Serviços de referência em bibliotecas do ensino superior em Angola : estado atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Huvi, João Evangelista
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/32083
Resumo: Os serviços de referência são componentes fundamentais e indispensáveis nas bibliotecas universitárias para a gestão da informação. Estes devem ser personalizados e dirigidos por um profissional da informação, responsável pela disponibilização de informação clara, precisa e oportuna para a satisfação das necessidades dos utilizadores, oferendo oportunidades de pesquisa às informações oferecidas pela biblioteca ou por outras fontes de informação. O surgimento da Internet fez com que as bibliotecas do ensino superior reinventassem a forma pela qual disponibilizavam seus serviços. Neste sentido, os serviços das bibliotecas passaram a tomar um novo rumo, apostando nas tecnologias digitais com a finalidade de disponibilizar a informação em suporte físico e digital. Portanto, os serviços de referência apresentam-se como mecanismos indispensáveis no trabalho das bibliotecas do ensino superior dada a sua dinâmica na resposta às necessidades informacionais dos utilizadores num curto espaço de tempo. Esta investigação de orientação qualitativa procurou estudar o tema da aplicação dos serviços de referência em bibliotecas do Ensino Superior em Angola. Para fundamentar o nosso trabalho, apresentamos algumas ferramentas que são frequentemente utilizadas para estes serviços nomeadamente: o correio eletrónico, o chat, as mensagens instantâneas, referências via Web e videoconferências. O presente trabalho analisa as tendências conjeturais centradas na trilogia utilizador/biblioteca/tecnologias, recorrendo à triangulação de dados baseada na revisão da literatura, na realização de Inquéritos aos bibliotecários e na observação de bibliotecas e homepages através de visitas de estudo, análise dos sites, blogs e planos estratégicos. Verificou-se ao longo do trabalho que o serviço de referência é um marco da tecnologia que veio melhorar os serviços prestados pelas bibliotecas na perspetiva de dar resposta à grande procura da informação. Neste sentido, as bibliotecas das Universidades Gregório Semedo, António Agostinho Neto, Católica de Angola e o Instituto Superior de Tecnologias e Ciências todos localizados em Luanda, oferecem serviços de referência, com principal destaque o ISPTEC e a Universidade Gregório Semedo, que, para além de oferecerem serviços muito dinâmicos, têm a disponibilização destes serviços em rede e em acesso aberto. Foram de igual modo contempladas com serviços de referência as bibliotecas das universidades José Eduardo dos Santos (Huambo), Mandume Ya Ndemufayo (Huila, Namibe) e a Universidade Kimpa Vita (Uige). Em modo de conclusão, afirmamos que é ainda uma minoria das bibliotecas do Ensino Superior em Angola que oferece serviços de referência, e numa fase de desenvolvimento, o que requer maior aposta por parte destas.
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Neste sentido, os serviços das bibliotecas passaram a tomar um novo rumo, apostando nas tecnologias digitais com a finalidade de disponibilizar a informação em suporte físico e digital. Portanto, os serviços de referência apresentam-se como mecanismos indispensáveis no trabalho das bibliotecas do ensino superior dada a sua dinâmica na resposta às necessidades informacionais dos utilizadores num curto espaço de tempo. Esta investigação de orientação qualitativa procurou estudar o tema da aplicação dos serviços de referência em bibliotecas do Ensino Superior em Angola. Para fundamentar o nosso trabalho, apresentamos algumas ferramentas que são frequentemente utilizadas para estes serviços nomeadamente: o correio eletrónico, o chat, as mensagens instantâneas, referências via Web e videoconferências. O presente trabalho analisa as tendências conjeturais centradas na trilogia utilizador/biblioteca/tecnologias, recorrendo à triangulação de dados baseada na revisão da literatura, na realização de Inquéritos aos bibliotecários e na observação de bibliotecas e homepages através de visitas de estudo, análise dos sites, blogs e planos estratégicos. Verificou-se ao longo do trabalho que o serviço de referência é um marco da tecnologia que veio melhorar os serviços prestados pelas bibliotecas na perspetiva de dar resposta à grande procura da informação. Neste sentido, as bibliotecas das Universidades Gregório Semedo, António Agostinho Neto, Católica de Angola e o Instituto Superior de Tecnologias e Ciências todos localizados em Luanda, oferecem serviços de referência, com principal destaque o ISPTEC e a Universidade Gregório Semedo, que, para além de oferecerem serviços muito dinâmicos, têm a disponibilização destes serviços em rede e em acesso aberto. Foram de igual modo contempladas com serviços de referência as bibliotecas das universidades José Eduardo dos Santos (Huambo), Mandume Ya Ndemufayo (Huila, Namibe) e a Universidade Kimpa Vita (Uige). Em modo de conclusão, afirmamos que é ainda uma minoria das bibliotecas do Ensino Superior em Angola que oferece serviços de referência, e numa fase de desenvolvimento, o que requer maior aposta por parte destas.The reference services are fundamental components and indispensable in university libraries for the management of information. These should be personalized and driven by an information professional, responsible for the provision of clear information, accurate and timely manner to the satisfaction of users' needs, offering research opportunities to information offered by the library or by other sources of information. The emergence of the Internet has led higher education libraries to a new way of providing its services. In this sense, the services of the libraries began to take a new direction, investing in digital technologies with the aim of providing information on physical and digital support, Therefore, the reference services are essential tools in the work of the libraries of higher education given its dynamics in response to the informational needs of users in a short space of time. This research of qualitative approach sought to study the theme of the implementation of the reference services in libraries of Higher Education in Angola. In order to substantiate our work, here are some tools that are often used for these services in particular: the electronic mails, chat, instant messages, references via the Web and videoconferencing. The present study analyzes the trends centred in the trilogy user/Library/technologies, drawing on the triangulation of data based on the literature review, in carrying out surveys to the librarians and the observation of libraries and homepages through study visits, analysis of sites, blogs and strategic plans. It appeared throughout the work that the reference service is a hallmark of the technology that came to improve the services provided by libraries in perspective to give answers to the great demand for information. In this sense, the libraries of Universities Gregório Semedo, António Agostinho Neto, Catholic Church of Angola and the Higher Institute of Technology and Science all located in Luanda, offer referral services with main highlight the ISPTEC and the University Gregory Semedo which in addition to offering services very dynamic, have the provision of these services in network and open access. Were similarly covered with reference services the libraries of universities José Eduardo dos Santos (Huambo); Mandume ya Ndemufayo(Namibe), and the University Kimpa Vita (Uige). In conclusion, we affirm that it is still a minority of the libraries of Higher Education in Angola that offer reference services, and at an early stage of development, which requires greater commitment on the part of these.Silva, Carlos Guardado daRevez, JorgeRepositório da Universidade de LisboaHuvi, João Evangelista2018-03-01T14:47:02Z2018-01-192017-11-162018-01-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32083TID:201855410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:26:02Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:23.284621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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