Avaliação de competências de pensamento computacional de alunos no final do 1º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/58405 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
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Avaliação de competências de pensamento computacional de alunos no final do 1º CEBAlunos do ensino básicoEnsino básico (1º ciclo)Pensamento computacionalTecnologias digitaisDissertações de mestrado - 2023Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO estudo aqui apresentado pretendeu avaliar o nível de desenvolvimento de competências de Pensamento Computacional apresentado pelos alunos do 4.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Vialonga, procurando estabelecer relações entre as características sociodemográficas dos mesmos e o desenvolvimento de intervenções pedagógicas intencionalmente direcionadas ao desenvolvimento dessas competências. De modo a dar resposta a estas questões, desenvolveu-se um estudo de natureza quantitativa, do tipo descritivo e exploratório e utilizou-se como instrumento de recolha de dados o Teste Bebras – Castor Informático, edição de 2020 da categoria castores, aplicado a 159 alunos. Os principais resultados evidenciam um baixo nível global de competências de Pensamento Computacional apresentadas pelos alunos, mas comprovam que o grupo que usufruiu de atividades pedagógicas intencionalmente direcionadas ao desenvolvimento de competências de Pensamento Computacional prolongadas no tempo, obteve resultados superiores, sugerindo a eficácia deste tipo de intervenções. Salienta-se, ainda, que os alunos tiveram mais facilidade nas questões que envolviam maioritariamente as competências de reconhecimento de padrões, representação de dados e depuração e mais dificuldade nas questões que recorriam à abstração, decomposição e algoritmia. Não se identificaram diferenças estatisticamente significativas em relação a características sociodemográficas, não se podendo inferir qualquer tipo de relação entre as mesmas e os níveis de desenvolvimento de competências de Pensamento Computacional. Os resultados sinalizam a importância de um maior investimento no desenvolvimento de iniciativas pedagógicas devidamente estruturadas e continuadas no tempo, com início no Ensino Pré-Escolar, que procurem promover o desenvolvimento de competências de Pensamento Computacional.This study aimed to evaluate the development level of Computational Thinking skills within the context of 4th grade students from the Agrupamento de Escolas de Vialonga, Portugal. It intended to establish relationships in between social-demographic characteristics and pedagogical approaches that were intentionally designed to promote these skills. This study followed a quantitative, descriptive and exploratory research methodology. As for the data collection tool, 159 students answered the Bebras Challenge, 2020’s edition of the Castors group. The main results show a low overall level of Computational Thinking skills among students from the school cluster. Despite these conclusions, it was also possible to verify that the group having benefited for a longer period of time from pedagogical activities with the purpose of developing skills that were related to Computational Thinking obtained higher results. Hence, it suggests that this type of approaches may grant efficacy. It should also be noted that students answered more easily the questions involving patterns recognition, data representation and debugging. Likewise, it’s important to consider that they faced more difficulties with questions involving abstraction, decomposition and algorithms. Taking into account socio-demographic features, there are no statistically significant differences, therefore, not allowing to identify a direct correlation between these features and the development of Computational Thinking skills. The results point to the importance of a greater investment in properly structured and planned pedagogical initiatives for longer periods of time, starting at kindergarten and seeking to promote solid Computational Thinking skills.Piedade, JoãoRepositório da Universidade de LisboaCosta, Maria José Calado da2023-07-03T11:59:52Z20232023-04-282023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/58405porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/58405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:38.302557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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