Presente: plataforma multimédia para o envolvimento parental na aprendizagem das crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laranjeiro, Maria Dionísia Camões de Mendonça de Oliveira e Silva
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/27633
Resumo: A importância do envolvimento parental na aprendizagem das crianças e a sua relação com os resultados alcançados é há muito objeto de investigação, associando-se positivamente ao desenvolvimento de competências, à aquisição de conhecimentos, ao bom comportamento e à preparação para a escola. O envolvimento parental efetivo requer comunicação e colaboração entre escolas e famílias. A generalização do acesso à Internet e a crescente utilização de dispositivos tecnológicos e ferramentas web, como redes sociais, e-mail e mensagens instantâneas, geraram novos canais de comunicação que foram sendo integrados no dia a dia das famílias. Neste contexto, surgiu a investigação aqui apresentada, que teve como objetivos: especificar e desenvolver uma plataforma digital que potenciasse a comunicação e partilha de informação entre pais e educadores de infância, e a realização de atividades de aprendizagem com as crianças; acompanhar a utilização da plataforma em três jardins de infância durante um ano letivo, adaptando a intervenção e efetuando melhorias; avaliar a plataforma na vertente tecnológica e no impacto no envolvimento parental nas instituições participantes. Esta investigação foi feita em contexto empresarial, envolvendo uma equipa de investigação da Universidade de Aveiro, a equipa de desenvolvimento multimédia da empresa Criamagin e três instituições de educação pré-escolar da Região de Aveiro. Utilizou a metodologia Design- Based Research, dividindo-se em três fases: estudo preliminar, para levantamento de necessidades e enquadramento teórico; desenvolvimento tecnológico iterativo, em três ciclos de análise, desenvolvimento e avaliação formativa com utilizadores; avaliação final da plataforma e do seu contributo para o envolvimento parental. Os resultados permitem concluir que as funcionalidades mais importantes da plataforma são a partilha de atividades do jardim de infância, a partilha de links e eventos educativos, e um serviço de mensagens privadas. As principais preocupações dos pais e educadores são as medidas de privacidade e segurança da informação. A principal vantagem da plataforma é fornecer informação sobre o trabalho desenvolvido com as crianças no jardim de infância. Em relação à interação criada, os pais assumem diferentes papéis, desde observador a participante reativo ou participante proativo, mas o principal dinamizador é o educador. Em termos de impacto local, a plataforma teve diferentes resultados em cada jardim de infância, associados às práticas anteriores relativas à utilização de tecnologias digitais para envolvimento parental e aos papéis assumidos pelos utilizadores na plataforma.
id RCAP_7a9c908ebfaba839d27988d2365fb977
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/27633
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Presente: plataforma multimédia para o envolvimento parental na aprendizagem das crianças em idade pré-escolarEnvolvimento parentalAprendizagemEducação pré-escolarTecnologiaEducadores de infânciaA importância do envolvimento parental na aprendizagem das crianças e a sua relação com os resultados alcançados é há muito objeto de investigação, associando-se positivamente ao desenvolvimento de competências, à aquisição de conhecimentos, ao bom comportamento e à preparação para a escola. O envolvimento parental efetivo requer comunicação e colaboração entre escolas e famílias. A generalização do acesso à Internet e a crescente utilização de dispositivos tecnológicos e ferramentas web, como redes sociais, e-mail e mensagens instantâneas, geraram novos canais de comunicação que foram sendo integrados no dia a dia das famílias. Neste contexto, surgiu a investigação aqui apresentada, que teve como objetivos: especificar e desenvolver uma plataforma digital que potenciasse a comunicação e partilha de informação entre pais e educadores de infância, e a realização de atividades de aprendizagem com as crianças; acompanhar a utilização da plataforma em três jardins de infância durante um ano letivo, adaptando a intervenção e efetuando melhorias; avaliar a plataforma na vertente tecnológica e no impacto no envolvimento parental nas instituições participantes. Esta investigação foi feita em contexto empresarial, envolvendo uma equipa de investigação da Universidade de Aveiro, a equipa de desenvolvimento multimédia da empresa Criamagin e três instituições de educação pré-escolar da Região de Aveiro. Utilizou a metodologia Design- Based Research, dividindo-se em três fases: estudo preliminar, para levantamento de necessidades e enquadramento teórico; desenvolvimento tecnológico iterativo, em três ciclos de análise, desenvolvimento e avaliação formativa com utilizadores; avaliação final da plataforma e do seu contributo para o envolvimento parental. Os resultados permitem concluir que as funcionalidades mais importantes da plataforma são a partilha de atividades do jardim de infância, a partilha de links e eventos educativos, e um serviço de mensagens privadas. As principais preocupações dos pais e educadores são as medidas de privacidade e segurança da informação. A principal vantagem da plataforma é fornecer informação sobre o trabalho desenvolvido com as crianças no jardim de infância. Em relação à interação criada, os pais assumem diferentes papéis, desde observador a participante reativo ou participante proativo, mas o principal dinamizador é o educador. Em termos de impacto local, a plataforma teve diferentes resultados em cada jardim de infância, associados às práticas anteriores relativas à utilização de tecnologias digitais para envolvimento parental e aos papéis assumidos pelos utilizadores na plataforma.The importance of parental involvement in children's learning and its relation to learning outcomes has been the subject of research for many years, being positively associated with skills development, knowledge acquisition, good behavior and school readiness. Effective parental involvement requires communication and collaboration between schools and families. The widespread access to the Internet and the increasing use of technological devices and web tools (such as social networks, e-mail and instant messaging) have generated new communication channels that have been integrated into the daily lives of families. In this context, the research presented had as objectives: to specify and develop a digital platform that would allow the communication and sharing of information between parents and early childhood educators and the implementation of learning activities with children; monitor the use of the platform in three kindergartens during a school year, adapting the intervention and making improvements; evaluate the platform in the technological aspect (functionalities, contents, navigation), and in the educational impact (contribution to parental involvement in participating kindergartens). This research was carried out in a business context, involving a research team from the University of Aveiro, the multimedia team of Criamagin and three kindergartens. The methodology used was Design-Based Research, divided in three phases: preliminary study, for survey of needs and theoretical framework; Iterative development, in three cycles of analysis, technological development and formative evaluation; final evaluation of the platform and its contribution to parental involvement. The results show that the most important features of the platform are: sharing kindergarten activities, sharing educational links and events, and a private messaging service. The main concerns of parents and educators are privacy and security measures. The main advantage of the platform is to provide information about the work developed with children in kindergarten. In relation to the interaction, parents assume different roles, from observer to reactive participant or proactive participant, but the main contributor is the educator. In terms of local impact, the platform had different results in each kindergarten, associated with previous practices regarding the use of digital technologies for parental involvement and the roles assumed by the users.2020-02-24T14:32:41Z2019-07-25T00:00:00Z2019-07-25doctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27633porLaranjeiro, Maria Dionísia Camões de Mendonça de Oliveira e Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:23:50Zoai:ria.ua.pt:10773/27633Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:23:50Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Presente: plataforma multimédia para o envolvimento parental na aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
title Presente: plataforma multimédia para o envolvimento parental na aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
spellingShingle Presente: plataforma multimédia para o envolvimento parental na aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
Laranjeiro, Maria Dionísia Camões de Mendonça de Oliveira e Silva
Envolvimento parental
Aprendizagem
Educação pré-escolar
Tecnologia
Educadores de infância
title_short Presente: plataforma multimédia para o envolvimento parental na aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
title_full Presente: plataforma multimédia para o envolvimento parental na aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
title_fullStr Presente: plataforma multimédia para o envolvimento parental na aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed Presente: plataforma multimédia para o envolvimento parental na aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
title_sort Presente: plataforma multimédia para o envolvimento parental na aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
author Laranjeiro, Maria Dionísia Camões de Mendonça de Oliveira e Silva
author_facet Laranjeiro, Maria Dionísia Camões de Mendonça de Oliveira e Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laranjeiro, Maria Dionísia Camões de Mendonça de Oliveira e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento parental
Aprendizagem
Educação pré-escolar
Tecnologia
Educadores de infância
topic Envolvimento parental
Aprendizagem
Educação pré-escolar
Tecnologia
Educadores de infância
description A importância do envolvimento parental na aprendizagem das crianças e a sua relação com os resultados alcançados é há muito objeto de investigação, associando-se positivamente ao desenvolvimento de competências, à aquisição de conhecimentos, ao bom comportamento e à preparação para a escola. O envolvimento parental efetivo requer comunicação e colaboração entre escolas e famílias. A generalização do acesso à Internet e a crescente utilização de dispositivos tecnológicos e ferramentas web, como redes sociais, e-mail e mensagens instantâneas, geraram novos canais de comunicação que foram sendo integrados no dia a dia das famílias. Neste contexto, surgiu a investigação aqui apresentada, que teve como objetivos: especificar e desenvolver uma plataforma digital que potenciasse a comunicação e partilha de informação entre pais e educadores de infância, e a realização de atividades de aprendizagem com as crianças; acompanhar a utilização da plataforma em três jardins de infância durante um ano letivo, adaptando a intervenção e efetuando melhorias; avaliar a plataforma na vertente tecnológica e no impacto no envolvimento parental nas instituições participantes. Esta investigação foi feita em contexto empresarial, envolvendo uma equipa de investigação da Universidade de Aveiro, a equipa de desenvolvimento multimédia da empresa Criamagin e três instituições de educação pré-escolar da Região de Aveiro. Utilizou a metodologia Design- Based Research, dividindo-se em três fases: estudo preliminar, para levantamento de necessidades e enquadramento teórico; desenvolvimento tecnológico iterativo, em três ciclos de análise, desenvolvimento e avaliação formativa com utilizadores; avaliação final da plataforma e do seu contributo para o envolvimento parental. Os resultados permitem concluir que as funcionalidades mais importantes da plataforma são a partilha de atividades do jardim de infância, a partilha de links e eventos educativos, e um serviço de mensagens privadas. As principais preocupações dos pais e educadores são as medidas de privacidade e segurança da informação. A principal vantagem da plataforma é fornecer informação sobre o trabalho desenvolvido com as crianças no jardim de infância. Em relação à interação criada, os pais assumem diferentes papéis, desde observador a participante reativo ou participante proativo, mas o principal dinamizador é o educador. Em termos de impacto local, a plataforma teve diferentes resultados em cada jardim de infância, associados às práticas anteriores relativas à utilização de tecnologias digitais para envolvimento parental e aos papéis assumidos pelos utilizadores na plataforma.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-25T00:00:00Z
2019-07-25
2020-02-24T14:32:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv doctoral thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/27633
url http://hdl.handle.net/10773/27633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543731979485184