To wake up a sleeping dragon with no armour

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Teresa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martins, Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/19969
Resumo: Com base na metáfora do dragão adormecido, pretendemos relatar a nossa participação no Concurso Literário da Escola de Educação. O objetivo é demonstrar como a literatura e o contar de histórias desenvolvidos durante a infância foram de importância primordial não só para a criação de mundos fantásticos pessoais, mas também para o aperfeiçoamento de competências de escrita. Paralelamente, a existência de atividades académicas, que não a habitual praxe, potencia o relacionamento entre alunos e professores e a ligação emocional com a instituição. Por fim, este relatório tenciona, também, refletir sobre a forma como a nossa participação em duas edições do Concurso Literário ao nível do 1.º ciclo do ensino superior permite consolidar competências potencialmente reforçadoras de um futuro de sucesso.
id RCAP_798f3684fd72d000c10b758fcc988dc5
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19969
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling To wake up a sleeping dragon with no armourReconnecting with myself through a Literary CompetitionLiteraturaContar históriasCompetências de escritaAtividades académicasConcurso literárioCom base na metáfora do dragão adormecido, pretendemos relatar a nossa participação no Concurso Literário da Escola de Educação. O objetivo é demonstrar como a literatura e o contar de histórias desenvolvidos durante a infância foram de importância primordial não só para a criação de mundos fantásticos pessoais, mas também para o aperfeiçoamento de competências de escrita. Paralelamente, a existência de atividades académicas, que não a habitual praxe, potencia o relacionamento entre alunos e professores e a ligação emocional com a instituição. Por fim, este relatório tenciona, também, refletir sobre a forma como a nossa participação em duas edições do Concurso Literário ao nível do 1.º ciclo do ensino superior permite consolidar competências potencialmente reforçadoras de um futuro de sucesso.Based on the metaphor of the sleeping dragon, we intend to report on our participation in the Literary Competition of the School of Education. We aim to show how literature and storytelling developed during childhood were of paramount importance not only for the creation of one’s personal fantastic worlds, but also for the perfection of writing skills. Additionally, the existence of campus activities, besides the usual praxe (hazing freshmen and freshwomen), encourages the bonding between students and professors and the emotional connection with the institution. In the end, the report intends also to reflect on how participation in two editions of the Literary Competition at undergraduate level will exert a lasting effect on our future.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBLeão, TeresaMartins, Cláudia2020-01-02T12:00:42Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19969porLeão, Teresa; Martins, Cláudia Susana Nunes (2019). To wake up a sleeping dragon with no armour. AdolesCiência: Revista Júnior de Investigação. ISSN 2182-6277. 6:1, p. 104-1062182-6277info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:45:45Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:45.208547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv To wake up a sleeping dragon with no armour
Reconnecting with myself through a Literary Competition
title To wake up a sleeping dragon with no armour
spellingShingle To wake up a sleeping dragon with no armour
Leão, Teresa
Literatura
Contar histórias
Competências de escrita
Atividades académicas
Concurso literário
title_short To wake up a sleeping dragon with no armour
title_full To wake up a sleeping dragon with no armour
title_fullStr To wake up a sleeping dragon with no armour
title_full_unstemmed To wake up a sleeping dragon with no armour
title_sort To wake up a sleeping dragon with no armour
author Leão, Teresa
author_facet Leão, Teresa
Martins, Cláudia
author_role author
author2 Martins, Cláudia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, Teresa
Martins, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Contar histórias
Competências de escrita
Atividades académicas
Concurso literário
topic Literatura
Contar histórias
Competências de escrita
Atividades académicas
Concurso literário
description Com base na metáfora do dragão adormecido, pretendemos relatar a nossa participação no Concurso Literário da Escola de Educação. O objetivo é demonstrar como a literatura e o contar de histórias desenvolvidos durante a infância foram de importância primordial não só para a criação de mundos fantásticos pessoais, mas também para o aperfeiçoamento de competências de escrita. Paralelamente, a existência de atividades académicas, que não a habitual praxe, potencia o relacionamento entre alunos e professores e a ligação emocional com a instituição. Por fim, este relatório tenciona, também, refletir sobre a forma como a nossa participação em duas edições do Concurso Literário ao nível do 1.º ciclo do ensino superior permite consolidar competências potencialmente reforçadoras de um futuro de sucesso.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-02T12:00:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/19969
url http://hdl.handle.net/10198/19969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Leão, Teresa; Martins, Cláudia Susana Nunes (2019). To wake up a sleeping dragon with no armour. AdolesCiência: Revista Júnior de Investigação. ISSN 2182-6277. 6:1, p. 104-106
2182-6277
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135374741602304