Paradigma associado ao estudo da ilusão de verdade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/2933 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos o paradigma subjacente ao efeito de ilusão de verdade – o fenómeno que demonstra que afirmações familiares são julgadas como mais verdadeiras do que afirmações novas. O paradigma base é aqui descrito em detalhe, sendo também descritas as principais variáveis moderadoras do efeito e as principais teorias que tentam explicá-lo. |
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Paradigma associado ao estudo da ilusão de verdadeFamiliaridadeFluênciaIlusão de verdadeRepetiçãoFamiliarityFluencyIllusion of truthRepetitionNeste artigo apresentamos o paradigma subjacente ao efeito de ilusão de verdade – o fenómeno que demonstra que afirmações familiares são julgadas como mais verdadeiras do que afirmações novas. O paradigma base é aqui descrito em detalhe, sendo também descritas as principais variáveis moderadoras do efeito e as principais teorias que tentam explicá-lo.ABSTRACT: In this paper we present the paradigm that underlies the illusion of truth effect – the phenomenon showing that familiar statements are judged as truer than new ones. The basic paradigm is described in detail, as well as the main moderator variables of the effect and the main theories that attempt to explain it.ISPA - Instituto UniversitárioRepositório do ISPASilva, Rita Rocha daFigueira, PedroGarcia-Marques, Teresa2014-06-20T18:51:55Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2933porLaboratório de Psicologia, 10, 223-2331645-7927info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:49Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2933Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:52.329626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Neste artigo apresentamos o paradigma subjacente ao efeito de ilusão de verdade – o fenómeno que demonstra que afirmações familiares são julgadas como mais verdadeiras do que afirmações novas. O paradigma base é aqui descrito em detalhe, sendo também descritas as principais variáveis moderadoras do efeito e as principais teorias que tentam explicá-lo. |
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