Qualidade das relações afetivas, autoeficácia, expectativas de futuro e regulação emocional em adolescentes em acolhimento residencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Babo, Maria Francisca Rocha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10833
Resumo: A teoria da vinculação afirma que o estabelecimento de vínculos afetivos com figuras significativas é um processo fundamental no desenvolvimento humano em todo o ciclo da vida (Ainsworth, 1985). A qualidade do relacionamento estabelecido entre os jovens e os seus cuidadores em acolhimento residencial pode funcionar como fator de proteção ao desenvolvimento da capacidade de regulação emocional e consequente reorganização interna e (Davis, 2003; Mota & Matos, 2008). O presente estudo procura analisar o efeito da vinculação e da qualidade da relação com o cuidador na regulação emocional de jovens em acolhimento residencial. Objetiva-se ainda avaliar o papel mediador da regulação emocional na associação entre a vinculação e a qualidade da relação com os cuidadores. A amostra foi constituída por 249 jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos (M = 15.55; DP = 1.66), a viver em acolhimento residencial. Foram utilizados o Emotion Awareness Questionnaire (EAQ), o Questionário de Ligação a Figuras Significativas, o Vulnerable Attachment Style Questionnaire (VASQ). Os resultados sugerem que a insegurança sentida na perceção de vinculação com as figuras significativas exerce um efeito negativo na regulação emocional e na qualidade da relação com os cuidadores, e que a procura de proximidade exerce um efeito negativo na dimensão diferenciar emoções. Verifica-se que a qualidade da relação com os cuidadores não exerce um efeito significativo na regulação emocional. Constatou-se ainda o efeito mediador negativo da dimensão diferenciar emoções na associação entre a vinculação e a qualidade da relação com os cuidadores. Os resultados serão discutidos à luz da teoria da vinculação, assumindo a importância das relações afetivas com os cuidadores no desenvolvimento da capacidade de regular emoções dos jovens a viver em acolhimento residencial.
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