés, da manutenção das rotinas e comunicação família-creche foi positiva, verificando-se perceções mais positivas das educadoras relativamente ao estado emocional e à comunicação família-creche. Da primeira para a quarta semana registou-se (a) estado emocional mais positivo, percebido pelas mães e educadoras; (b) diminuição da frequência da comunicação e aumento da manutenção das rotinas, percebidas pelas mães. O estado emocional dos bebés parece estar associado à perceção da manutenção das rotinas (mães e das educadoras) e, adicionalmente, à comunicação família-creche no caso das educadoras. Este estudo parece assinalar o cuidado das famílias e educadores na transição dos bebés para a creche e destacar a importância do envolvimento das famílias e educadores para um melhor ajustamento do bebé.ISPA - Instituto Universitário2017-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.1174https://doi.org/10.14417/ap.1174Análise Psicológica; Vol 35, No 3 (2017); 247-262Análise Psicológica; Vol 35, No 3 (2017); 247-2621646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1174http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1174/pdfhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/downloadSuppFile/1174/180http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/downloadSuppFile/1174/181Grande, Catarina RodriguesNunes, Inês BrandãoCoelho, VeraCadima, JoanaBarros, Sílviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:19:54Zoai:ojs.localhost:article/1174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:14.947457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche |
title |
A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche |
spellingShingle |
A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche Grande, Catarina Rodrigues Transição, Comunicação família-creche, Bem-estar. |
title_short |
A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche |
title_full |
A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche |
title_fullStr |
A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche |
title_full_unstemmed |
A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche |
title_sort |
A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche |
author |
Grande, Catarina Rodrigues |
author_facet |
Grande, Catarina Rodrigues Nunes, Inês Brandão Coelho, Vera Cadima, Joana Barros, Sílvia |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Inês Brandão Coelho, Vera Cadima, Joana Barros, Sílvia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grande, Catarina Rodrigues Nunes, Inês Brandão Coelho, Vera Cadima, Joana Barros, Sílvia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transição, Comunicação família-creche, Bem-estar. |
topic |
Transição, Comunicação família-creche, Bem-estar. |
description |
Este estudo visa contribuir para a compreensão da experiência do bebé no período de transição do ambiente familiar para a creche, analisando a perceção das mães e das educadoras acerca do estado emocional do bebé, da manutenção das rotinas e da comunicação família-creche nesse período. Mães e educadoras de 90 bebés da Grande Área Metropolitana do Porto responderam ao Questionário de Experiência na Creche na primeira e quarta semana de frequência da creche. A perceção das mães e educadoras acerca do estado emocional dos bebés, da manutenção das rotinas e comunicação família-creche foi positiva, verificando-se perceções mais positivas das educadoras relativamente ao estado emocional e à comunicação família-creche. Da primeira para a quarta semana registou-se (a) estado emocional mais positivo, percebido pelas mães e educadoras; (b) diminuição da frequência da comunicação e aumento da manutenção das rotinas, percebidas pelas mães. O estado emocional dos bebés parece estar associado à perceção da manutenção das rotinas (mães e das educadoras) e, adicionalmente, à comunicação família-creche no caso das educadoras. Este estudo parece assinalar o cuidado das famílias e educadores na transição dos bebés para a creche e destacar a importância do envolvimento das famílias e educadores para um melhor ajustamento do bebé. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.1174 https://doi.org/10.14417/ap.1174 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.1174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1174 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1174/pdf http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/downloadSuppFile/1174/180 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/downloadSuppFile/1174/181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 35, No 3 (2017); 247-262 Análise Psicológica; Vol 35, No 3 (2017); 247-262 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131591004389376 |