Implicações e influências das relações empresas-fornecedores e empresas-clientes nos modelos de gestão de stocks de matérias-primas e de produtos acabados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3009 |
Resumo: | O objectivo principal de cada organização prende-se com a consecução da satisfação dos seus clientes. O método para chegar a este objectivo é implementar e seguir uma gestão de stocks que lhes permite obter as matérias-primas e outros materiais necessários e em tempo útil para a produção. Existem muitos modelos de gestão de stock, entre os quais a empresa pode escolher em função das capacidades dos seus fornecedores e das exigências dos seus clientes. Um método de gestão de stock eficaz permite às empresas terem sucesso do mercado competitivo no qual se encontram actualmente. O objectivo principal desta investigação foi determinar de que forma a natureza das relações entre a empresa, os seus fornecedores e os seus clientes influenciam os modelos de gestão de stocks de matérias-primas e de produtos acabados implementada pelas empresas. Atendendo às características do estudo, os procedimentos metodológicos centraram-se na realização dum estudo de caso desenvolvido numa empresa do sector têxtil, escolhida por ter uma relevância bastante importante a nível da produção e da economia nacional. Os resultados obtidos mostram que a natureza das relações entre a empresa, os seus fornecedores e os seus clientes caracterizam os modelos implementados pelas empresas para a sua gestão de stocks. Pelo estudo de caso realizado concluímos que a cooperação, a comunicação, a confiança e a dependência da empresa são alguns dos factores que mais têm implicações na gestão de stocks. |
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Implicações e influências das relações empresas-fornecedores e empresas-clientes nos modelos de gestão de stocks de matérias-primas e de produtos acabadosGestão de stocksCadeia de abastecimentoO objectivo principal de cada organização prende-se com a consecução da satisfação dos seus clientes. O método para chegar a este objectivo é implementar e seguir uma gestão de stocks que lhes permite obter as matérias-primas e outros materiais necessários e em tempo útil para a produção. Existem muitos modelos de gestão de stock, entre os quais a empresa pode escolher em função das capacidades dos seus fornecedores e das exigências dos seus clientes. Um método de gestão de stock eficaz permite às empresas terem sucesso do mercado competitivo no qual se encontram actualmente. O objectivo principal desta investigação foi determinar de que forma a natureza das relações entre a empresa, os seus fornecedores e os seus clientes influenciam os modelos de gestão de stocks de matérias-primas e de produtos acabados implementada pelas empresas. Atendendo às características do estudo, os procedimentos metodológicos centraram-se na realização dum estudo de caso desenvolvido numa empresa do sector têxtil, escolhida por ter uma relevância bastante importante a nível da produção e da economia nacional. Os resultados obtidos mostram que a natureza das relações entre a empresa, os seus fornecedores e os seus clientes caracterizam os modelos implementados pelas empresas para a sua gestão de stocks. Pelo estudo de caso realizado concluímos que a cooperação, a comunicação, a confiança e a dependência da empresa são alguns dos factores que mais têm implicações na gestão de stocks.Each organization main goal is attached to its customer satisfaction achievement .The method to reach this objective is to implement and follow a stock management allowing to obtain raw materials and other necessary materials to production at an adequate and proper time. There are many stock management models, between which companies can choose depending on the suppliers capabilities and its customers requirements. An effective stock management method enables companies to succeed in the competitive market in which they are now. The main objective of this research was to determine how the nature of the relationship between the company, its suppliers and customers influence the models of inventory management of raw materials and finished products implemented by companies. Enhancing the study characteristics methodological procedures are focused on the realization of a case study on a company within the textile sector which has been chosen for having a very important rank in the national production and economy. The results show that the relationship nature between the company, its suppliers and its customers characterize their models implemented on their stock management. This conducted case study concluded that company cooperation, communication, trust and reliance are some of the factors that have the most implications on stock management.Fonseca, Luís António FonsecauBibliorumFerreira, Rosalie2015-02-09T11:07:46Z20112011-102011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3009porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:16Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:33.209398Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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