Impactos operacionais e resiliência de aeroportos a condições meteorológicas adversas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrão Junior, Fued
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/11937
Resumo: A tese explora a problemática dos impactos de condições meteorológicas adversas nas operações aeroportuárias em termos de voos cancelados na fase de pouso. Como pano de fundo, tem-se as mudanças climáticas, já que estas poderão intensificar esses impactos. A análise investiga os prováveis parâmetros meteorológicos que deram causa aos cancelamentos em quatro importantes aeroportos brasileiros, identifica quais deles apresentaram as maiores taxas (cancelamentos), quantifica os prejuízos de arrecadação tarifária dos mais impactados, classifica o grau de impacto relativo, infere sobre a resiliência da infraestrutura existente, propõe medidas para o aeroporto menos resiliente e verifica o quanto esta (i.e., a resiliência) é incrementada na hipótese de implementação de tais medidas. Como produtos replicáveis, tem-se: o procedimento analítico executado; o indicador do grau de impacto relativo de cancelamentos por condições adversas; e o índice de resiliência da infraestrutura aeroportuária. A conclusão é que os impactos operacionais (i.e., cancelamentos) não são consequências exclusivas de meteorologia adversa, mas também das condições da infraestrutura existente. E como as projeções relacionadas às mudanças climáticas apontam para a maior ocorrência de eventos extremos, os aeroportos que hoje já são impactados serão ainda mais, reduzindo sua viabilidade. É possível executar ações que incrementem a resiliência desses aeroportos, pelos menos nos mais críticos, permitindo a continuidade de suas operações, ainda que sob novos padrões, em um cenário de mudanças climáticas.
id UFRJ_7d24b2627bc336dba1b45965efd972ce
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/11937
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Abrão Junior, Fuedhttp://lattes.cnpq.br/2988769840029659http://lattes.cnpq.br/6970811205635780Marengo, José AntonioSilva, Marcelino Aurelio Vieira daBalassiano, RonaldoSantos, AndreaRibeiro, Suzana Kahn2020-04-22T11:43:01Z2023-11-30T03:02:22Z2018-02http://hdl.handle.net/11422/11937A tese explora a problemática dos impactos de condições meteorológicas adversas nas operações aeroportuárias em termos de voos cancelados na fase de pouso. Como pano de fundo, tem-se as mudanças climáticas, já que estas poderão intensificar esses impactos. A análise investiga os prováveis parâmetros meteorológicos que deram causa aos cancelamentos em quatro importantes aeroportos brasileiros, identifica quais deles apresentaram as maiores taxas (cancelamentos), quantifica os prejuízos de arrecadação tarifária dos mais impactados, classifica o grau de impacto relativo, infere sobre a resiliência da infraestrutura existente, propõe medidas para o aeroporto menos resiliente e verifica o quanto esta (i.e., a resiliência) é incrementada na hipótese de implementação de tais medidas. Como produtos replicáveis, tem-se: o procedimento analítico executado; o indicador do grau de impacto relativo de cancelamentos por condições adversas; e o índice de resiliência da infraestrutura aeroportuária. A conclusão é que os impactos operacionais (i.e., cancelamentos) não são consequências exclusivas de meteorologia adversa, mas também das condições da infraestrutura existente. E como as projeções relacionadas às mudanças climáticas apontam para a maior ocorrência de eventos extremos, os aeroportos que hoje já são impactados serão ainda mais, reduzindo sua viabilidade. É possível executar ações que incrementem a resiliência desses aeroportos, pelos menos nos mais críticos, permitindo a continuidade de suas operações, ainda que sob novos padrões, em um cenário de mudanças climáticas.The thesis explores the impact of adverse meteorological conditions on airport operations in terms of flights canceled during the landing phase. In a broader context, climate change may be intensifying these impacts. The analysis investigates the probable meteorological parameters behind cancellations at four important Brazilian airports, identifying which ones were involved in the highest rates of cancellations, quantifying tariff collection losses due to these parameters, classifying the relative degree of impact, drawing inferences about the resilience of extant infrastructure and making comparisons between the airports, proposing measures for the least resilient airport and estimating the degree to which its resilience could be increased by implementing them. Replicable features of this study include the analytical procedures, indicators of the degree of relative impact of cancellations due to adverse conditions, and the airport infrastructure resilience index. It is concluded that the operational impacts (i.e., cancellations) are not only a consequence of adverse meteorology, but of existing infrastructure conditions. Since climate change projections indicate that extreme events will become more frequent, airports that are already impacted will be even more so in the future, reducing their viability. Increasing the resilience of such airports is possible, at least for the most critical ones, which would allow operational continuity, albeit under new standards, in a climate change scenario.Submitted by Moreno Barros (moreno@ct.ufrj.br) on 2020-04-22T11:43:01Z No. of bitstreams: 1 FuedAbraoJunior.pdf: 11243822 bytes, checksum: 2753e35c3fd071f8a4bcfce0f8ac0bd4 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-22T11:43:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FuedAbraoJunior.pdf: 11243822 bytes, checksum: 2753e35c3fd071f8a4bcfce0f8ac0bd4 (MD5) Previous issue date: 2018-02porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de TransportesUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESmeteorologiaresiliência de aeroportosImpactos operacionais e resiliência de aeroportos a condições meteorológicas adversasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALFuedAbraoJunior.pdfFuedAbraoJunior.pdfapplication/pdf11243822http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11937/1/FuedAbraoJunior.pdf2753e35c3fd071f8a4bcfce0f8ac0bd4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11937/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/119372023-11-30 00:02:22.332oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:22Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impactos operacionais e resiliência de aeroportos a condições meteorológicas adversas
title Impactos operacionais e resiliência de aeroportos a condições meteorológicas adversas
spellingShingle Impactos operacionais e resiliência de aeroportos a condições meteorológicas adversas
Abrão Junior, Fued
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
meteorologia
resiliência de aeroportos
title_short Impactos operacionais e resiliência de aeroportos a condições meteorológicas adversas
title_full Impactos operacionais e resiliência de aeroportos a condições meteorológicas adversas
title_fullStr Impactos operacionais e resiliência de aeroportos a condições meteorológicas adversas
title_full_unstemmed Impactos operacionais e resiliência de aeroportos a condições meteorológicas adversas
title_sort Impactos operacionais e resiliência de aeroportos a condições meteorológicas adversas
author Abrão Junior, Fued
author_facet Abrão Junior, Fued
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2988769840029659
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6970811205635780
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrão Junior, Fued
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marengo, José Antonio
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Marcelino Aurelio Vieira da
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Balassiano, Ronaldo
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Santos, Andrea
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Suzana Kahn
contributor_str_mv Marengo, José Antonio
Silva, Marcelino Aurelio Vieira da
Balassiano, Ronaldo
Santos, Andrea
Ribeiro, Suzana Kahn
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
meteorologia
resiliência de aeroportos
dc.subject.por.fl_str_mv meteorologia
resiliência de aeroportos
description A tese explora a problemática dos impactos de condições meteorológicas adversas nas operações aeroportuárias em termos de voos cancelados na fase de pouso. Como pano de fundo, tem-se as mudanças climáticas, já que estas poderão intensificar esses impactos. A análise investiga os prováveis parâmetros meteorológicos que deram causa aos cancelamentos em quatro importantes aeroportos brasileiros, identifica quais deles apresentaram as maiores taxas (cancelamentos), quantifica os prejuízos de arrecadação tarifária dos mais impactados, classifica o grau de impacto relativo, infere sobre a resiliência da infraestrutura existente, propõe medidas para o aeroporto menos resiliente e verifica o quanto esta (i.e., a resiliência) é incrementada na hipótese de implementação de tais medidas. Como produtos replicáveis, tem-se: o procedimento analítico executado; o indicador do grau de impacto relativo de cancelamentos por condições adversas; e o índice de resiliência da infraestrutura aeroportuária. A conclusão é que os impactos operacionais (i.e., cancelamentos) não são consequências exclusivas de meteorologia adversa, mas também das condições da infraestrutura existente. E como as projeções relacionadas às mudanças climáticas apontam para a maior ocorrência de eventos extremos, os aeroportos que hoje já são impactados serão ainda mais, reduzindo sua viabilidade. É possível executar ações que incrementem a resiliência desses aeroportos, pelos menos nos mais críticos, permitindo a continuidade de suas operações, ainda que sob novos padrões, em um cenário de mudanças climáticas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-22T11:43:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/11937
url http://hdl.handle.net/11422/11937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11937/1/FuedAbraoJunior.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11937/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2753e35c3fd071f8a4bcfce0f8ac0bd4
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097179460173824