O riso que nasce do drama
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/146974 |
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O riso que nasce do dramaLaugh, don't cryJô Soares and humorO humor em Jô SoaresHumorFunnySatireBrazilDictatorshipCensorshipDemocratic transitionJô SoaresHistorySDG 16 - Peace, Justice and Strong InstitutionsUIDB/04666/2020 UIDP/04666/2020Este artigo apresenta uma reflexão sobre a produção humorística de Jô Soares (1938-2022) centrada nos programas televisivos e espetáculos teatrais de que foi autor e, particularmente, nas múltiplas personagens que criou. A análise dessas personagens – para cuja composição são igualmente importantes o texto, os adereços, os gestos, os trejeitos e os bordões – permite elencar os temas e os alvos de uma intervenção artística que evoluiu da comicidade da sátira de costumes para uma mais profunda crítica social e política, esta última tanto mais corajosa quanto levada a cabo num contexto ditatorial e sujeita à perseguição da Censura. Jô Soares procura, naturalmente, fazer rir – a razão de ser de qualquer humorista – mas o seu riso é ambivalente e polissêmico, revelando aspectos tragicômicos, satíricos e feéricos. Dando provas de sensibilidade, bom senso e bom gosto, Jô expôs sua forma de ver o mundo movendo-se não apenas para o cômico, mas, como é próprio do humorismo, fazendo de sua existência um grito, que com certeza nos faz rir, para não deplorar do amargo absurdo do mundo. Do mesmo passo que faz rir, o humor acrescenta liberdade. This article deals with the humorous works of Jô Soares (1938-2022) performed in television shows and stage acts which he directed, wrote or co-wrote and starred, and especially in the many characters he created. The analysis of those characters –including text, props, gestures, gimmicks and catchphrases–makes it possible to list the themes, issues and targets of an artistic intervention which evolved from a comical satire of moresto a deeper social and political criticism. The latter demanded a great deal of courage inasmuch as it was delivered in a context of military dictatorship and subject to censorship. Jô Soares intended to make his public laugh –the core business of every humorist –but his laughter is ambivalent and polissemic, revealing tragicomical, satirical and feerical traits. Showing evidence of sensitivity, sensibility and taste, Jô exposed his world vision moving beyond funniness, as it becomes humorism,towards making from it a cry, which certainly makes one laugh, in order not to deplore the bitter absurdity of the world. As it makes one laugh, humor adds freedom.CHAM - Centro de HumanidadesRUNVieira, Thaís L.Ferreira, João Pedro Rosa2023-01-04T22:18:17Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article17application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/146974por1807-6971PURE: 49097195https://doi.org/10.35355/revistafenix.v19i2.1289info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:27:57Zoai:run.unl.pt:10362/146974Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:52:43.859785Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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