Promoção da igualdade de género no contexto X para uma construção harmoniosa do cidadão pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38322 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio pretende descrever de forma reflexiva o percurso da minha Prática Pedagógica Supervisionada. A questão da “Igualdade de Género” é de elevada pertinência em contextos de Educação Pré-escolar (EPE), por ser o período em que podemos identificar os primeiros comportamentos das crianças reveladores das suas conceções nesse domínio. A escola assume um papel preponderante nestes processos, potenciados através de uma Educação para a Cidadania, que se torna uma necessidade emergente e que deverá ser explorada o mais precocemente possível com as crianças. Assim, surge a necessidade de tornar o tema visível nas práticas educativas em EPE, consciencializando todos os agentes educativos para a relevância deste, promovendo, deste modo, a sua valorização. Neste estudo, através de um olhar voltado para a Educação para a Cidadania e norteado rumo a práticas que sublinhassem a temática da Igualdade de Género na EPE, pretendemos indagar quais as práticas que podem ser promovidas, no sentido de privilegiar e perspetivar a Igualdade de Género como um trunfo na construção harmoniosa do cidadão pré-escolar. Para sustentar as questões investigativas do nosso estudo, construímos um enquadramento teórico que espelha a emergência da inclusão e exploração do tema referido no desenvolvimento de boas práticas didático-pedagógicas, no contexto do Pré- Escolar. Com o presente relatório, pretende-se compreender os olhares, atitudes e considerações de crianças em idade pré-escolar, mediante a implementação de um estudo de caso com traços de investigação-intervenção, desenvolvido num agrupamento de escolas na região de Aveiro. Para abordar as nossas questões investigativas, recorremos, principalmente, à entrevista aos educadores, às sessões de sensibilização para a Educação para a Cidadania, à observação direta e notas de campo e recolha e análise de materiais provenientes de atividades/ projetos desenvolvidos. Os resultados gerados confirmam e reforçam a emergência didática de educar para a Igualdade de Género, cabendo aos docentes criar no espaço educativo, um ambiente de sensibilização, reflexão e diálogo coletivo com o Outro, objetivando a desconstrução de olhares estereotipados e atitudes comummente associados ao género. |
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Neste estudo, através de um olhar voltado para a Educação para a Cidadania e norteado rumo a práticas que sublinhassem a temática da Igualdade de Género na EPE, pretendemos indagar quais as práticas que podem ser promovidas, no sentido de privilegiar e perspetivar a Igualdade de Género como um trunfo na construção harmoniosa do cidadão pré-escolar. Para sustentar as questões investigativas do nosso estudo, construímos um enquadramento teórico que espelha a emergência da inclusão e exploração do tema referido no desenvolvimento de boas práticas didático-pedagógicas, no contexto do Pré- Escolar. Com o presente relatório, pretende-se compreender os olhares, atitudes e considerações de crianças em idade pré-escolar, mediante a implementação de um estudo de caso com traços de investigação-intervenção, desenvolvido num agrupamento de escolas na região de Aveiro. Para abordar as nossas questões investigativas, recorremos, principalmente, à entrevista aos educadores, às sessões de sensibilização para a Educação para a Cidadania, à observação direta e notas de campo e recolha e análise de materiais provenientes de atividades/ projetos desenvolvidos. Os resultados gerados confirmam e reforçam a emergência didática de educar para a Igualdade de Género, cabendo aos docentes criar no espaço educativo, um ambiente de sensibilização, reflexão e diálogo coletivo com o Outro, objetivando a desconstrução de olhares estereotipados e atitudes comummente associados ao género.This Internship Report intends to describe in a reflective way the course of my Supervised Pedagogical Practice. The issue of "Gender Equality" is of high relevance in Early Childhood Education (ECE) contexts, as it is the period in which we can identify the first behaviours of children that reveal their conceptions in this field. The school takes a leading role in these processes, enhanced by Citizenship Education, which becomes an emerging need and should be explored as early as possible with children. Thus, the need arises to make the subject visible in educational practices in ECE, making all educational agents aware of its relevance, thus promoting its valorisation. In this study, through a look focused on the Education for Citizenship and guided towards practices that underline the theme of Gender Equality in EPE, it is possible to identify the first behaviours of children that reveal their conceptions in this field. The school takes a leading role in these processes, enhanced by Citizenship Education, which becomes an emerging need and should be explored as early as possible with children. Thus, the need arises to make the subject visible in educational practices in ECE, making all educational agents aware of its relevance, thus promoting its valorisation. In this study, through a look focused on the Education for Citizenship and guided towards practices that underline the theme of Gender Equality in ECE, we intend to investigate which practices can be promoted, in order to privilege and perspective Gender Equality as an asset in the harmonious construction of the pre-school citizen. To support the investigative questions of our study, we have built a theoretical framework that mirrors the emergence of inclusion and exploration of the theme mentioned in the development of good educational-pedagogical practices in the context of ECE. To support the investigative questions of our study, we have built a theoretical framework that mirrors the emergence of inclusion and exploration of the theme mentioned in the development of good educational-pedagogical practices in the context of ECE. With this report, we intend to understand the looks, attitudes and considerations of pre-school children, through the implementation of a case study with traces of research-intervention, developed in a group of schools in the region of Aveiro. In order to address our investigative questions, we have mainly resorted to the interview with educators, to the Citizenship Education awareness sessions, to the direct observation and field notes and to the collection and analysis of materials coming from developed activities/projects. The results generated confirm and reinforce the didactic emergency of educating for Gender Equality, and it is up to the teachers to create in the educational space, an environment of sensitization, reflection and collective dialogue with the Other, aiming at the deconstruction of stereotyped looks and attitudes commonly associated with gender.2023-07-03T13:54:33Z2021-02-26T00:00:00Z2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38322porCosteira, Mariana Balreira Seabrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:15Zoai:ria.ua.pt:10773/38322Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:34.983478Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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