Promover o pensamento computacional no ensino da matemática : uma experiência de ensino no 3º ano do primeiro ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuchla, Juliana Terluk
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/61327
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade de Inovação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2023
id RCAP_7a061bd6076fad54b492e99780f07804
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/61327
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promover o pensamento computacional no ensino da matemática : uma experiência de ensino no 3º ano do primeiro cicloPensamento computacionalAprendizagem da matemáticaEnsino básico (1º ciclo)Tecnologias da informação e da comunicaçãoDissertações de mestrado - 2023Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade de Inovação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2023A inclusão das capacidades de Pensamento Computacional (PC) no currículo escolar, desde as primeiras séries do ensino básico tem sido considerada uma oportunidade de proporcionar aos alunos uma diversidade de experiências de aprendizagem que lhes auxiliem na compreensão de diversas áreas, como a matemática. As recentes mudanças do currículo escolar na Educação Básica em Portugal trouxeram novas exigências voltados ao currículo de Matemática do 1.º ciclo do Ensino Básico, e entre estas, surgiu a necessidade de os professores incorporarem o Pensamento Computacional nas suas aulas uma capacidade matemática transversal. Desta forma, o objetivo deste estudo foi compreender como uma experiência de ensino com uma turma de 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, centrada em atividades plugadas e desplugadas, recorrendo ao uso da programação, pode contribuir para o desenvolvimento do Pensamento Computacional dos alunos, enquanto capacidade matemática transversal. Para responder às questões de investigação, optou-se por uma metodologia de pendor qualitativo, assente na observação das aulas e recolha documental e com recurso adicional à aplicação do Teste de Validação de Competências do Pensamento Computacional (BCTt v2) em dois momentos, no quadro de uma abordagem de Design-based Research. Os resultados revelaram diversas dificuldades dos alunos, principalmente no que se refere às práticas da abstração, do reconhecimento de padrões, da algoritmia e da depuração, bem como da expressão de ideias. Foi evidente uma evolução na capacidade dos alunos de resolver problemas mais complexos na fase final do estudo, indicando que uma abordagem mista de tarefas plugadas e desplugadas foi benéfica para o desenvolvimento do Pensamento Computacional em alunos deste nível de escolaridade.The inclusion of Computational Thinking (CT) skills in the school curriculum, since the first grades of Basic Education, has been considered an opportunity to provide students with a diversity of learning experiences that help them understand different areas, such as mathematics. Recent changes to the school curriculum in Basic Education in Portugal have brought new demands focused on the Mathematics curriculum of Primary Education, and among these, there was a need for teachers to incorporate Computational Thinking into their classes, a transversal mathematical capacity. Therefore, the aim of this study was to understand how a teaching experience with a 3rd year class of the Primary Education, centered on plugged and unplugged activities, using programming, it can contribute to the development of students' Computational Thinking, as a transversal mathematical capacity. To answer the research questions, a primarily qualitative methodology was chosen, based on the observation of the class and on documents collection and with the additional use of the Validation of Computational Thinking Competences Test (BCTt v2) in two moments, within the framework of a Design-based Research approach.. The results revealed several difficulties faced by students, mainly with regard to the practices of abstraction, pattern recognition, algorithms and debugging, as well as the expression of ideas. An improvement in students' ability to solve more complex problems was evident in the final phase of the study, indicating that a mixed task approach plugged and unplugged was beneficial for the development of Computational Thinking in students at this level of education.Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-Repositório da Universidade de LisboaKuchla, Juliana Terluk2023-12-14T12:57:10Z20232023-10-162023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-18T01:22:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:57.841712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promover o pensamento computacional no ensino da matemática : uma experiência de ensino no 3º ano do primeiro ciclo
title Promover o pensamento computacional no ensino da matemática : uma experiência de ensino no 3º ano do primeiro ciclo
spellingShingle Promover o pensamento computacional no ensino da matemática : uma experiência de ensino no 3º ano do primeiro ciclo
Kuchla, Juliana Terluk
Pensamento computacional
Aprendizagem da matemática
Ensino básico (1º ciclo)
Tecnologias da informação e da comunicação
Dissertações de mestrado - 2023
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Promover o pensamento computacional no ensino da matemática : uma experiência de ensino no 3º ano do primeiro ciclo
title_full Promover o pensamento computacional no ensino da matemática : uma experiência de ensino no 3º ano do primeiro ciclo
title_fullStr Promover o pensamento computacional no ensino da matemática : uma experiência de ensino no 3º ano do primeiro ciclo
title_full_unstemmed Promover o pensamento computacional no ensino da matemática : uma experiência de ensino no 3º ano do primeiro ciclo
title_sort Promover o pensamento computacional no ensino da matemática : uma experiência de ensino no 3º ano do primeiro ciclo
author Kuchla, Juliana Terluk
author_facet Kuchla, Juliana Terluk
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuchla, Juliana Terluk
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento computacional
Aprendizagem da matemática
Ensino básico (1º ciclo)
Tecnologias da informação e da comunicação
Dissertações de mestrado - 2023
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Pensamento computacional
Aprendizagem da matemática
Ensino básico (1º ciclo)
Tecnologias da informação e da comunicação
Dissertações de mestrado - 2023
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade de Inovação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2023
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14T12:57:10Z
2023
2023-10-16
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/61327
url http://hdl.handle.net/10451/61327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136436427948032