A transição energética aplicada à iluminação pública das autoestradas caso de estudo das A27 e A28

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, João Manuel Alcobia Camaño Nobre
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21071
Resumo: O aumento dos custos associados ao consumo de energia e o crescimento da tecnologia LED, aplicado à iluminação, tem vindo a fomentar o desenvolvimento de luminárias LED cada vez mais eficientes, permitindo aos decisores optarem pela transição das luminárias de tecnologia convencional por tecnologia LED. Dada a relevância desta temática, a presente dissertação tem como objetivo o estudo da transição energética aplicado à iluminação pública das autoestradas, tendo como caso de estudo as autoestradas A27 e A28. Tem como objetivo determinar as melhores estratégias para potenciar a eficiência energética, mantendo o conforto e a segurança dos utilizadores. De modo a alcançar os respetivos objetivos, serão necessários realizar alguns estudos de cariz mais técnico e económico, através da realização de estudos luminotécnicos e de estudos de viabilidade económica das soluções apresentadas. O caso de estudo apresentado será referente a um período de 20 anos, de modo a avaliar os ganhos obtidos a longo prazo, com a transição energética das luminárias. As poupanças geradas com a substituição das luminárias de VSAP para LED, são a redução do consumo energético em cerca de 58%, correspondente a 629 MWh/ano, com uma redução próxima de 120 000 € anuais na fatura de energia e uma redução de emissões de CO2 de 295 toneladas. Em termos de custos de manutenção, ao fim de 20 anos estas poderão gerar poupanças na ordem dos 470 000 €. No estudo económico-financeiro efetuado para o período de 20 anos, obteve-se uma TIR de 12 %, um VAL próximo dos 800 000€, sendo o investimento recuperado (Payback Period) nos primeiros 6 anos e 2 meses aproximadamente, sendo que o projeto apresenta uma taxa de rentabilidade de 1,16.
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