Sistema de iluminação eficiente para autoestradas: estudo técnico-económico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15463 |
Resumo: | Atualmente, a gestão dos recursos energéticos assume uma importância primordial, quer na vertente económica, quer na vertente ecológica. Diariamente, são estudadas e debatidas ideias e estratégias para melhorar a eficiência energética, que visam de alcançar o melhor desempenho possível, com menores custos e menos impacto para o meio ambiente. Dada a pertinência do tema acima referido, a presente dissertação tem como tema o Estudo técnico-económico de um Sistema de iluminação eficiente para autoestradas, com o enfoque em um caso pratico: nó de Lafões. Tem como objetivo determinar as melhores estratégias para potenciar a eficiência energética, mantendo o conforto e a segurança dos utilizadores. No sentido de alcançar o referido objetivo, é imperativo o desenvolvimento de estudos, de modo a determinar os recursos económicos e humanos necessários envolvidos nas duas possíveis abordagens: VSAP ou tecnologia LED. Posteriormente, a análise dos referidos estudos permitirá determinar qual a solução mais económica para um período de 20 anos. Paralelamente, é imprescindível a realização do estudo luminotécnico, de forma validar a norma europeia EN13201, determinar a quantidade de luminárias necessárias bem com a distância entre as mesmas e a altura a que deverão ser instaladas. Um estudo económico é, igualmente, necessário de forma a concluir a solução mais adequada e rentável para o caso de estudo. |
id |
RCAP_79b1bf019e356db2d5e68980e271adab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15463 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sistema de iluminação eficiente para autoestradas: estudo técnico-económicoEficiência EnergéticaIluminação PúblicaEstudo LuminotécnicoVSAPLEDEN13201Energy efficiencyPublic lightingLighting studySodium vapor lampAtualmente, a gestão dos recursos energéticos assume uma importância primordial, quer na vertente económica, quer na vertente ecológica. Diariamente, são estudadas e debatidas ideias e estratégias para melhorar a eficiência energética, que visam de alcançar o melhor desempenho possível, com menores custos e menos impacto para o meio ambiente. Dada a pertinência do tema acima referido, a presente dissertação tem como tema o Estudo técnico-económico de um Sistema de iluminação eficiente para autoestradas, com o enfoque em um caso pratico: nó de Lafões. Tem como objetivo determinar as melhores estratégias para potenciar a eficiência energética, mantendo o conforto e a segurança dos utilizadores. No sentido de alcançar o referido objetivo, é imperativo o desenvolvimento de estudos, de modo a determinar os recursos económicos e humanos necessários envolvidos nas duas possíveis abordagens: VSAP ou tecnologia LED. Posteriormente, a análise dos referidos estudos permitirá determinar qual a solução mais económica para um período de 20 anos. Paralelamente, é imprescindível a realização do estudo luminotécnico, de forma validar a norma europeia EN13201, determinar a quantidade de luminárias necessárias bem com a distância entre as mesmas e a altura a que deverão ser instaladas. Um estudo económico é, igualmente, necessário de forma a concluir a solução mais adequada e rentável para o caso de estudo.Nowadays energy resources management has primal importance both economically and environmentally. Every day strategic studies and researches are led in order to improve energy efficiency aiming to achieve the best possible performances with less costs and minor environmental impact. Due to the importance of the subject at matter, the present thesis concerns a technical-economical study regarding the efficiency of the present public lighting system in Portuguese motorways, focusing on a practical case: Lafōes junction. This study aims to analyze and determine the best strategies to increase energy efficiency maintaining users comfort and safety. To achieve this goal, it is imperative to develop studies as means to define the economic and human resources involved in two possible approaches: sodium vapor lamp or led technology. Afterwards the analysis of the referred studies will allow to conclude which is the most economical solution for a 20 (twenty) year period. Simultaneously a lighting study is mandatory as a way to validate the European EN13201, to determine the needed amount of luminaires, as well as the adequate distance between them and correct height to install them. An economic study will also be necessary in order to conclude which solution will fit best and is more profitable, in this specific case.Ramos, Sergio Filipe CarvalhoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFilipe, Bruno Cláudio Parchão2020-02-06T15:46:21Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15463TID:202342514porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:35Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15463Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:10.704384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistema de iluminação eficiente para autoestradas: estudo técnico-económico |
title |
Sistema de iluminação eficiente para autoestradas: estudo técnico-económico |
spellingShingle |
Sistema de iluminação eficiente para autoestradas: estudo técnico-económico Filipe, Bruno Cláudio Parchão Eficiência Energética Iluminação Pública Estudo Luminotécnico VSAP LED EN13201 Energy efficiency Public lighting Lighting study Sodium vapor lamp |
title_short |
Sistema de iluminação eficiente para autoestradas: estudo técnico-económico |
title_full |
Sistema de iluminação eficiente para autoestradas: estudo técnico-económico |
title_fullStr |
Sistema de iluminação eficiente para autoestradas: estudo técnico-económico |
title_full_unstemmed |
Sistema de iluminação eficiente para autoestradas: estudo técnico-económico |
title_sort |
Sistema de iluminação eficiente para autoestradas: estudo técnico-económico |
author |
Filipe, Bruno Cláudio Parchão |
author_facet |
Filipe, Bruno Cláudio Parchão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Sergio Filipe Carvalho Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filipe, Bruno Cláudio Parchão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eficiência Energética Iluminação Pública Estudo Luminotécnico VSAP LED EN13201 Energy efficiency Public lighting Lighting study Sodium vapor lamp |
topic |
Eficiência Energética Iluminação Pública Estudo Luminotécnico VSAP LED EN13201 Energy efficiency Public lighting Lighting study Sodium vapor lamp |
description |
Atualmente, a gestão dos recursos energéticos assume uma importância primordial, quer na vertente económica, quer na vertente ecológica. Diariamente, são estudadas e debatidas ideias e estratégias para melhorar a eficiência energética, que visam de alcançar o melhor desempenho possível, com menores custos e menos impacto para o meio ambiente. Dada a pertinência do tema acima referido, a presente dissertação tem como tema o Estudo técnico-económico de um Sistema de iluminação eficiente para autoestradas, com o enfoque em um caso pratico: nó de Lafões. Tem como objetivo determinar as melhores estratégias para potenciar a eficiência energética, mantendo o conforto e a segurança dos utilizadores. No sentido de alcançar o referido objetivo, é imperativo o desenvolvimento de estudos, de modo a determinar os recursos económicos e humanos necessários envolvidos nas duas possíveis abordagens: VSAP ou tecnologia LED. Posteriormente, a análise dos referidos estudos permitirá determinar qual a solução mais económica para um período de 20 anos. Paralelamente, é imprescindível a realização do estudo luminotécnico, de forma validar a norma europeia EN13201, determinar a quantidade de luminárias necessárias bem com a distância entre as mesmas e a altura a que deverão ser instaladas. Um estudo económico é, igualmente, necessário de forma a concluir a solução mais adequada e rentável para o caso de estudo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-02-06T15:46:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/15463 TID:202342514 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/15463 |
identifier_str_mv |
TID:202342514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131443643809792 |