Avaliação de um programa de formação de suporte de pares em contexto militar : estudo exploratório da perspectiva dos cadetes-alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Januário, Isabel Maria Lopes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/28164
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016
id RCAP_7a11d12146b4308a73bebaa5f9d7fd2f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/28164
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação de um programa de formação de suporte de pares em contexto militar : estudo exploratório da perspectiva dos cadetes-alunosMilitaresPercepçãoMotivaçãoDesenvolvimento pessoalTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016A entrada para a Universidade pode ser um processo complicado para alguns jovens, devido à diversidade e à complexidade da transição para a idade adulta, pode transformar-se em insucesso escolar ou pode se traduzir em problemas de ordem emocional. As Instituições do ensino superior têm vindo a demonstrar uma preocupação crescente com estas problemáticas; pelo que cada vez mais se considera prioritário o desenvolvimento de programas e de estratégias de intervenção, perspectivando o bem-estar do estudante e consequente aumento do seu rendimento escolar. E é nesse sentido que Academia Militar criou um projeto de apoio aos seus cadetes/alunos com o intuito de proporcionar uma melhor adaptação, melhorando o seu bem-estar. Este estudo descritivo e exploratório, pretende analisar a perceção dos participantes no projeto criado na Academia Militar, relativamente à sua participação do mesmo. O estudo contou com uma amostra constituída por 28 cadetes/alunos da Academia Militar. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa, realizando-se uma entrevista de focus group, seguido de um questionário sociodemográfico com posterior análise de conteúdo através de um processo abdutivo, com recurso ao software QSR NVivo10. Os resultados obtidos revelam que os participantes adquiriram competências comunicacionais e conhecimentos ao nível da relação de ajuda, autorealizarem-se ao nível do desenvolvimento pessoal e do autoconhecimento, bem como melhorar as suas relações sociais. A maioria dos entrevistados considerou a formação como uma oportunidade de desenvolvimento e realização pessoal, como também uma possibilidade de ajudar o próximo. As referências sugerem que o projeto vai de encontro às problemáticas vividas pelos participantes no ambiente onde se inserem e sugerem a continuação do mesmo devido à sua importância.The entrance to the university can be a complicated process for some young people, due to the diversity and complexity of the transition to adulthood, can turn into academic failure or can translate into emotional order problems. The higher education institutions have demonstrated a growing concern with these issues; therefore increasingly considered priority development programs and intervention strategies, viewing the student's welfare and consequent increase in their school performance. And that is what Military Academy created a support project to its cadets / students in order to provide better fit, improving their well-being. This descriptive and exploratory study aims to analyze the perception of the project participants created the Military Academy, for their participation in the same. The study included a sample of 28 cadets/students of the Military Academy. Resorted to a qualitative methodology, performing a focus group interview, followed by a sociodemographic questionnaire with subsequent analysis of content through an abductive process, using the QSR NVivo10 software. The results show that participants gained communication skills and knowledge in terms of helping relationship, self-perform to the level of personal development and self-knowledge as well as improve their social relations. Most respondents considered the training as an opportunity for development and personal fulfillment, as well as a chance to help others. The references suggest that the project meets the problems experienced by participants in the environment they operate in and suggest a continuation of the same because of its importance.Rafael, Manuel, 1962-Repositório da Universidade de LisboaJanuário, Isabel Maria Lopes2017-06-23T14:19:39Z20162016-10-072016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28164porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:23.805721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de um programa de formação de suporte de pares em contexto militar : estudo exploratório da perspectiva dos cadetes-alunos
title Avaliação de um programa de formação de suporte de pares em contexto militar : estudo exploratório da perspectiva dos cadetes-alunos
spellingShingle Avaliação de um programa de formação de suporte de pares em contexto militar : estudo exploratório da perspectiva dos cadetes-alunos
Januário, Isabel Maria Lopes
Militares
Percepção
Motivação
Desenvolvimento pessoal
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Avaliação de um programa de formação de suporte de pares em contexto militar : estudo exploratório da perspectiva dos cadetes-alunos
title_full Avaliação de um programa de formação de suporte de pares em contexto militar : estudo exploratório da perspectiva dos cadetes-alunos
title_fullStr Avaliação de um programa de formação de suporte de pares em contexto militar : estudo exploratório da perspectiva dos cadetes-alunos
title_full_unstemmed Avaliação de um programa de formação de suporte de pares em contexto militar : estudo exploratório da perspectiva dos cadetes-alunos
title_sort Avaliação de um programa de formação de suporte de pares em contexto militar : estudo exploratório da perspectiva dos cadetes-alunos
author Januário, Isabel Maria Lopes
author_facet Januário, Isabel Maria Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rafael, Manuel, 1962-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Januário, Isabel Maria Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Militares
Percepção
Motivação
Desenvolvimento pessoal
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Militares
Percepção
Motivação
Desenvolvimento pessoal
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-10-07
2016-01-01T00:00:00Z
2017-06-23T14:19:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/28164
url http://hdl.handle.net/10451/28164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134364904194048