Sustentabilidade energética em espaços universitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/9853 |
Resumo: | Neste estudo pretende-se encontrar soluções para atingir a sustentabilidade energética em edifícios escolares. O software utilizado simula as condições no interior e exterior do edifício para o estudo do conforto térmico, qualidade do ar e consumo energético. Através do software elaboraram-se sistemas de ventilação capazes de aproveitar a energia térmica no interior do edifício. No verão, utilizou-se um sistema de ventilação que transporta o ar mais frio, de um compartimento subterrâneo criado para o efeito, para os compartimentos com maiores temperaturas. No Inverno, utilizam-se os compartimentos mais quentes como estufas internas, de onde é ventilado o ar para os compartimentos com menores temperaturas. Como os sistemas de ventilação não são suficientes para a obtenção de um conforto térmico desejável, implementaram-se coletores solares com tubos a vácuo, que serviram de fonte de energia térmica para os sistemas de climatização. Tanto no verão como no Inverno utilizam-se termoconvectores ligados aos coletores para a climatização do edifício. No Inverno o calor proveniente dos coletores é utilizado diretamente na climatização, relativamente ao verão a refrigeração dá-se através do ciclo de absorção. Para sustentar os gastos energéticos associados à iluminação e uso de computadores do edifício, implementaram-se células fotovoltaicas nas paredes do edifício. Através da realização do estudo percebeu-se que no Inverno é possível atingir a sustentabilidade energética e garantir o conforto térmico, relativamente ao verão o mesmo não acontece, as altas temperaturas registadas tornam a sustentabilidade energética difícil de alcançar. |
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Neste estudo pretende-se encontrar soluções para atingir a sustentabilidade energética em edifícios escolares. O software utilizado simula as condições no interior e exterior do edifício para o estudo do conforto térmico, qualidade do ar e consumo energético. Através do software elaboraram-se sistemas de ventilação capazes de aproveitar a energia térmica no interior do edifício. No verão, utilizou-se um sistema de ventilação que transporta o ar mais frio, de um compartimento subterrâneo criado para o efeito, para os compartimentos com maiores temperaturas. No Inverno, utilizam-se os compartimentos mais quentes como estufas internas, de onde é ventilado o ar para os compartimentos com menores temperaturas. Como os sistemas de ventilação não são suficientes para a obtenção de um conforto térmico desejável, implementaram-se coletores solares com tubos a vácuo, que serviram de fonte de energia térmica para os sistemas de climatização. Tanto no verão como no Inverno utilizam-se termoconvectores ligados aos coletores para a climatização do edifício. No Inverno o calor proveniente dos coletores é utilizado diretamente na climatização, relativamente ao verão a refrigeração dá-se através do ciclo de absorção. Para sustentar os gastos energéticos associados à iluminação e uso de computadores do edifício, implementaram-se células fotovoltaicas nas paredes do edifício. Através da realização do estudo percebeu-se que no Inverno é possível atingir a sustentabilidade energética e garantir o conforto térmico, relativamente ao verão o mesmo não acontece, as altas temperaturas registadas tornam a sustentabilidade energética difícil de alcançar. |
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