Woodland pianos : criação de instrumentos digitais através de sampling
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/40847 |
Resumo: | Este relatório irá apresentar o processo de trabalho realizado na criação de dois instrumentos digitais para uso profissional e educativo de produção musical no sistema de sampling da Native Instruments, Kontakt. A criação destes instrumentos – os woodland pianos – as passou por três momentos distintos: selecção de instrumentos a samplar; realização de sessões de captação cujo objectivo foi a captação detalhada de diversos elementos sonoros individuais de dois pianos; edição de material sonoro e subsequente implementação no Kontakt dos ficheiros resultantes, bem como a criação de uma interface visual para cada um dos instrumentos. A actividade profissional de composição musical está cada vez mais misturada com a de engenharia de áudio e de produção. A criação de instrumentos digitais através de sampling existe como um recurso imprescindível que combina o detalhe musical estético de uma área e as capacidades e rigor técnico da outra, e através desta criação é possível alcançar resultados sonoros e musicais que de outra forma não seriam possíveis sem sampling, como irei abordar ao longo do relatório. |
id |
RCAP_7a9f3d3913422eb8033652e6f32fdd66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40847 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Woodland pianos : criação de instrumentos digitais através de samplingSamplingCriação de instrumentos digitaisCaptação em estúdioEdição de áudioCreation of digital instrumentsStudio recordingAudio editingDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEste relatório irá apresentar o processo de trabalho realizado na criação de dois instrumentos digitais para uso profissional e educativo de produção musical no sistema de sampling da Native Instruments, Kontakt. A criação destes instrumentos – os woodland pianos – as passou por três momentos distintos: selecção de instrumentos a samplar; realização de sessões de captação cujo objectivo foi a captação detalhada de diversos elementos sonoros individuais de dois pianos; edição de material sonoro e subsequente implementação no Kontakt dos ficheiros resultantes, bem como a criação de uma interface visual para cada um dos instrumentos. A actividade profissional de composição musical está cada vez mais misturada com a de engenharia de áudio e de produção. A criação de instrumentos digitais através de sampling existe como um recurso imprescindível que combina o detalhe musical estético de uma área e as capacidades e rigor técnico da outra, e através desta criação é possível alcançar resultados sonoros e musicais que de outra forma não seriam possíveis sem sampling, como irei abordar ao longo do relatório.This report serves to showcase the work process in the creation of two digital instruments for professional and educational use in music production, made inside of Native Instruments’ sampler, Kontakt. The creation of these instruments – the woodland pianos – went through three distinct moments: the selection of which instruments to sample; recording sessions whose purpose was the detailed capture of various individual sonic elements of two pianos; the editing of said sonic material and subsequent implementation in Kontakt, as well as the creation of a visual user interface for each of the instruments. The professional field of music composition is ever entwining itself with audio engineering and production. The creation of digital instruments through sampling is, then, an indispensable resource which combines the aestheticoriented musical detail of one field and the technical rigor and abilities of the other, and it is through this creation that one can achieve sonic and musical results that wouldn’t otherwise be attainable without sampling, as I will illustrate throughout this report.Carvalho, José Vasco Gaio Monteiro BarrocoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMonteiro, Filipe João Ramos dos Santos2023-04-17T09:29:58Z2022-09-122022-072022-09-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40847TID:203068378porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:41:47Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40847Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:41:47Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Woodland pianos : criação de instrumentos digitais através de sampling |
title |
Woodland pianos : criação de instrumentos digitais através de sampling |
spellingShingle |
Woodland pianos : criação de instrumentos digitais através de sampling Monteiro, Filipe João Ramos dos Santos Sampling Criação de instrumentos digitais Captação em estúdio Edição de áudio Creation of digital instruments Studio recording Audio editing Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
Woodland pianos : criação de instrumentos digitais através de sampling |
title_full |
Woodland pianos : criação de instrumentos digitais através de sampling |
title_fullStr |
Woodland pianos : criação de instrumentos digitais através de sampling |
title_full_unstemmed |
Woodland pianos : criação de instrumentos digitais através de sampling |
title_sort |
Woodland pianos : criação de instrumentos digitais através de sampling |
author |
Monteiro, Filipe João Ramos dos Santos |
author_facet |
Monteiro, Filipe João Ramos dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, José Vasco Gaio Monteiro Barroco Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Filipe João Ramos dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sampling Criação de instrumentos digitais Captação em estúdio Edição de áudio Creation of digital instruments Studio recording Audio editing Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Sampling Criação de instrumentos digitais Captação em estúdio Edição de áudio Creation of digital instruments Studio recording Audio editing Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
Este relatório irá apresentar o processo de trabalho realizado na criação de dois instrumentos digitais para uso profissional e educativo de produção musical no sistema de sampling da Native Instruments, Kontakt. A criação destes instrumentos – os woodland pianos – as passou por três momentos distintos: selecção de instrumentos a samplar; realização de sessões de captação cujo objectivo foi a captação detalhada de diversos elementos sonoros individuais de dois pianos; edição de material sonoro e subsequente implementação no Kontakt dos ficheiros resultantes, bem como a criação de uma interface visual para cada um dos instrumentos. A actividade profissional de composição musical está cada vez mais misturada com a de engenharia de áudio e de produção. A criação de instrumentos digitais através de sampling existe como um recurso imprescindível que combina o detalhe musical estético de uma área e as capacidades e rigor técnico da outra, e através desta criação é possível alcançar resultados sonoros e musicais que de outra forma não seriam possíveis sem sampling, como irei abordar ao longo do relatório. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-12 2022-07 2022-09-12T00:00:00Z 2023-04-17T09:29:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/40847 TID:203068378 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/40847 |
identifier_str_mv |
TID:203068378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817547082888642560 |