O Teatro do Oprimido como potência para a sustentabilidade ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/131006 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo analisar as possíveis contribuições do método do Teatro do Oprimido para a sustentabilidade ambiental. A metodologia do Teatro do Oprimido é composta por um conjunto de exercícios, jogos e técnicas, criados pelo teatrólogo brasileiro, Augusto Boal, na década de 70, que intencionam entre outras coisas a construção de novas mentalidades nos sujeitos. Neste trabalho, investigamos essa metodologia e suas potencialidades educativas e concluímos que ela pode ser de grande interesse para a sustentabilidade, visto que possui ferramentas pedagógicas que podem ser utilizadas para a educação ambiental dos indivíduos. |
id |
RCAP_7aa625e60356aeddd071f77855ced255 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/131006 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Teatro do Oprimido como potência para a sustentabilidade ambientalTeatroArtes CénicasEcologiaSustentabilidadeCrise ambientalTeatro do oprimidoEducação ambientalSustentabilidadeTheaterEnvironmental crisisTheater of the oppressedEnvironmental educationSustainabilityDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEsta dissertação tem como objetivo analisar as possíveis contribuições do método do Teatro do Oprimido para a sustentabilidade ambiental. A metodologia do Teatro do Oprimido é composta por um conjunto de exercícios, jogos e técnicas, criados pelo teatrólogo brasileiro, Augusto Boal, na década de 70, que intencionam entre outras coisas a construção de novas mentalidades nos sujeitos. Neste trabalho, investigamos essa metodologia e suas potencialidades educativas e concluímos que ela pode ser de grande interesse para a sustentabilidade, visto que possui ferramentas pedagógicas que podem ser utilizadas para a educação ambiental dos indivíduos.This dissertation aims to analyze the possible contributions of the Theater of the Oppressed method to environmental sustainability. The methodology of the Theater of the Oppressed is composed of a set of exercises, games and techniques, created by the Brazilian theater artist, Augusto Boal, in the 70's, which intend among other things to build new mentalities in the subjects. In this work, we investigate this methodology and its educational potentialities and conclude that it can be of great interest for sustainability, since it has pedagogical tools that can be used for the environmental education of individuals.Miguel, João GarciaRUNVieira, Ronivan de Sousa2022-01-17T17:33:02Z2021-04-192021-01-252021-04-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/131006TID:202721183porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:09:32Zoai:run.unl.pt:10362/131006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:46:56.830284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Teatro do Oprimido como potência para a sustentabilidade ambiental |
title |
O Teatro do Oprimido como potência para a sustentabilidade ambiental |
spellingShingle |
O Teatro do Oprimido como potência para a sustentabilidade ambiental Vieira, Ronivan de Sousa Teatro Artes Cénicas Ecologia Sustentabilidade Crise ambiental Teatro do oprimido Educação ambiental Sustentabilidade Theater Environmental crisis Theater of the oppressed Environmental education Sustainability Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
O Teatro do Oprimido como potência para a sustentabilidade ambiental |
title_full |
O Teatro do Oprimido como potência para a sustentabilidade ambiental |
title_fullStr |
O Teatro do Oprimido como potência para a sustentabilidade ambiental |
title_full_unstemmed |
O Teatro do Oprimido como potência para a sustentabilidade ambiental |
title_sort |
O Teatro do Oprimido como potência para a sustentabilidade ambiental |
author |
Vieira, Ronivan de Sousa |
author_facet |
Vieira, Ronivan de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miguel, João Garcia RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Ronivan de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Artes Cénicas Ecologia Sustentabilidade Crise ambiental Teatro do oprimido Educação ambiental Sustentabilidade Theater Environmental crisis Theater of the oppressed Environmental education Sustainability Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Teatro Artes Cénicas Ecologia Sustentabilidade Crise ambiental Teatro do oprimido Educação ambiental Sustentabilidade Theater Environmental crisis Theater of the oppressed Environmental education Sustainability Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Esta dissertação tem como objetivo analisar as possíveis contribuições do método do Teatro do Oprimido para a sustentabilidade ambiental. A metodologia do Teatro do Oprimido é composta por um conjunto de exercícios, jogos e técnicas, criados pelo teatrólogo brasileiro, Augusto Boal, na década de 70, que intencionam entre outras coisas a construção de novas mentalidades nos sujeitos. Neste trabalho, investigamos essa metodologia e suas potencialidades educativas e concluímos que ela pode ser de grande interesse para a sustentabilidade, visto que possui ferramentas pedagógicas que podem ser utilizadas para a educação ambiental dos indivíduos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-19 2021-01-25 2021-04-19T00:00:00Z 2022-01-17T17:33:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/131006 TID:202721183 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/131006 |
identifier_str_mv |
TID:202721183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138072513740800 |