Implicações e influências das relações empresas-fornecedores e empresas-clientes nos modelos de gestão de stocks de matérias-primas e de produtos acabados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rosalie
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3009
Resumo: O objectivo principal de cada organização prende-se com a consecução da satisfação dos seus clientes. O método para chegar a este objectivo é implementar e seguir uma gestão de stocks que lhes permite obter as matérias-primas e outros materiais necessários e em tempo útil para a produção. Existem muitos modelos de gestão de stock, entre os quais a empresa pode escolher em função das capacidades dos seus fornecedores e das exigências dos seus clientes. Um método de gestão de stock eficaz permite às empresas terem sucesso do mercado competitivo no qual se encontram actualmente. O objectivo principal desta investigação foi determinar de que forma a natureza das relações entre a empresa, os seus fornecedores e os seus clientes influenciam os modelos de gestão de stocks de matérias-primas e de produtos acabados implementada pelas empresas. Atendendo às características do estudo, os procedimentos metodológicos centraram-se na realização dum estudo de caso desenvolvido numa empresa do sector têxtil, escolhida por ter uma relevância bastante importante a nível da produção e da economia nacional. Os resultados obtidos mostram que a natureza das relações entre a empresa, os seus fornecedores e os seus clientes caracterizam os modelos implementados pelas empresas para a sua gestão de stocks. Pelo estudo de caso realizado concluímos que a cooperação, a comunicação, a confiança e a dependência da empresa são alguns dos factores que mais têm implicações na gestão de stocks.
id RCAP_7a33582848eae2948c7f802408272d9d
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3009
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implicações e influências das relações empresas-fornecedores e empresas-clientes nos modelos de gestão de stocks de matérias-primas e de produtos acabadosGestão de stocksCadeia de abastecimentoO objectivo principal de cada organização prende-se com a consecução da satisfação dos seus clientes. O método para chegar a este objectivo é implementar e seguir uma gestão de stocks que lhes permite obter as matérias-primas e outros materiais necessários e em tempo útil para a produção. Existem muitos modelos de gestão de stock, entre os quais a empresa pode escolher em função das capacidades dos seus fornecedores e das exigências dos seus clientes. Um método de gestão de stock eficaz permite às empresas terem sucesso do mercado competitivo no qual se encontram actualmente. O objectivo principal desta investigação foi determinar de que forma a natureza das relações entre a empresa, os seus fornecedores e os seus clientes influenciam os modelos de gestão de stocks de matérias-primas e de produtos acabados implementada pelas empresas. Atendendo às características do estudo, os procedimentos metodológicos centraram-se na realização dum estudo de caso desenvolvido numa empresa do sector têxtil, escolhida por ter uma relevância bastante importante a nível da produção e da economia nacional. Os resultados obtidos mostram que a natureza das relações entre a empresa, os seus fornecedores e os seus clientes caracterizam os modelos implementados pelas empresas para a sua gestão de stocks. Pelo estudo de caso realizado concluímos que a cooperação, a comunicação, a confiança e a dependência da empresa são alguns dos factores que mais têm implicações na gestão de stocks.Each organization main goal is attached to its customer satisfaction achievement .The method to reach this objective is to implement and follow a stock management allowing to obtain raw materials and other necessary materials to production at an adequate and proper time. There are many stock management models, between which companies can choose depending on the suppliers capabilities and its customers requirements. An effective stock management method enables companies to succeed in the competitive market in which they are now. The main objective of this research was to determine how the nature of the relationship between the company, its suppliers and customers influence the models of inventory management of raw materials and finished products implemented by companies. Enhancing the study characteristics methodological procedures are focused on the realization of a case study on a company within the textile sector which has been chosen for having a very important rank in the national production and economy. The results show that the relationship nature between the company, its suppliers and its customers characterize their models implemented on their stock management. This conducted case study concluded that company cooperation, communication, trust and reliance are some of the factors that have the most implications on stock management.Fonseca, Luís António FonsecauBibliorumFerreira, Rosalie2015-02-09T11:07:46Z20112011-102011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3009porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:16Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:33.209398Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implicações e influências das relações empresas-fornecedores e empresas-clientes nos modelos de gestão de stocks de matérias-primas e de produtos acabados
title Implicações e influências das relações empresas-fornecedores e empresas-clientes nos modelos de gestão de stocks de matérias-primas e de produtos acabados
spellingShingle Implicações e influências das relações empresas-fornecedores e empresas-clientes nos modelos de gestão de stocks de matérias-primas e de produtos acabados
Ferreira, Rosalie
Gestão de stocks
Cadeia de abastecimento
title_short Implicações e influências das relações empresas-fornecedores e empresas-clientes nos modelos de gestão de stocks de matérias-primas e de produtos acabados
title_full Implicações e influências das relações empresas-fornecedores e empresas-clientes nos modelos de gestão de stocks de matérias-primas e de produtos acabados
title_fullStr Implicações e influências das relações empresas-fornecedores e empresas-clientes nos modelos de gestão de stocks de matérias-primas e de produtos acabados
title_full_unstemmed Implicações e influências das relações empresas-fornecedores e empresas-clientes nos modelos de gestão de stocks de matérias-primas e de produtos acabados
title_sort Implicações e influências das relações empresas-fornecedores e empresas-clientes nos modelos de gestão de stocks de matérias-primas e de produtos acabados
author Ferreira, Rosalie
author_facet Ferreira, Rosalie
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Luís António Fonseca
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rosalie
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de stocks
Cadeia de abastecimento
topic Gestão de stocks
Cadeia de abastecimento
description O objectivo principal de cada organização prende-se com a consecução da satisfação dos seus clientes. O método para chegar a este objectivo é implementar e seguir uma gestão de stocks que lhes permite obter as matérias-primas e outros materiais necessários e em tempo útil para a produção. Existem muitos modelos de gestão de stock, entre os quais a empresa pode escolher em função das capacidades dos seus fornecedores e das exigências dos seus clientes. Um método de gestão de stock eficaz permite às empresas terem sucesso do mercado competitivo no qual se encontram actualmente. O objectivo principal desta investigação foi determinar de que forma a natureza das relações entre a empresa, os seus fornecedores e os seus clientes influenciam os modelos de gestão de stocks de matérias-primas e de produtos acabados implementada pelas empresas. Atendendo às características do estudo, os procedimentos metodológicos centraram-se na realização dum estudo de caso desenvolvido numa empresa do sector têxtil, escolhida por ter uma relevância bastante importante a nível da produção e da economia nacional. Os resultados obtidos mostram que a natureza das relações entre a empresa, os seus fornecedores e os seus clientes caracterizam os modelos implementados pelas empresas para a sua gestão de stocks. Pelo estudo de caso realizado concluímos que a cooperação, a comunicação, a confiança e a dependência da empresa são alguns dos factores que mais têm implicações na gestão de stocks.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-10
2011-01-01T00:00:00Z
2015-02-09T11:07:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3009
url http://hdl.handle.net/10400.6/3009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136342752362496