A profissionalização em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Manuela
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1410
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este foi realizado numa perspetiva de progresso pessoal e profissional, fomentando uma postura crítica e reflexiva, apoiando-se numa constante reflexão. O estágio em Educação Pré-Escolar foi realizado numa instituição Particular de Solidariedade Social e o do 1º Ciclo do Ensino Básico numa instituição pública pertencente a um Agrupamento de Escolas, ambas no Distrito do Porto. O relatório está dividido por capítulos. No primeiro capítulo, serão abordados alguns conceitos fundamentais como a Educação. Já os restantes capítulos são dirigidos para a prática nos seus aspetos fundamentais. Para tal, observar, planear, agir e avaliar construíram-se como etapas essenciais do desenvolvimento da prática profissional implicada nos estágios desenvolvidos. Esta experiência nos dois contextos escolares, foi fundamental para o início de uma longa etapa da vida profissional.ABSTRACT This report, perfomed under the Master degree of Education Pre-school and 1st cycle Education. This was done in a perspective of personal and professional growth, promoting a critical and reflective leaning on a constant reflection. The stage in pre-school education was conducted in a private institution of social solidarity and the 1st cycle of basic education in a institution belonging to a grouping of schools, both in the district of Porto. The report is divided into chapters. The first chapter will discuss some fundamental concepts such as Education. The remaining chapters are already headed for the practice their fundamental aspects. The observation, planning, process, reflection and evaluation constituted as essential steps in the development of professional practice contained in the stages involved. This experience in both school contexts was instrumental in the early stage of a long working life.
id RCAP_a34a64427591bde98027b8f80d49b744
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1410
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A profissionalização em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoDocente generalistaO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este foi realizado numa perspetiva de progresso pessoal e profissional, fomentando uma postura crítica e reflexiva, apoiando-se numa constante reflexão. O estágio em Educação Pré-Escolar foi realizado numa instituição Particular de Solidariedade Social e o do 1º Ciclo do Ensino Básico numa instituição pública pertencente a um Agrupamento de Escolas, ambas no Distrito do Porto. O relatório está dividido por capítulos. No primeiro capítulo, serão abordados alguns conceitos fundamentais como a Educação. Já os restantes capítulos são dirigidos para a prática nos seus aspetos fundamentais. Para tal, observar, planear, agir e avaliar construíram-se como etapas essenciais do desenvolvimento da prática profissional implicada nos estágios desenvolvidos. Esta experiência nos dois contextos escolares, foi fundamental para o início de uma longa etapa da vida profissional.ABSTRACT This report, perfomed under the Master degree of Education Pre-school and 1st cycle Education. This was done in a perspective of personal and professional growth, promoting a critical and reflective leaning on a constant reflection. The stage in pre-school education was conducted in a private institution of social solidarity and the 1st cycle of basic education in a institution belonging to a grouping of schools, both in the district of Porto. The report is divided into chapters. The first chapter will discuss some fundamental concepts such as Education. The remaining chapters are already headed for the practice their fundamental aspects. The observation, planning, process, reflection and evaluation constituted as essential steps in the development of professional practice contained in the stages involved. This experience in both school contexts was instrumental in the early stage of a long working life.2014-05-19T11:12:27Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1410TID:201460122porSilva, Carla Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:48Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1410Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:51.030870Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A profissionalização em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title A profissionalização em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A profissionalização em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Silva, Carla Manuela
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
title_short A profissionalização em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full A profissionalização em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A profissionalização em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A profissionalização em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A profissionalização em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Silva, Carla Manuela
author_facet Silva, Carla Manuela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
description O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este foi realizado numa perspetiva de progresso pessoal e profissional, fomentando uma postura crítica e reflexiva, apoiando-se numa constante reflexão. O estágio em Educação Pré-Escolar foi realizado numa instituição Particular de Solidariedade Social e o do 1º Ciclo do Ensino Básico numa instituição pública pertencente a um Agrupamento de Escolas, ambas no Distrito do Porto. O relatório está dividido por capítulos. No primeiro capítulo, serão abordados alguns conceitos fundamentais como a Educação. Já os restantes capítulos são dirigidos para a prática nos seus aspetos fundamentais. Para tal, observar, planear, agir e avaliar construíram-se como etapas essenciais do desenvolvimento da prática profissional implicada nos estágios desenvolvidos. Esta experiência nos dois contextos escolares, foi fundamental para o início de uma longa etapa da vida profissional.ABSTRACT This report, perfomed under the Master degree of Education Pre-school and 1st cycle Education. This was done in a perspective of personal and professional growth, promoting a critical and reflective leaning on a constant reflection. The stage in pre-school education was conducted in a private institution of social solidarity and the 1st cycle of basic education in a institution belonging to a grouping of schools, both in the district of Porto. The report is divided into chapters. The first chapter will discuss some fundamental concepts such as Education. The remaining chapters are already headed for the practice their fundamental aspects. The observation, planning, process, reflection and evaluation constituted as essential steps in the development of professional practice contained in the stages involved. This experience in both school contexts was instrumental in the early stage of a long working life.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-19T11:12:27Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1410
TID:201460122
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1410
identifier_str_mv TID:201460122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131622033850368