A profissionalização em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1410 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este foi realizado numa perspetiva de progresso pessoal e profissional, fomentando uma postura crítica e reflexiva, apoiando-se numa constante reflexão. O estágio em Educação Pré-Escolar foi realizado numa instituição Particular de Solidariedade Social e o do 1º Ciclo do Ensino Básico numa instituição pública pertencente a um Agrupamento de Escolas, ambas no Distrito do Porto. O relatório está dividido por capítulos. No primeiro capítulo, serão abordados alguns conceitos fundamentais como a Educação. Já os restantes capítulos são dirigidos para a prática nos seus aspetos fundamentais. Para tal, observar, planear, agir e avaliar construíram-se como etapas essenciais do desenvolvimento da prática profissional implicada nos estágios desenvolvidos. Esta experiência nos dois contextos escolares, foi fundamental para o início de uma longa etapa da vida profissional.ABSTRACT This report, perfomed under the Master degree of Education Pre-school and 1st cycle Education. This was done in a perspective of personal and professional growth, promoting a critical and reflective leaning on a constant reflection. The stage in pre-school education was conducted in a private institution of social solidarity and the 1st cycle of basic education in a institution belonging to a grouping of schools, both in the district of Porto. The report is divided into chapters. The first chapter will discuss some fundamental concepts such as Education. The remaining chapters are already headed for the practice their fundamental aspects. The observation, planning, process, reflection and evaluation constituted as essential steps in the development of professional practice contained in the stages involved. This experience in both school contexts was instrumental in the early stage of a long working life. |
id |
RCAP_a34a64427591bde98027b8f80d49b744 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1410 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A profissionalização em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoDocente generalistaO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este foi realizado numa perspetiva de progresso pessoal e profissional, fomentando uma postura crítica e reflexiva, apoiando-se numa constante reflexão. O estágio em Educação Pré-Escolar foi realizado numa instituição Particular de Solidariedade Social e o do 1º Ciclo do Ensino Básico numa instituição pública pertencente a um Agrupamento de Escolas, ambas no Distrito do Porto. O relatório está dividido por capítulos. No primeiro capítulo, serão abordados alguns conceitos fundamentais como a Educação. Já os restantes capítulos são dirigidos para a prática nos seus aspetos fundamentais. Para tal, observar, planear, agir e avaliar construíram-se como etapas essenciais do desenvolvimento da prática profissional implicada nos estágios desenvolvidos. Esta experiência nos dois contextos escolares, foi fundamental para o início de uma longa etapa da vida profissional.ABSTRACT This report, perfomed under the Master degree of Education Pre-school and 1st cycle Education. This was done in a perspective of personal and professional growth, promoting a critical and reflective leaning on a constant reflection. The stage in pre-school education was conducted in a private institution of social solidarity and the 1st cycle of basic education in a institution belonging to a grouping of schools, both in the district of Porto. The report is divided into chapters. The first chapter will discuss some fundamental concepts such as Education. The remaining chapters are already headed for the practice their fundamental aspects. The observation, planning, process, reflection and evaluation constituted as essential steps in the development of professional practice contained in the stages involved. This experience in both school contexts was instrumental in the early stage of a long working life.2014-05-19T11:12:27Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1410TID:201460122porSilva, Carla Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:48Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1410Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:51.030870Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A profissionalização em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
A profissionalização em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
A profissionalização em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Silva, Carla Manuela Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Docente generalista |
title_short |
A profissionalização em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
A profissionalização em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
A profissionalização em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
A profissionalização em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
A profissionalização em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Silva, Carla Manuela |
author_facet |
Silva, Carla Manuela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carla Manuela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Docente generalista |
topic |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Docente generalista |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este foi realizado numa perspetiva de progresso pessoal e profissional, fomentando uma postura crítica e reflexiva, apoiando-se numa constante reflexão. O estágio em Educação Pré-Escolar foi realizado numa instituição Particular de Solidariedade Social e o do 1º Ciclo do Ensino Básico numa instituição pública pertencente a um Agrupamento de Escolas, ambas no Distrito do Porto. O relatório está dividido por capítulos. No primeiro capítulo, serão abordados alguns conceitos fundamentais como a Educação. Já os restantes capítulos são dirigidos para a prática nos seus aspetos fundamentais. Para tal, observar, planear, agir e avaliar construíram-se como etapas essenciais do desenvolvimento da prática profissional implicada nos estágios desenvolvidos. Esta experiência nos dois contextos escolares, foi fundamental para o início de uma longa etapa da vida profissional.ABSTRACT This report, perfomed under the Master degree of Education Pre-school and 1st cycle Education. This was done in a perspective of personal and professional growth, promoting a critical and reflective leaning on a constant reflection. The stage in pre-school education was conducted in a private institution of social solidarity and the 1st cycle of basic education in a institution belonging to a grouping of schools, both in the district of Porto. The report is divided into chapters. The first chapter will discuss some fundamental concepts such as Education. The remaining chapters are already headed for the practice their fundamental aspects. The observation, planning, process, reflection and evaluation constituted as essential steps in the development of professional practice contained in the stages involved. This experience in both school contexts was instrumental in the early stage of a long working life. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-19T11:12:27Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1410 TID:201460122 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1410 |
identifier_str_mv |
TID:201460122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131622033850368 |