Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jakeline Bandeira de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Bruno Santana da, Figueira Filho, Fernando Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49344
Resumo: As mídias sociais digitais fazem parte do cotidiano de muitas pessoas atualmente. Pelas suas características tecnológicas e por não passarem por um controle tão rígido quanto os meios de comunicação de massa mais tradicionais, as mídias digitais permitem a publicação e o consumo de conteúdos mais diversos por um grupo significativamente maior de produtores, desde os sem formação e experiência até os profissionais bastante experientes. As pesquisas sobre comunicação mediada pelas tecnologias digitais têm abordado uma variedade de temas, onde é possível destacar a análise dos conteúdos e a atuação profissional dos produtores. Pouco se conhece sobre o processo de produção audiovisual para as mídias sociais digitais. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo investigar demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais. Os dados foram coletados por um questionário online, entre maio e agosto de 2021. Eles foram analisados por estatística descritiva e análise de conteúdo. Os 43 participantes relataram uma diversidade de demandas, dentre as quais é possível destacar: realização de cursos específicos relacionados com a produção audiovisual, mais tempo para produzir conteúdo, mais e melhores equipamentos, equipes maiores e melhor capacitadas. Alguns participantes relataram dificuldades na edição do áudio e do vídeo, além de não saberem utilizar os softwares de edição. Trabalhos futuros podem tomar alguma dessas demandas como ponto de partida para uma investigação que busca entendê-la em profundidade, propor intervenções e avaliar seus impactos. Iniciativas multi e interdisciplinares tendem a ser promissoras nesses casos.
id UFRN_aa53441760c4ea78818f76fa3344e50a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49344
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Jakeline Bandeira deSilva, Bruno Santana daFigueira Filho, Fernando Marqueshttps://orcid.org/0000-0002-7689-80002022-09-13T19:15:27Z2022-09-13T19:15:27Z2022OLIVEIRA, J. B.; SILVA, B. S.; FIGUEIRA-FILHO, F. M. Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais. Lumina, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 200–219, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/36989. Acesso em: 13 set. 2022.1981-4070https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49344As mídias sociais digitais fazem parte do cotidiano de muitas pessoas atualmente. Pelas suas características tecnológicas e por não passarem por um controle tão rígido quanto os meios de comunicação de massa mais tradicionais, as mídias digitais permitem a publicação e o consumo de conteúdos mais diversos por um grupo significativamente maior de produtores, desde os sem formação e experiência até os profissionais bastante experientes. As pesquisas sobre comunicação mediada pelas tecnologias digitais têm abordado uma variedade de temas, onde é possível destacar a análise dos conteúdos e a atuação profissional dos produtores. Pouco se conhece sobre o processo de produção audiovisual para as mídias sociais digitais. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo investigar demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais. Os dados foram coletados por um questionário online, entre maio e agosto de 2021. Eles foram analisados por estatística descritiva e análise de conteúdo. Os 43 participantes relataram uma diversidade de demandas, dentre as quais é possível destacar: realização de cursos específicos relacionados com a produção audiovisual, mais tempo para produzir conteúdo, mais e melhores equipamentos, equipes maiores e melhor capacitadas. Alguns participantes relataram dificuldades na edição do áudio e do vídeo, além de não saberem utilizar os softwares de edição. Trabalhos futuros podem tomar alguma dessas demandas como ponto de partida para uma investigação que busca entendê-la em profundidade, propor intervenções e avaliar seus impactos. Iniciativas multi e interdisciplinares tendem a ser promissoras nesses casos.Digital media are part of everyday life for many people today. Due to their technological characteristics and because they do not undergo as rigid control as more traditional mass media, digital media allow publication and consumption of more diverse content by a significantly larger group of producers, from those without training and experience until very experienced professionals. Research on communication mediated by digital technologies has addressed a variety of topics, where it is possible to highlight content analysis and professional performance of producers. Little is known about audiovisual production process for digital media. In this context, this work aimed to investigate the demands of audiovisual content producers for digital media. Data were collected by an online questionnaire, between May and August 2021. They were analyzed by descriptive statistics and content analysis. The 43 participants reported a variety of demands, among which it is possible to highlight: specific courses related to audiovisual production, more time to produce content, more and better equipment, larger and better trained teams. Some participants reported difficulties in editing audio and video, in addition to they do not know how to use editing software. Future work may take some of these demands as a starting point for an investigation that seeks to understand it in depth, propose interventions and assess its impacts. Multi- and interdisciplinary initiatives tend to be promising in these cases.Attribution-NonCommercial 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessYouTubeInstagramEdição de VídeoEdição de ÁudioTrabalho ColaborativoVideo EditingAudio EditingCollaborative WorkDemandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitaisDemands of audiovisual content producers for digital social mediainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINAL36989-Texto do artigo-163049-1-10-20220818.pdf36989-Texto do artigo-163049-1-10-20220818.pdfapplication/pdf874256https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49344/1/36989-Texto%20do%20artigo-163049-1-10-20220818.pdfcb5f1a4191bc5da5be6fd6474a784fb3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49344/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49344/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/493442022-09-13 16:17:32.399oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-09-13T19:17:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Demands of audiovisual content producers for digital social media
title Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais
spellingShingle Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais
Oliveira, Jakeline Bandeira de
YouTube
Instagram
Edição de Vídeo
Edição de Áudio
Trabalho Colaborativo
Video Editing
Audio Editing
Collaborative Work
title_short Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais
title_full Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais
title_fullStr Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais
title_full_unstemmed Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais
title_sort Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais
author Oliveira, Jakeline Bandeira de
author_facet Oliveira, Jakeline Bandeira de
Silva, Bruno Santana da
Figueira Filho, Fernando Marques
author_role author
author2 Silva, Bruno Santana da
Figueira Filho, Fernando Marques
author2_role author
author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7689-8000
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jakeline Bandeira de
Silva, Bruno Santana da
Figueira Filho, Fernando Marques
dc.subject.por.fl_str_mv YouTube
Instagram
Edição de Vídeo
Edição de Áudio
Trabalho Colaborativo
Video Editing
Audio Editing
Collaborative Work
topic YouTube
Instagram
Edição de Vídeo
Edição de Áudio
Trabalho Colaborativo
Video Editing
Audio Editing
Collaborative Work
description As mídias sociais digitais fazem parte do cotidiano de muitas pessoas atualmente. Pelas suas características tecnológicas e por não passarem por um controle tão rígido quanto os meios de comunicação de massa mais tradicionais, as mídias digitais permitem a publicação e o consumo de conteúdos mais diversos por um grupo significativamente maior de produtores, desde os sem formação e experiência até os profissionais bastante experientes. As pesquisas sobre comunicação mediada pelas tecnologias digitais têm abordado uma variedade de temas, onde é possível destacar a análise dos conteúdos e a atuação profissional dos produtores. Pouco se conhece sobre o processo de produção audiovisual para as mídias sociais digitais. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo investigar demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais. Os dados foram coletados por um questionário online, entre maio e agosto de 2021. Eles foram analisados por estatística descritiva e análise de conteúdo. Os 43 participantes relataram uma diversidade de demandas, dentre as quais é possível destacar: realização de cursos específicos relacionados com a produção audiovisual, mais tempo para produzir conteúdo, mais e melhores equipamentos, equipes maiores e melhor capacitadas. Alguns participantes relataram dificuldades na edição do áudio e do vídeo, além de não saberem utilizar os softwares de edição. Trabalhos futuros podem tomar alguma dessas demandas como ponto de partida para uma investigação que busca entendê-la em profundidade, propor intervenções e avaliar seus impactos. Iniciativas multi e interdisciplinares tendem a ser promissoras nesses casos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-13T19:15:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-13T19:15:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, J. B.; SILVA, B. S.; FIGUEIRA-FILHO, F. M. Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais. Lumina, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 200–219, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/36989. Acesso em: 13 set. 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49344
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1981-4070
identifier_str_mv OLIVEIRA, J. B.; SILVA, B. S.; FIGUEIRA-FILHO, F. M. Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais. Lumina, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 200–219, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/36989. Acesso em: 13 set. 2022.
1981-4070
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49344/1/36989-Texto%20do%20artigo-163049-1-10-20220818.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49344/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49344/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cb5f1a4191bc5da5be6fd6474a784fb3
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832850579488768