Woodland pianos : criação de instrumentos digitais através de sampling

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Filipe João Ramos dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/40847
Resumo: Este relatório irá apresentar o processo de trabalho realizado na criação de dois instrumentos digitais para uso profissional e educativo de produção musical no sistema de sampling da Native Instruments, Kontakt. A criação destes instrumentos – os woodland pianos – as passou por três momentos distintos: selecção de instrumentos a samplar; realização de sessões de captação cujo objectivo foi a captação detalhada de diversos elementos sonoros individuais de dois pianos; edição de material sonoro e subsequente implementação no Kontakt dos ficheiros resultantes, bem como a criação de uma interface visual para cada um dos instrumentos. A actividade profissional de composição musical está cada vez mais misturada com a de engenharia de áudio e de produção. A criação de instrumentos digitais através de sampling existe como um recurso imprescindível que combina o detalhe musical estético de uma área e as capacidades e rigor técnico da outra, e através desta criação é possível alcançar resultados sonoros e musicais que de outra forma não seriam possíveis sem sampling, como irei abordar ao longo do relatório.
id RCAP_7a9f3d3913422eb8033652e6f32fdd66
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40847
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Woodland pianos : criação de instrumentos digitais através de samplingSamplingCriação de instrumentos digitaisCaptação em estúdioEdição de áudioCreation of digital instrumentsStudio recordingAudio editingDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEste relatório irá apresentar o processo de trabalho realizado na criação de dois instrumentos digitais para uso profissional e educativo de produção musical no sistema de sampling da Native Instruments, Kontakt. A criação destes instrumentos – os woodland pianos – as passou por três momentos distintos: selecção de instrumentos a samplar; realização de sessões de captação cujo objectivo foi a captação detalhada de diversos elementos sonoros individuais de dois pianos; edição de material sonoro e subsequente implementação no Kontakt dos ficheiros resultantes, bem como a criação de uma interface visual para cada um dos instrumentos. A actividade profissional de composição musical está cada vez mais misturada com a de engenharia de áudio e de produção. A criação de instrumentos digitais através de sampling existe como um recurso imprescindível que combina o detalhe musical estético de uma área e as capacidades e rigor técnico da outra, e através desta criação é possível alcançar resultados sonoros e musicais que de outra forma não seriam possíveis sem sampling, como irei abordar ao longo do relatório.This report serves to showcase the work process in the creation of two digital instruments for professional and educational use in music production, made inside of Native Instruments’ sampler, Kontakt. The creation of these instruments – the woodland pianos – went through three distinct moments: the selection of which instruments to sample; recording sessions whose purpose was the detailed capture of various individual sonic elements of two pianos; the editing of said sonic material and subsequent implementation in Kontakt, as well as the creation of a visual user interface for each of the instruments. The professional field of music composition is ever entwining itself with audio engineering and production. The creation of digital instruments through sampling is, then, an indispensable resource which combines the aestheticoriented musical detail of one field and the technical rigor and abilities of the other, and it is through this creation that one can achieve sonic and musical results that wouldn’t otherwise be attainable without sampling, as I will illustrate throughout this report.Carvalho, José Vasco Gaio Monteiro BarrocoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMonteiro, Filipe João Ramos dos Santos2023-04-17T09:29:58Z2022-09-122022-072022-09-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40847TID:203068378porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:41:47Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40847Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:41:47Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Woodland pianos : criação de instrumentos digitais através de sampling
title Woodland pianos : criação de instrumentos digitais através de sampling
spellingShingle Woodland pianos : criação de instrumentos digitais através de sampling
Monteiro, Filipe João Ramos dos Santos
Sampling
Criação de instrumentos digitais
Captação em estúdio
Edição de áudio
Creation of digital instruments
Studio recording
Audio editing
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Woodland pianos : criação de instrumentos digitais através de sampling
title_full Woodland pianos : criação de instrumentos digitais através de sampling
title_fullStr Woodland pianos : criação de instrumentos digitais através de sampling
title_full_unstemmed Woodland pianos : criação de instrumentos digitais através de sampling
title_sort Woodland pianos : criação de instrumentos digitais através de sampling
author Monteiro, Filipe João Ramos dos Santos
author_facet Monteiro, Filipe João Ramos dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, José Vasco Gaio Monteiro Barroco
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Filipe João Ramos dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Sampling
Criação de instrumentos digitais
Captação em estúdio
Edição de áudio
Creation of digital instruments
Studio recording
Audio editing
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Sampling
Criação de instrumentos digitais
Captação em estúdio
Edição de áudio
Creation of digital instruments
Studio recording
Audio editing
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Este relatório irá apresentar o processo de trabalho realizado na criação de dois instrumentos digitais para uso profissional e educativo de produção musical no sistema de sampling da Native Instruments, Kontakt. A criação destes instrumentos – os woodland pianos – as passou por três momentos distintos: selecção de instrumentos a samplar; realização de sessões de captação cujo objectivo foi a captação detalhada de diversos elementos sonoros individuais de dois pianos; edição de material sonoro e subsequente implementação no Kontakt dos ficheiros resultantes, bem como a criação de uma interface visual para cada um dos instrumentos. A actividade profissional de composição musical está cada vez mais misturada com a de engenharia de áudio e de produção. A criação de instrumentos digitais através de sampling existe como um recurso imprescindível que combina o detalhe musical estético de uma área e as capacidades e rigor técnico da outra, e através desta criação é possível alcançar resultados sonoros e musicais que de outra forma não seriam possíveis sem sampling, como irei abordar ao longo do relatório.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-12
2022-07
2022-09-12T00:00:00Z
2023-04-17T09:29:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/40847
TID:203068378
url http://hdl.handle.net/10400.14/40847
identifier_str_mv TID:203068378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817547082888642560