Da reflexão à investigação: percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22807 |
Resumo: | Este artigo analisa como se desenvolvem profissionalmente professores do 1.º ciclo do ensino básico no que respeita à reflexão, conhecimento didáctico e práticas profissionais, quando participam num projecto de investigação colaborativo focado na comunicação matemática. O estudo, que assumiu uma metodologia de investigação interpretativa e um design de estudo de caso, decorreu ao longo de quase dois anos, tendo como participantes três professores do 1.º ciclo. Os resultados mostram que os professores se desenvolveram profissionalmente em várias dimensões. Em particular, desenvolveram a sua capacidade de reflexão, passando de formas simples como recordar e narrar para outras mais elaboradas como pesquisa sistemática. Além disso, evoluíram de forma significativa nas suas práticas de comunicação na aula, adoptando padrões de interacção centrados na discussão, com base na realização de tarefas problemáticas. O seu conhecimento didáctico mostrou-se muito sensível ao conhecimento matemático, tendo nuns professores actuado como limitador e noutros como facilitador do pensamento e acção. Para o seu desenvolvimento profissional parecem ter contribuído significativamente a reflexão, o cunho colaborativo do projecto e a sua feição investigativa. |
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Da reflexão à investigação: percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de MatemáticaDa reflexão à investigação: percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de MatemáticaArtigosEste artigo analisa como se desenvolvem profissionalmente professores do 1.º ciclo do ensino básico no que respeita à reflexão, conhecimento didáctico e práticas profissionais, quando participam num projecto de investigação colaborativo focado na comunicação matemática. O estudo, que assumiu uma metodologia de investigação interpretativa e um design de estudo de caso, decorreu ao longo de quase dois anos, tendo como participantes três professores do 1.º ciclo. Os resultados mostram que os professores se desenvolveram profissionalmente em várias dimensões. Em particular, desenvolveram a sua capacidade de reflexão, passando de formas simples como recordar e narrar para outras mais elaboradas como pesquisa sistemática. Além disso, evoluíram de forma significativa nas suas práticas de comunicação na aula, adoptando padrões de interacção centrados na discussão, com base na realização de tarefas problemáticas. O seu conhecimento didáctico mostrou-se muito sensível ao conhecimento matemático, tendo nuns professores actuado como limitador e noutros como facilitador do pensamento e acção. Para o seu desenvolvimento profissional parecem ter contribuído significativamente a reflexão, o cunho colaborativo do projecto e a sua feição investigativa.This article analyzes the professional development of primary school teachers concerning reflection, instructional knowledge and professional practices, when they participate in a collaborative project focused in mathematical communication in the classroom. The study had an interpretative research methodology and a case study design and was undertaken during two years, with the participation of three primary school mathematics teachers. The results of the study show that the teachers developed professionally in several dimensions. In particular, they developed their reflective capacity, moving from simple forms of reflection such as remembering and telling to more sophisticated forms such as systematic inquiry. Furthermore, they changed in a significant way their communication practices in the classroom, adopting patterns of interaction centred in discussion, based in challenging mathematical tasks. Their instructional knowledge showed to be highly sensitive to mathematical knowledge; in some teachers it was as clear bounding element and in others it was a facilitating and action. The teachers’ professional development seemed to be significantly supported by reflection and by the collaborative and investigative features of the project. element of thinkingAPM - Associação de Professores de Matemática2006-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22807por2183-28380872-3915Menezes, LuísPonte, João Pedro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-09T20:47:06Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22807Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-09T20:47:06Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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