Escola : um trampolim para a resiliência onde a adversidade é a deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Paula
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/939
Resumo: Numa sociedade cada vez mais competitiva e, em constante mudança, a assimilação dessa «metamorfose» pode ser um processo assustador. Será normal experimentarmos sensações de «impotência» em determinados sectores, dada a nossa «incapacidade », pelo menos numa relação temporal, em absorver tudo num tempo record. Parece-nos pois imperativo pensar, repensar e agir em tempo adequado. Pretendemos, salientar o papel da Escola, à luz das orientações da Comissão Inter nacional sobre Educação para o século XXI, na adversidade que as crianças com necessidades educativas especiais e as suas famílias enfrentam. Que papel assume, ou pode assumir, a Escola, no sentido de ser um trampolim para estruturar condutas resilientes nas mesmas? Vários especialistas afirmam que, a resiliência é de natureza dinâmica, podendo variar através do tempo e das circunstâncias. Apresenta - -se como um equilíbrio entre factores de risco, factores protectores e a personalidade do ser humano. Sendo assim, a adversidade a ela associada, também se aprende a enfrentar e acreditamos que a Escola, na figura representativa dos seus docentes, tem um papel fundamental a desempenhar.
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