Op art : origens, enquadramento e os seus fenómenos da perceção visual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/7037 |
Resumo: | A Op Art e os seus fenómenos visuais são explorados e estudados, é descrito o contexto social e cultural em que surge e os movimentos artisticos onde encontrou precedências - pós modernismo. Na sua contextualização é feita uma análise formal e teórica, focada naquilo que a distingue de outros movimentos coevos, como a Pop art. A Op art em Portugal é sobretudo representada pelos trabalhos de Artur Rosa e Eduardo Nery. Por último, os principais efeitos óticos usados pela Op art são apresentados e relacionados com a psicologia da Gestalt. |
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Op art : origens, enquadramento e os seus fenómenos da perceção visualOp art : origins, contextualization and visual perceptionOp artCorBauhausGestaltColourA Op Art e os seus fenómenos visuais são explorados e estudados, é descrito o contexto social e cultural em que surge e os movimentos artisticos onde encontrou precedências - pós modernismo. Na sua contextualização é feita uma análise formal e teórica, focada naquilo que a distingue de outros movimentos coevos, como a Pop art. A Op art em Portugal é sobretudo representada pelos trabalhos de Artur Rosa e Eduardo Nery. Por último, os principais efeitos óticos usados pela Op art são apresentados e relacionados com a psicologia da Gestalt.ABSTRACT : Op art and its visual phenomena are exploited and studied. The social and cultural context as well as the artistic movements in which Op art found it’s precedents - post modernism, are depicted. In its contextualization a formal and theoretical analysis, focused on what distinguishes it from other coeval movements, such as Pop art, is performed. Op art in Portugal is mainly represented by the works of Artur Rosa and Eduardo Nery. Lastly, the main optical effects used in Op art are discussed and related to the Gestalt psychology.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoManaia, João Pedro Martins de Almeida2020-03-30T14:29:14Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7037porMANAIA, João Pedro Martins de Almeida (2019) - Op Art : origens, enquadramento e os seus fenómenos da perceção visual. Convergências: Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XII, nº 24, p. 1-5.1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:12Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:35.598356Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Op Art e os seus fenómenos visuais são explorados e estudados, é descrito o contexto social e cultural em que surge e os movimentos artisticos onde encontrou precedências - pós modernismo. Na sua contextualização é feita uma análise formal e teórica, focada naquilo que a distingue de outros movimentos coevos, como a Pop art. A Op art em Portugal é sobretudo representada pelos trabalhos de Artur Rosa e Eduardo Nery. Por último, os principais efeitos óticos usados pela Op art são apresentados e relacionados com a psicologia da Gestalt. |
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