To wake up a sleeping dragon with no armour
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/19969 |
Resumo: | Com base na metáfora do dragão adormecido, pretendemos relatar a nossa participação no Concurso Literário da Escola de Educação. O objetivo é demonstrar como a literatura e o contar de histórias desenvolvidos durante a infância foram de importância primordial não só para a criação de mundos fantásticos pessoais, mas também para o aperfeiçoamento de competências de escrita. Paralelamente, a existência de atividades académicas, que não a habitual praxe, potencia o relacionamento entre alunos e professores e a ligação emocional com a instituição. Por fim, este relatório tenciona, também, refletir sobre a forma como a nossa participação em duas edições do Concurso Literário ao nível do 1.º ciclo do ensino superior permite consolidar competências potencialmente reforçadoras de um futuro de sucesso. |
id |
RCAP_798f3684fd72d000c10b758fcc988dc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19969 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
To wake up a sleeping dragon with no armourReconnecting with myself through a Literary CompetitionLiteraturaContar históriasCompetências de escritaAtividades académicasConcurso literárioCom base na metáfora do dragão adormecido, pretendemos relatar a nossa participação no Concurso Literário da Escola de Educação. O objetivo é demonstrar como a literatura e o contar de histórias desenvolvidos durante a infância foram de importância primordial não só para a criação de mundos fantásticos pessoais, mas também para o aperfeiçoamento de competências de escrita. Paralelamente, a existência de atividades académicas, que não a habitual praxe, potencia o relacionamento entre alunos e professores e a ligação emocional com a instituição. Por fim, este relatório tenciona, também, refletir sobre a forma como a nossa participação em duas edições do Concurso Literário ao nível do 1.º ciclo do ensino superior permite consolidar competências potencialmente reforçadoras de um futuro de sucesso.Based on the metaphor of the sleeping dragon, we intend to report on our participation in the Literary Competition of the School of Education. We aim to show how literature and storytelling developed during childhood were of paramount importance not only for the creation of one’s personal fantastic worlds, but also for the perfection of writing skills. Additionally, the existence of campus activities, besides the usual praxe (hazing freshmen and freshwomen), encourages the bonding between students and professors and the emotional connection with the institution. In the end, the report intends also to reflect on how participation in two editions of the Literary Competition at undergraduate level will exert a lasting effect on our future.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBLeão, TeresaMartins, Cláudia2020-01-02T12:00:42Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19969porLeão, Teresa; Martins, Cláudia Susana Nunes (2019). To wake up a sleeping dragon with no armour. AdolesCiência: Revista Júnior de Investigação. ISSN 2182-6277. 6:1, p. 104-1062182-6277info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:45:45Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:45.208547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
To wake up a sleeping dragon with no armour Reconnecting with myself through a Literary Competition |
title |
To wake up a sleeping dragon with no armour |
spellingShingle |
To wake up a sleeping dragon with no armour Leão, Teresa Literatura Contar histórias Competências de escrita Atividades académicas Concurso literário |
title_short |
To wake up a sleeping dragon with no armour |
title_full |
To wake up a sleeping dragon with no armour |
title_fullStr |
To wake up a sleeping dragon with no armour |
title_full_unstemmed |
To wake up a sleeping dragon with no armour |
title_sort |
To wake up a sleeping dragon with no armour |
author |
Leão, Teresa |
author_facet |
Leão, Teresa Martins, Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Cláudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leão, Teresa Martins, Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Contar histórias Competências de escrita Atividades académicas Concurso literário |
topic |
Literatura Contar histórias Competências de escrita Atividades académicas Concurso literário |
description |
Com base na metáfora do dragão adormecido, pretendemos relatar a nossa participação no Concurso Literário da Escola de Educação. O objetivo é demonstrar como a literatura e o contar de histórias desenvolvidos durante a infância foram de importância primordial não só para a criação de mundos fantásticos pessoais, mas também para o aperfeiçoamento de competências de escrita. Paralelamente, a existência de atividades académicas, que não a habitual praxe, potencia o relacionamento entre alunos e professores e a ligação emocional com a instituição. Por fim, este relatório tenciona, também, refletir sobre a forma como a nossa participação em duas edições do Concurso Literário ao nível do 1.º ciclo do ensino superior permite consolidar competências potencialmente reforçadoras de um futuro de sucesso. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-01-02T12:00:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/19969 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/19969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Leão, Teresa; Martins, Cláudia Susana Nunes (2019). To wake up a sleeping dragon with no armour. AdolesCiência: Revista Júnior de Investigação. ISSN 2182-6277. 6:1, p. 104-106 2182-6277 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135374741602304 |